Saiba o que há de novo no Firefox 6.0

Acaba de ser lançada a nova versão do Firefox com menos de 2 meses desde a última atualização. Como já era de se esperar as mudanças não são drásticas, mas seguindo a nova política da Mozilla, devem passar a ser mais frequentes. Veja o que há de novo no Firefox 6.0.

Por mais incrível que pareça, com menos de 2 meses de idade o Firefox 5 já foi substituído! A versão 6.0 traz algumas melhorias e correções de bugs, mas a lista de novas funcionalidades é relativamente pequena. Confira abaixo as novidades!

Mais rapidez

A Mozilla alega que o seu novo browser é 20% mais rápido que o antecessor (Firefox 5). Não que a versão 5 não fosse rápida, mas em um mundo onde as páginas são mais escaneadas que lidas, qualquer tipo de ganho em performance é bem vindo.

No Firefox 6.0 também houve um ganho no tempo de inicialização e uma redução significativa no uso de memória.

Controle de Permissão por Website

Os browsers em geral permitem que os usuários controlem permissões referentes a cookies, Javascript, janelas de pop-up, armazenamento de senhas e etc, de duas formas: global ou página-a-página. Já o novo controle de permissões do Firefox 6.0 permite que essas permissões sejam concedidas tendo como referência o site que se visita. Desta maneira, as regras aplicadas a um determinado domínio são estendidas a todas as páginas presentes nele.

Este recurso ainda é experimental, mas pode ser acessado digitando “about:permissions” na barra de endereço.

JavaScript Scratchpad

O Scratchpad nada mais é que um editor Javascript integrado ao navegador. Ideal para aqueles que estão acostumados a usar console do Firebug, ele traz a vantagem de salvar snippets de código para usar mais tarde.

O Scratchpad também possibilita que o usuário o movimente na tela e o encaixe em qualquer lugar dentro do navegador.

Maior compatibilidade com HTML5, CSS3

Confira alguns dos novos recursos de HTML5 suportados:

  • Usar a tag progress, para criar barras de carregamento. Utilizando o pseudo-elemento ::-moz-progress-bar será possível alterar as cores da barra.
  • Uma nova propriedade chamada -moz-orient permite alterar a orientação de alguns elementos, como por exemplo, definir se a barra de carregamento será vertical ou horizontal.
  • O element track agora é suportado, o que possibilitará aplicar tracks de texto a audio e vídeo nativos.
  • As bordas arredondadas do CSS3 podem agora ser utilizadas em iframes.
  • Estilos de texto como sublinhado, riscado, etc, agora podem ser aplicados em CSS utilizando: -moz-text-decoration-lines (none, underline, overline, line-through), -moz-text-decoration-style (inherit, solid, double, dotted, dashed, wavy) e -moz-text-decoration-color.
  • A nova propriedade -moz-hyphens permite o controle da hifenização entre palavras (none, manual e auto).

Conclusão

Seguindo a nova política da Mozilla de lançar atualizações menores e mais frequentes, vemos melhorias no Firefox 6.0, mas não espere nada de tão surpreendente. Podemos dizer que a versão 6 é mais do mesmo (e felizmente o mesmo já é muito bom)!

Antes de baixar a nova atualização vale a pena conferir se as extensões que você utiliza são compatíveis com o novo navegador. Para fazer o download basta visitar a página oficial do Firefox no Brasil.

3 Comentários

  1. Caio Michel

    Infelizmente estou tendo alguns erros com essa versão do firefox a 5.0 em minha opnião estava melhor.
    Alguns sites nao carrega completamente.

    Responder
    • Ubiratan Cunha

      Eu ainda não tive problemas, mas sei de vários amigos que relataram terem crash nesta versão. Vamos torcer que esses problemas sejam resolvidos na próxima atualização.

      Responder

Deixe uma Resposta

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

© 2017 Mochileiro Digital.

Compartilhe: