Naughty Dog não atualizará sua engine para o PS4

Ainda não foi anunciada uma versão de Uncharted para o PS4

De acordo com a Naughty Dog, desenvolvedora responsável por uma das maiores franquias exclusivas da Sony, a série Uncharted, anunciou que não irá atualizar a sua engine para o PS4. Esse anúncio causou uma série “revolta”, ou pelo menos muita discussão entre os fãs da empresa.

Durante o processo de desenvolvimento, alguns membros da equipe informaram que o PS3 estava no limite de processamento com a engine desenvolvida no segundo jogo da série, Uncharted 2. E para quem já jogou os dois últimos jogos da série, principalmente o Uncharted 3, sabe do que estou falando. A desenvolvedora recebeu inclusive vários prêmios por criar uma verdadeira obra de arte, misturando inclusive tecnologia de captura de movimentos no melhor estilo “hollywoodiano”, com um roteiro e jogabilidade quase que perfeitas.

naughty dog franquias

Principais franquias desenvolvidas pela Naughty Dog

A primeira engine criada a partir do PS2 para o PS3 demonstrou já a capacidade da desenvolvedora em se adaptar e de criar verdadeiros ambientes virtuais. Essa primeira engine foi adaptada e utilizada para o desenvolvimento do primeiro título do Uncharted e foi modificada, praticamente desenvolvida “do zero”, para o segundo título, e adaptada para o terceiro. Essa mesma versão foi utilizada também no game The Last of Us, também da Naughty Dog, o que tornou o jogo um dos melhores já deste ano.

O que vem causando algumas dúvidas ou preocupações são questões de como a engine irá se comportar no PS4. No PS3, ela se encarregava de fazer um upscaling da imagem para 1080p (ou Full HD), já que o console não conseguia lidar muito bem com jogos desenvolvidos nessa resolução. Isso já não seria um problema no PS4, até porque ele vem com uma CPU e GPU melhores e com 16 vezes mais memória do que o antecessor.

Que a engine mais atual da Naughty Dog está à frente do eu tempo não é novidade, mas será que isso pode ser um limitador para o próximo Uncharted? Ainda não há um anúncio formal, ou mesmo rumores de um próximo jogo, mas sendo da própria Sony, não é de se estranhar que a Naughty Dog produza um Uncharted 4, ou ainda um The Last of US 2 para o novo console.

Na minha opinião, talvez essa engine aguente por uns dois ou três anos, mas depois disso, a Naughty Dog terá que voltar para a prancheta e aproveitar as novas ferramentas e recursos que o PS4 irá disponibilizar.

E você, acha que a Naughty Dog estava fazendo a coisa certa?

2 Comentários

  1. Eduardo

    Eu acompanho essa empresa desde os games do Crash e ela sempre fez um bom trabalho na minha modesta opinião .
    Se ela não falhou até agora ,depois de tantos games ,com certeza não falhará na próxima geração,pode apostar !
    Quando se trabalha num terreno que vc já conhece… é sucesso !

    Responder

Deixe uma Resposta

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

© 2017 Mochileiro Digital.

Compartilhe: