Mozilla e Samsung anunciam navegador Servo

O navegador deve ser lançado oficialmente no final deste ano ou no início de 2014.

Mozilla e Samsung planejam a reinvenção dos navegadores móveis

A Fundação Mozilla, em parceria com a Samsung, estão planejando reinventar o modo como os navegadores de web para dispositivos móveis são desenvolvidos. O objetivo das duas empresas é construir um novo tipo de navegador exclusivo para dispositivos móveis, e que por enquanto ganhou o nome de “batismo” de Servo.

servo navegadorEm comunicado oficial, a Fundação Mozilla afirma que tirará toda a vantagem que puder das novas arquiteturas da computação deixando de lado suas velhas suposições sobre como num navegador deve funcionar. O Servo terá por objetivo utilizar as funcionalidades disponíveis nos processadores ARM atuais, visto que a capacidade de processamento destes melhorou muito nos últimos dois anos. Portanto, utilizar esses recursos de paralelismo no processamento de informações e uma abordagem mais segura para melhor e enriquecer a navegação em dispositivos móveis serão o foco das duas empresas para este ano e o próximo.

As duas empreses não querem fazer frente a nenhum navegador, mas sim remodelar o jeito que eles são feitos. Pode-se imaginar que o alvo da vez seja o WebKit, a mesma estrutura usada por Google e Apple na criação do Chrome e Safari. Não deixe de ler no Mochileiro uma matéria onde nós contamos como o Google despachou o WebKit e planeja “criar” seu próprio motor para o Chrome.

servo rust linguagemAs coisas não param por aí: Samsung e Mozilla já vem trabalhando juntas no desenvolvimento de uma linguagem de programação nova, o Rust, e adivinhem: essa mesma linguagem será usada na criação do novo navegador!

Já está disponível para download uma versão para desenvolvedores especialistas em Android, tanto do compilador da linguem Rust como do código base do Servo.

WebKit? Sei lá, isso está me cheirando a falta de segurança e muitos vírus, em contradição ao que o Firefox é hoje, uma vez que ele é o navegador mais seguro atualmente. Bom vai saber o que eles estão planejando.

Deixe uma Resposta

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

© 2017 Mochileiro Digital.

Compartilhe: