Conheça as novidades do WordPress 3.3

Se você é usuário do Wordpress, fique por dentro dos novos recursos que serão adicionados à versão 3.3 da ferramenta! Menus flutuantes, tooltips, novo uploader de mídia, nova barra de administração e muito mais.

Confira abaixo as novidades do WordPress 3.3. Saiba o que esperar e quais recursos serão adicionados à ferramenta.

Menus Flutuantes

Ao recolher o menu do WordPress (versão onde somente os ícones são visíveis), cada ítem de sub-menu era exibido em um painel flutuante. Na versão 3.3 esses painéis passam a ser o padrão, independente do menu estar recolhido ou totalmente expandido.

Menu Flutuante

Nova Barra de Administração

A Barra de Administração também está renovada. Seus ítens foram rearranjados, tornando mais fácil de encontrar o que se procura. Assim como a barra lateral, ela também exibe os ítens de sub-menu (em drop-down) apenas passando o mouse, eliminando o clique.

Algumas novas opções foram adicionadas ao menu, sendo a mais aparente, o logo do WordPress à esquerda. Ao passar o mouse sobre ele, são exibidos, dentre outras coisas, links para o Codex e o Fórum de Suporte do WordPress.

Importante: Nesta nova verão foi removida a opção de desabilitar a Barra de Administração. Anteriormente era possível escondê-la desmarcando a opção no seu Perfil de Usuário.

Nova Barra de Administração

Novo Uploader de Mídia

Um dos novos recursos que certamente chamará a atenção é o novo Uploader de Mídia. Agora será possível “arrastar” ítens do seu desktop e “soltá-los” dentro da área de upload.

Outro aspecto importante foi que o time de desenvolvimento decidiu combinar os diversos botões de mídia em apenas um. Isto não só torna o aspecto visual mais clean como evita confusões (principalmente para os iniciantes).

Por fim, vale ressaltar que o novo uploader possui suporte a HTML 5 e silverlight

Novo Uploader de Mídia

Tooltips para novos recursos

Sempre que houver um novo recurso adicionado ao WordPress, isso será comunicado ao usuário através de Tooltips. Algo útil principalmente para os novatos.

Tooltips para novos recursos

Painel Administrativo com layout responsivo

A nova área administrativa do WordPress foi desenvolvida com layout responsivo, ou seja, ela se adaptará a diferentes resoluções. Aqueles que a acessarem via tablet ou smartphone verão versões específicas para os tamanhos de tela de seus dispositivos.

Links Permanentes e Performance

Até a versão 3.2.1, a estrutura de links permanentes do WordPress causava sérios problemas de performance, principalmente à sites com grande quantidade de páginas.

Nesta nova versão, felizmente, isso foi corrigido e o time de desenvolvimento decidiu adicionar a opção Post name (nome do post) como uma das sugestões de formatação dos links.

Nova estrutura de permalinks

Por fim, vale lembrar que até que esteja disponível a versão estável do WordPress 3.3, não é recomendável utiliza-la em sites que estejam no ar.

Confira um vídeo sobre a nova versão

Se você gostou deste post, não esqueça de compartilhar com seus amigos!

2 Comentários

  1. Felipe Trombini

    Bacana, eles estão com tudo.
    O mais relevante foi o Post Name. Apesar que o pessoal(nerd) já nem utilizava os padrões; mas isso mostra que os programadores oficiais estão de olho na repercussão.

    Vale lembrar também que o ideal é esperar antes de sair correndo para se atualizar. Na boa, se o seu template e plugins funcionam em uma versão anterior, então mantenha por mais um tempo.

    Eu prefiro mudar a versão do wordpress junto de uma atualização do template e com plugins mais recentes.

    Abraços…

    Responder

Deixe uma Resposta

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

© 2017 Mochileiro Digital.

Compartilhe: