Os melhores plugins para WordPress

Confira uma super lista com os plugins Wordpress que irão turbinar seu site. SEO, aumento de performance, compartilhamento em redes sociais e muito mais. Leve seu site para o próximo nível!

Os melhores plugins para WordPress você vai encontrar nesta super seleção que fizemos logo abaixo. Nela estão listados desde plugins para SEO até plugins para aumentar a performance de sua página. Cada um foi amplamente testado e utilizado no próprio site do Mochileiro Digital.

Pretendemos manter esta listagem sempre atualizada e contamos com sua participação. Compartilhe nos comentários suas dicas, descobertas e sugestões, ajudando outros visitantes a conhecer os melhores plugins WordPress.

Plugin para SEO (Otimização para Mecanismos de Buscas)

Se você quer que seu site apareça bem colocado nos mecanismos de buscas (como Google, Yahoo e Bing), o plugin WordPress SEO da Yoast é obrigatório! Sem dúvida as funcionalidades que ele traz ao WordPress são fascinantes. Redirecionamento 301, Títulos Otimizados, geração automática de Sitemap XML, Meta Description e Análise Onpage são alguns dos muitos recursos desta ferramenta. Se corretamente configurada, seu tempo realizando o trabalho de otimização onpage vai ser drasticamente reduzido.

Plugin para aumentar a Velocidade de carregamento

Outra dica excelente é a utilização do Plugin W3 Total Cache. Com ele o tempo de carregamento de seu site vai ser drasticamente diminuido e os visitantes terão uma experiência bem mais agradável. Vale lembrar que o tempo de carregamento influencia na maneira em como o Google vê suas páginas. Dentre as inúmeras funcionalidades do plugin podemos destacar: cache de browser, cache de página, cache de base de dados, compressão de html e css, CDN e etc. Essa variedade de opções pode deixar um pouco perdido aqueles que estão inciando em web, entretanto, encorajo você a experimentar o uso desta ferramenta.

Plugin de Posts Relacionados

Tudo que você quer quando alguém chega ao seu site, é que ele continue por lá e navegue por diversos conteúdos. Isso pode ser realizado com a utilização do plugin nrelated. Este plugin gera de maneira automática uma lista de posts (com thumbnails) que tenham alguma relação com o conteúdo que o visitante está lendo. E o melhor de tudo é que o nrelated, diferente de outras ferramentas de posts relacionados, te dá a opção de criar esta lista utilizando HTML e não Javascript (que é péssimo para o Google).

Para finalizar vale ressaltar que o nrelated vem com diversas opções de estilo para os thumbnails, além de possibilitar a criação de estilos (css) personalizados.

Plugin para redirecionamento 301

Sabe aquela página que você criou um tempo atrás e que agora precisa mudar de categoria? Nessa hora é normal se perguntar: “Como ficam os links que enviam visitantes para essa página?”. Uma ótima solução é utilizar o plugin Redirection. Com ele é possível realizar direcionamentos de links antigos sem nenhum conhecimento técnico (como htaccess). Apesar de termos tal funcionalidade no WordPress SEO, dependendo da quantidade de redirecionamentos, pode valer mais a pena testar essa segunda opção.

Plugin inserir para Botões de Twitter, Facebook e Plusone nos posts

Apesar de existirem várias opções deste tipo de botões e a própria implementação manual de cada um deles ser relativamente simples, resolvi indicar aqui uma solução nacional muito boa chamada Social Fblog criada pelo Marcos Lemos do site Ferramentas Blog. Trata-se de um menu flutuante que acompanha a rolagem da página, tornando muito mais fácil e “convidativo” o compartilhamento do post nas redes sociais. Uma ótima inciativa de alguém que faz muito bela blogosfera no Brasil.

Plugin para Podcast

Quando decidimos começar o podcast do Mochileiro Digital, o MochileiroCast, testamos várias opções de plugins. Dentre as opções disponíveis, a que mais nos agradou foi o podPress. Dentre os principais fatores que nos fizeram optar por ela está o fato de que era a única que permitia colocar o player na chamada do post, enquanto as concorrentes só o fazem na página completa do artigo. Sinceramente, é uma ferramenta que poderia ser tratada com mais cuidado, mas dentre as opções ainda é a melhor.

Plugin para Formulário de Contato

Indiscutivelmente, a melhor opção quando o assunto é formulário é o Contact Form 7! Com ele é possível gerenciar vários formulários, assim como utilizar recursos como Captcha. Mesmo quem não possui muitos conhecimentos em HTML vai conseguir utilizá-lo sem problemas.

Plugin para inserção de códigos (programação) no post

O WP SyntaxHighlighter é uma opção fantástica para aqueles blogs que possuem tutoriais que exibem trechos de código. Com ele você formata seu código sem causar problemas para a programação do site. Outra vantagem está no fato de que ele possui diferentes formatações visuais para cada linguagem de programação.

Plugin para criação de links internos

Se você gosta de SEO deve saber que uma boa “linkagem” interna pode contribuir bastante para o ranqueamento de seus posts. Ela também ajuda o usuário a descobrir novos conteúdos diminuindo assim a chamada “Taxa de Rejeição” que é uma das métricas do Google Analytics.

Uma opção para ajudá-lo a identificar dentros de cada post, keywords relacionadas aos demais textos do site, é a SEO Smart Links. Dentre as opções da ferramenta está a possibilidade de se criar links com no-follow, abrir links em uma nova página, criar listas customizadas de keywords e etc.

Vale lembrar entretanto, que a criação de links manuais, feitos dentro de um contexto são muito mais importantes e não devem ser ignorados. Não é bom deixar tudo na mão do plugin.

Plugin para Backup de Arquivos e Banco de Dados do WordPress

O plugin BackUpWordpress é uma excelente ferramenta para realizar backups de seu site WordPress. Um dos recursos que chamam a atenção é o de backup agendado. É possível programar backups diários, assim como definir quantos deles serão armazenados. Também existe a possibilidade de enviar o último backup por email. Vale a pena conferir!

Conclusão

Bem galera, espero que este post tenha ajudado vocês a descobrir novas opções para expandir as funcionalidades do seu site em WordPress. Fique à vontade para deixar perguntas e também para compartilhar conosco outros plugins que você acha que poderiam estar nesta lista. Vamos tentar mantê-la sempre atualizada conforme novidades forem surgindo!

7 Comentários

Deixe uma Resposta

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

© 2014 Mochileiro Digital.

Compartilhe: