O que é SEO? Como isso afeta meu site?

Em um mundo onde empresas e profissionais desejam que seus sites tenham sucesso na internet, conhecer SEO é algo fundamental. Mas o que é SEO e o que ele pode fazer por meu site? Saiba lendo este post.

O que é SEO? O termo SEO ou Search Engine Optimization (“otimização para mecanismos de busca”) refere-se aos métodos e técnicas empregadas para melhorar o posicionamento de um site dentro dos mecanismos de busca (como Google, Bing e Yahoo).

Quando um usuário realiza uma pesquisa no Google por um determinado termo, como por exemplo “seo”, são listados diversos sites que possuem artigos relacionados ao assunto. Você já se perguntou o que faz com que o Google coloque um website na primeira posição enquanto outro fica na décima? Quais os critérios utilizados para montar essa listagem? É importante estar nas primeiras posições desta lista?

Um estudo revelou que mais de 90% de todo o tráfego que os sites brasileiros recebem tem origem no Google, ou seja, o seu posicionamento nesta listagem pode refletir diretamente no seu sucesso ou fracasso na web. Mas antes de avançar mais vamos entender um pouco sobre como os resultados de uma pesquisa são exibidos.

resultados de busca

Conforme mostrado acima, os resultados de pesquisa são divididos em 2 partes: resultados em fundo amarelo e na barra lateral, também conhecidos como anúncios pagos (ou seja esses sites pagaram para aparecer nesses locais) e os resultados em fundo branco, também conhecidos como resultados orgânicos ou naturais (aquele em que a posição é definida pelo Google).

Os profssionais de SEO sabem que em média 30% das pessoas clicam em resultados patrocinados (fundo amarelo), enquanto 70% clicam nos resultados orgânicos. Outro dado interessante é que destes 70%, por volta de 30% acessam o site que ocupa a primeira posição orgânica.

Fazendo um raciocínio rápido chegamos à conclusão que, se uma determinada palavra gera 200.000 buscas por mês e seu site ocupa a primeira posição da busca orgânica para esta palavra, ele receberá algo em torno de 42.000 visitas / mês. Já está convencido que vale a pena fazer otimização?

Ok, mas efetivamente, em que frentes o SEO trabalha para melhorar meu posicionamento? Que bom que você perguntou! A resposta é simples. Ele atua em duas frentes: dentro do site (ação conhecida como onpage) e fora do site (realizando ações de link building).

Fatores Onpage

  • Otimização dos títulos das páginas e posts.
  • Criação ou melhoria das Meta Descriptions (aquele texto que aparece logo abaixo do seu link nos resultados de busca).
  • Melhoria dos links internos (ou seja a navegação e “linkagem” entre os artigos).
  • Otimização de imagens.
  • Melhorias nos textos.
  • Criação de URL’s amigáveis (URL’s que não utilizam diversos parâmetros e sim palavras que humanos também podem entender).
  • etc.

Link Building

  • Conseguir mais links em outros sites.
  • Conseguir links de qualidade.
  • Conseguir links com textos âncoras (texto utilizado como link) relacionados às palavras em que quero estar bem posicionado.
  • etc.

É só isso? Não, existe mais, entretanto estes são os pontos principais abordados em SEO. Se quiser saber mais sobre como melhorar seu site em fatores onpage agora mesmo, dê uma olhada no artigo Princípios de SEO que todo webdesigner precisa saber.

Um projeto de SEO leva quanto tempo para surtir efeito?

O trabalho de SEO leva tempo, e as boas empresas que atuam com este tipo de consultoria dificilmente fecham contratos com prazo inferior a seis meses ou mesmo um ano. Dica importante para se lembrar caso esteja buscando profissionais ou empresas para lhe prestar esse tipo de serviço.

Se fizer SEO, estarei nas primeiras posições do Google?

A reposta mais correta seria: não sei, talvez. É impossível dar esse tipo de garantia em qualquer projeto de SEO. Se alguém disser que lhe garante a primeira posição, saiba que não se trata de uma empresa ou profissional sério.

A única garantia em SEO está na melhora substancial da visitação ao seu site. Em alguns termos ou keywords, como o pessoal da área costuma falar, você poderá alcançar a primeira posição. Já em keywords mais competitivas, talvez você não fique em primeiro mas melhore significativamente seu posicionamento, o que também lhe trará mais visitantes.

A idéia é realizar uma melhora em termos gerais e não específicos.

Conclusão

Vale a pena fazer SEO? Vale sim! E para fundamentar minha opinião, gostaria de compartilhar uma experiência pessoal. O site do Mochileiro Digital, em menos de 2 meses de trabalhos de SEO obteve um crescimento de 400% em suas visitas diárias. E os números continuam a subir diariamente.

Espero ter te convencido a buscar mais informações sobre o assunto e respondido de maneira satisfatória sobre o que é SEO. E caso ainda tenha dúvidas ou perguntas, fique à vontade para deixá-las nos comentários que terei o maior prazer em responder. Ah, e se gostou deste artigo, curta a página do Mochileiro Digital no Facebook e siga-nos no Twitter. Um forte abraço e até a próxima.

4 Comentários

  1. Natanael

    Eu já tenho um profissional trabalhando em meu site custo baixo, porém tenho duvidas enquanto a eficacia das mudanças até por ser alguém da minha família, qual a vantagem de eu ter dois site e dois profissionais trabalhando simultaneamente para comparar o desempenho?

    Responder
    • Ubiratan Cunha

      Olá Natanael,

      Não é necessário ter 2 sites para fazer uma comparação. Com um bom conhecimento do Google Analytics é possível medir cada implementação de SEO e saber sua eficácia. Outro ponto importante a considerar diz respeito ao segmento de atuação de seu site. Cada nicho possui seus desafios e características e nunca um trabalho de SEO vai ser igual a outro. Sites de e-commerce, por exemplo, costumam ser mais desafiadores, enquanto que empresas que vendem “tubulações” por exemplo, tendem a ter uma menor concorrência e portanto apresentam resultados com menos esforços.

      Por fim, vale lembrar 2 aspectos importantes em SEO:
      1- Busque profissionais capacitados e com cases comprovados de sucesso. Hoje existe muita gente que diz fazer SEO, mas que na verdade nao entende nem o básco sobre o assunto. Não que este seja o caso de seu contratado.
      2- O trabalho de SEO precisa de tempo. Na empresa onde trabalho difícilmente pegamos projetos com prazos infeiores a seis meses ou um ano. Por isso, invista e tenha paciência, pois se os profissionais forem capacitados, os resultados certamente virão.

      Responder

Deixe uma Resposta

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

© 2017 Mochileiro Digital.

Compartilhe: