Fifa e PES preparam novo duelo

É hora de nos preparamos para mais um duelo entre as duas grandes franquias dos jogos de futebol. Fifa e Pro Evolution Soccer apresentam suas armas para 2013. Quem leva?

Esta semana, a Eletronic Arts Sports divulgou o primeiro trailer mais completo do seu maior sucesso esportivo. Fifa 13 está em fase de conclusão e pronto para chegar ao mercado para tentar manter sua hegemonia diante do eterno rival Pro Evolution Soccer.

O PES, aliás, saiu na frente ao menos na preparação e divulgação dos teasers que dão as primeiras impressões aos jogadores. A demo do jogo já está disponível há algumas semanas e, portanto, se você tem acesso ao mundo online no Xbox ou PS3, corra para baixá-lo.

Ao que parece, analisando o que foi lançado até aqui, existe sim uma evolução na série da Konami. Pro Evolution 2013 mostra um pouco mais de aproximação com o Fifa ao inserir melhores dribles e também a opção de passar e controlar a bola manualmente. Pressionando um botão, uma seta aparece diante do jogador e aí basta decidir a força do passe, chute ou cruzamento para executar a jogada.

A Copa Libertadores, grande trunfo do PES recentemente, está de volta com os representantes brasileiros da última edição fielmente retratados. Fluminense, Corinthians, Internacional, Flamengo e Santos estão presentes. Falando no Peixe, a Konami deu atenção ao clube praiano, modelando perfeitamente Neymar e Ganso e replicando a Vila Belmiro como estádio in-game.

A narração ainda segue por conta da engraçada dupla Silvio Luiz e Mauro Beting.

Time que está ganhando

Voltando para o mundo Fifa, a edição 2013 parece ter se preocupado em ajeitar apenas alguns detalhes que falharam na edição 12. Ao que parece, o sistema gráfico/visual se mantém e a EA Sports decidiu trabalhar mais a inteligência artificial dos jogadores para trazer uma experiência ainda mais realista.

Os atacantes ficam mais espertos para buscar um posicionamento melhor, evitando impedimentos e criando possibilidades para passe. Ao mesmo tempo, a defesa pode pressionar mais e criar as chamadas “linhas-burra”.

Um ponto positivo é a correção dos bugs de colisão. Vimos diversos vídeos mostrando situações bizarras entre jogadores, fato que não deve mais acontecer com a evolução deste quesito no Fifa 13. Uma firula que foi adicionada ao jogo é o aperfeiçoamento das cobranças de falta. Agora é possível criar mais jogadas ensaiadas, colocando até três homens na bola para confundir o goleiro.

O ponto de interrogação fica para a narração brasileira feita por Tiago Leifert, com comentários de Caio Ribeiro. O game ainda terá um modo de habilidades, como visto no trailer abaixo:

Conclusão

Antes de vermos os dois jogos completos no mercado, fica difícil responder qual é o melhor este ano. É fato que o PES evoluiu, mas é fato também que o Fifa, com sua posição de liderança confortável, tem a vantagem da confiança do gamer.

O grande problema aí é não ter essa resposta antes de investir seu suado dinheirinho na escolha de um deles.

E você, vai de qual jogo este ano?

4 Comentários

  1. Rodolfo

    Olá sou novo
    No site! Gostaria de parabenizar vc e bem claro! E conciso!
    Gostaria de saber sua opinião a respeito , quero comprar uma tv bem grande 60 ou 65 porém pretendo gastar até 8500 ! Nao acho justo 14000 na sony hx 925!!!
    Tenho preferencia pela led pois o local Nao e totalmente escuro e pelo
    Consumo de energia, quais seria suas opções. Eu pesquisei essas se tiver outras:
    Sony nx 60″725 – samsung 60″-65″ d7000 e d8000- lg lm6200 65″ e a plasma pen touch de 60″ o que vc acha? Tenho um pé atras com a sharp?
    Valeu abraco

    Responder
  2. Henrique

    Pessoal, gostaria de levantar uma questão!
    Por que jogadores auto-entitulados eximios perdem para jogadores aparentemente amadores? No Fifa 2007, ps2.

    Responder

Deixe uma Resposta

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

© 2017 Mochileiro Digital.

Compartilhe: