Vírus para Skype já atingiu 300 mil usuários

A praga virtual é propagada pelo Gtalk.

Mochileiros, cuidado! Uma nova praga virtual, ou um vírus para Skype,  se espalhou pela web e já fez 300 mil vítimas, sendo que 80 mil só aqui na América Latina. Quem apurou esses números foi a empresa de segurança virtual ESET, criadora do antivírus NOD 32.

As primeiras informações indicam que o vírus para Skype é do tipo “worm” e foi identificado com o codinome: Win32\Kryptik.BBKB, possuindo uma capacidade de disseminação muito grande e muito veloz, bem superior à média para esse tipo de praga virtual.

virus para skype links encurtados

O worm se espalha através de textos encurtados que, pasmem, são propagados através do Gtalk; é isso mesmo! A ferramenta do Google propaga endereços encurtados, como por exemplo goo.gl. Outros serviços vinculados a esse tipo de endereço são os de armazenamento de arquivos, como o 4shared. O Gtalk propaga e o vírus ataca o Skype.

A ESET conseguiu identificar o worm, mas não conseguiu identificar a gravidade e o tamanho do estrago que ele causa. a recomendação é que quem utiliza o GTalk evite encurtar os textos ao enviar suas mensagens.

Segundo Sebastián Bortnik, que é o gerente de educação e serviços da ESET na América Latina: “Temos motivos para pensar que são novas versões de uma ameaça que começou a circular em março deste ano e também estamos confirmando que novas variantes se propagam pelo Gtalk, o chat do Google. Não é normal ver ameaças que se propaguem na velocidade desse Worm”.

Mochileiros fiquem alerta, pois como foi dito a velocidade de propagação do worm é incrível! Muito cuidado ao clicar em links enviados através de comunicadores instantâneos, atualizem seu antivírus e não cliquem em tudo que vocês virem pela frente.

Deixe uma Resposta

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

© 2017 Mochileiro Digital.

Compartilhe: