Mover seu site em wordpress de localhost para hospedagem online

Depois de montar seu site no endereço de testes (localhost), é hora de levar seu site para a hospedagem online. O que parece ser algo simples, pode se tornar uma tremenda dor de cabeça. Mas não se preocupe, pois neste tutorial vamos mostrar passo-a-passo como fazer essa migração com sucesso.

Olá galera! Depois de instalar seu site WordPress localhost e fazer todas as modificações, ajustes e customizações, chega a hora de colocá-lo online. Neste tutorial você vai aprender a mover seu site de localhost para a hospedagem online. Vamos mostrar como fazer isso sem dor de cabeça e sem perder dados no meio do caminho. Siga o nosso passo-a-passo:

1. Fazer um backup da base de dados

A primeira coisa a que devemos realizar é um backup do nosso banco de dados. Se você utiliza o WampServer, não tem segredo. Após inicializar o serviços do aplicativo, clique no ícone que aparece na no canto inferior da tela (próximo ao relógio) e selecione a opção phpMyAdmin conforme mostrado abaixo.

Na tela do phpMyAdmin, selecione, na coluna à esquerda, o banco de dados que deseja fazer backup. Com o banco selecionado, procure nas abas que aparecerão, a opção “Exportar” conforme indicado logo abaixo.

Na tela que será exibida, a única opção que deve ser marcada é “Enviado“. O resto pode ficar como está. Em seguida, clique em “Executar” e seu backup será realizado.

2. Criar uma nova base de dados na sua hospedagem e importar backup

Como estamos movendo nosso site para uma hospedagem online, vamos agora criar um novo banco de dados MySQL no nosso domínio. Alguns hosts oferecem ferramentas como o Cpanel ou Plesk que podem ajudar nessa tarefa. Outras empresas, como Locaweb, criam as bases de dados mediante um pedido online.

Com seu banco de dados pronto, abra o painel de administração phpMyAdmin (a maioria dos serviços de hospedagem fornecem esse recurso) e desta vez procure pela aba Importar. Na tela que se abrirá, clique no botão Browse e selecione o arquivo de backup que criamos no passo anterior.

Por fim, clique em “Executar” para fazer a importação dos dados.

3. Rodar queries para atualizar os dados importados

Aqui vai a dica para que essa migração funcione. O wordpress guarda referências no banco de dados do endereço de instalação (que no nosso caso é o localhost). Temos que atualizar essas referências para o endereço da hospedagem online (ou seja: www.exemplo.com.br).

Para isso temos que rodar 3 queries na seguinte sequência:

  1. UPDATE wp_options SET option_value = replace(option_value, ‘http://www.enderecoantigo.com‘, ‘http://www.endereconovo.com‘) WHERE option_name = ‘home’ OR option_name = ‘siteurl’;
  2. UPDATE wp_posts SET guid = replace(guid, ‘http://www.enderecoantigo.com‘,’http://www.endereconovo.com‘);
  3. UPDATE wp_posts SET post_content = replace(post_content, ‘http://www.enderecoantigo.com‘, ‘http://www.endereconovo.com‘);

Substitua os endereços em negrito pelas seguintes informações:

Onde está escrito ‘http://www.enderecoantigo.com’, substitua pelo endereço local de seu site. Por exemplo: http://localhost/wordpress. Onde está escrito ‘http://www.endereconovo.com‘, susbtitua pelo seu domínio. Poe exemplo: http://www.mochileirodigital.com.br.

4. Subir arquivos para a hospedagem

O quarto passo é o mais simples. Utilizando um programa de FTP, como o excelente FileZilla, ou mesmo o painel de controle de sua hospedagem, faça o upload de todos os arquivos de seu site wordpress para o endereço desejado.

5. Atualizar o wp-config.php

Para finalizar, procure no diretório raiz do seu site pelo arquivo wp-config.php. Abra o arquivo e atualize as informações de conexão do banco de dados. Veja na figura abaixo.

arquivo wp-config

Importante: Na maioria dos casos o endereço do Servidor de Banco de Dados (DB_HOST) é o mesmo do Servidor Web e portanto não precisa ser modificado, permanecendo ‘localhost‘. Em caso de dúvidas, se informe com sua hospedagem.

Se você seguiu as instruções passo-a-passo, basta digitar seu domínio no browser e seu site estará funcionando perfeitamente! Espero que essa dica tenha ajudado. Deixe seu comentário!

134 Comentários

  1. Vitor Britto

    Boa notie Ubiratan,

    Um procedimento interessante para se utilizar na etapa 3 seria editar o arquivo wp_config.php, dando override nos valores do banco de dados para as URLs e, colocando os valores antigos em modo de comentário.

    Ficando assim:

    // Valores em servidor local
    //define(‘WP_SITEURL’, ‘http://localhost/meusite’);
    //define(‘WP_HOME’, ‘http://localhost/meusite’);

    //Valores para hospedagem
    define(‘WP_SITEURL’, ‘http://www.meudominio.com.br’);
    define(‘WP_HOME’, ‘http://www.meudominio.com.br’);

    Parabéns pelo material produzido neste blog!

    Responder
  2. André Crevilaro

    Olá Ubiratan,

    Muito obrigado pela a sua ajuda,de verdade! É de pessoas assim que se fazem uma internet com espírito comunitário! Só uma última dúvida, estou utilizando o UOL HOST e eles possuem uma instalação automática de WordPress. Mesmo assim precisarei fazer um outro novo banco de dados aonde será exportado os dados do meu local host para este? ou será preciso fazer nesse banco de dados mesmo de WP que foi instalado no servidor?

    Conseguiu entender?

    E me desculpe por tantas dúvidas!!

    Obrigado mesmo!!

    Responder
    • Ubiratan Cunha

      Oi André,

      Obrigado pelos elogios. Em relação ao banco de dados, quando se utiliza um instalador automático este já cria o banco para você, não tendo a necessidade de se configurar um banco adicional. Pode fazer a atualização neste mesmo.

      Responder
  3. Welington

    Gostaria de parabenizá-lo pelo belíssimo post!
    Muito obrigado, era exatamente o que eu gostaria de saber.
    Só fiquei com uma dúvida, não entendi o passo 3. Como faço para rodar essas queries? Sou leigo no assunto.
    De qquer forma, já fiz a migração do banco de dados e deu tudo certo, embora meu site ainda não esteja online. Acredito que esteja naquele periodo de 24h de propagação de DNS (tb não entendo muito bem sobre isso).

    Abraços e continue postando assuntos interessantes como esses.

    Responder
    • Ubiratan Cunha

      Oi Wellington,

      Que bom que você gostou do post! Em relação ao passo 3 é o seguinte:
      1- Abra o cpanel ou plesk (painel de administração) de sua hospedagem.
      2- Procure pelo PHPMyAdmin e abra ele.
      3- Na coluna à esquerda, onde ficam listados os bancos de dados disponíveis, selecione o banco referente ao seu site WordPress.
      4- Com o banco selecionado, clique na aba SQL.
      5- Aqui é o local para rodar as queries. Copie uma por vez, cole neste campo e substitua os endereços em negrito pelos endereços corretos (seu localhost e seu endereço online) e execute.

      Pronto! Se você fez tudo certo terá atualizado os dados no WordPress corretamente. Caso ainda tenha dúvidas ou perguntas fique a vontade para entrar em contato.

      Responder
      • Rodrigo Amaral

        Olá Ubiratan parabéns pelo seu site, me tem sido muito útil.
        Mas eu ainda tenho uma dúvida…

        Olha oque está acontecendo no meu por exemplo

        #1064 – Você tem um erro de sintaxe no seu SQL próximo a ‘://localhost/wordpress‘, ‘http://www.jussarasantos.com.br‘) WHERE option_n’ na linha 1
        UPDATE wp_options SET option_value = replace(option_value, ‘http://localhost/wordpress‘, ‘http://www.jussarasantos.com.br‘) WHERE option_name = ‘home’ OR option_name = ‘siteurl’;

        Seerá que você poderia me ajudar ?
        Abraço.

        Responder
        • Glaucia Rezende

          Oi, Rodrigo!

          Quando deu este erro pra mim era por causa da aspa simples “‘”
          veja se suas aspas estão corretas.

          Abç!

          Responder
      • Junior

        Olá,

        Recebi o bacup do site e do banco de dados que foi gerado pela Insite que deixou de existir e agora preciso importar para a UOL e não estou conseguindo. Você pode fazer esse serviço? Entre em contato através do email.

        Responder
      • Henrique

        Amigo, eu tentei rodar os queries e ele emite a seguinte msg. Unexpected character (near 🙂 seria o dois pontos do http:// .Como resolver isso?

        att

        Responder
  4. Welington

    Ubiratan, você é o cara!!! rs

    Valeu pelas dicas, muito obrigado mesmo, quando vc casar a mulher é sua…rsrs

    Apenas uma dica ai para quem tiver o mesmo problema que eu. Para rodar as queries do item 3, eu selecionei o seu texto e colei no meu phpMyAdmin fazendo as alterações necessárias, porém, estava dando erro… pensei, pensei, pensei e como sou leigo, não sabia onde estava o problema. Depois de algum tempo, resolvi substituir as aspas que copiei do seu texto por aspas digitadas pelo meu teclado… e não é que deu certo?!

    Novamente muito obrigado pela força e quem sabe um dia eu deixe de tar tanta cabeçada como essa… rs

    Abraços.

    Responder
    • Ubiratan Cunha

      Poxa Welington obrigado pelos elogios. É sempre bom poder ajudar e fico feliz que tenha conseguido resolver o problema.

      Um grande abraço.

      Responder
  5. Gabriel

    No arquivo wp-config.php existem essas linhas:

    define(‘AUTH_KEY’, ‘coloque sua frase única aqui’);
    define(‘SECURE_AUTH_KEY’, ‘coloque sua frase única aqui’);
    define(‘LOGGED_IN_KEY’, ‘coloque sua frase única aqui’);
    define(‘NONCE_KEY’, ‘coloque sua frase única aqui’);
    define(‘AUTH_SALT’, ‘coloque sua frase única aqui’);
    define(‘SECURE_AUTH_SALT’, ‘coloque sua frase única aqui’);
    define(‘LOGGED_IN_SALT’, ‘coloque sua frase única aqui’);
    define(‘NONCE_SALT’, ‘coloque sua frase única aqui’);

    O que significa “coloque sua frase única aqui”?
    O que colocar?

    Obrigado.

    Responder
    • Ubiratan Cunha

      Teoricamente, você não precisa mexer em nenhum destes campos, pois o WordPress vai funcionar normalmente. A função deles é melhorar a criptografia dos cookies que vão para a máquina dos usuários do seu site, aumentando assim a defesa do WordPress contra alguns tipos de ataques.
      Entretanto, caso você queira aumentar a “segurança do seu site”, você pode inserir valores nestes campos que funcionarão comos chaves de encriptação. Isso, teoricamente aumentaria a segurança do seu blog.
      Mas não saia colocando qualquer valor. A melhor maneira é utilizar uma ferramenta do próprio WP chamada Secret Key Generation Tool. Ela gera automaticamente chaves aleatórias, que você pode inserir no seu wp-config (substituindo as que já estão lá). Cada vez que der “refresh” na página, novas chaves serão geradas.
      Uma vez tendo atualizado essas informações no seu arquivo, basta salvar e subir para o host!

      Espero ter ajudado!

      Responder
    • Ubiratan Cunha

      Que bom que gostou Dario! E obrigado por compartilhar a dica do plugin, sem dúvida vai ajudar muito o pessoal que não está acostumado a mexer no banco de dados.

      Responder
  6. Juliano

    Bom dia

    No passo 2, na Importação, está dando este erro:

    Erro
    consulta SQL:


    — Banco de Dados: `cdcol`

    CREATE DATABASE `cdcol` DEFAULT CHARACTER SET latin1 COLLATE latin1_general_ci;

    Mensagens do MySQL :

    #1044 – Access denied for user ‘velvetdi’@’localhost’ to database ‘cdcol’

    O que posso fazer para contornar isso?

    Abraços e obrigado

    Responder
    • Ubiratan Cunha

      Olá Juliano,

      Ao que parece, o problema que está ocorrendo é que o usuário que você criou para o banco de dados não tem os privilégios necessários para realizar a importação.

      Verifique se todos os privilégios no banco lhe foram concedidos e depois tente novamente.

      Responder
      • Juliano

        Consegui completar todas as etapas Ubiratan. Mas quando acesso o site aparece a mensagem:

        Erro ao estabelecer uma conexão com o Banco de Dados

        O q será que está faltando?

        Responder
        • Juliano

          Opa, já achei o erro, Ubiratan. Nome do banco de dados estava errado. Erro primário.

          Valeu, obrigado

          Responder
  7. Gabi

    Estou com problema Ubiratan.

    Já importei as imagens pelo ftp mas elas continuam quebradas mesmo depois de rodar o SQL.
    Alguma idéia?

    Obrigada 🙂

    Responder
  8. Wallace

    Opa amigos preciso muito da ajuda de vcs…

    Fiz todo o procedimento acima mais quandu digito o (ip do site ou site)/wordpress ele aparece a pagina principal do meu site mais como c tivesse sem o style.css e quandu faço (ip do site ou site)/wordpress/wp-login.php ele aparece a tela de login como tambem nao tivesse o style.css (sem os graficos) so com o local para jogar o login e senha e quandu coloco da erro na pagina…:( pelo o amor d deus! uq pode ser.

    Responder
  9. Gilda Miranda

    DARIO!!! Vc deixa esse post com a dica do plugin search & replace só no final da resenha?? =/ Ele não só facilitaa vida, mas evita esses acidentes da gente copiar e colar algum dígito a + ou a – nessa VIA SACRA de rodas as queries… Argh! fiquei com dó do Wallace ali… ninguém nem respondeu!
    Ubiratan, meus parabéns. Claro, sem solenidades, direto no ponto. OBRIGADA!

    Responder
      • Mikael

        Deu esse aí: me ajuda por favor!!

        Erro

        consulta SQL:


        — Banco de Dados: `bruno`

        — ——————————————————–

        — Estrutura da tabela `wp_cf7dbplugin_submits`

        CREATE TABLE IF NOT EXISTS `wp_cf7dbplugin_submits` (
        `submit_time` decimal( 16, 4 ) NOT NULL ,
        `form_name` varchar( 127 ) CHARACTER SET utf8 DEFAULT NULL ,
        `field_name` varchar( 127 ) CHARACTER SET utf8 DEFAULT NULL ,
        `field_value` longtext CHARACTER SET utf8,
        `field_order` int( 11 ) DEFAULT NULL ,
        `file` longblob,
        KEY `submit_time_idx` ( `submit_time` ) ,
        KEY `form_name_idx` ( `form_name` ) ,
        KEY `field_name_idx` ( `field_name` )
        ) ENGINE = MYISAM DEFAULT CHARSET = latin1;

        Mensagens do MySQL : Documentação
        #1046 – No database selected

        Responder
          • Mikael

            Oi mano…

            fiz o que vc pediu…

            agora dá o seguinte erro…

            Erro

            consulta SQL:


            — Banco de Dados: `bruno`

            — ——————————————————–

            — Estrutura da tabela `wp_commentmeta`

            CREATE TABLE IF NOT EXISTS `wp_commentmeta` (
            `meta_id` bigint( 20 ) unsigned NOT NULL AUTO_INCREMENT ,
            `comment_id` bigint( 20 ) unsigned NOT NULL DEFAULT ‘0’,
            `meta_key` varchar( 255 ) DEFAULT NULL ,
            `meta_value` longtext,
            PRIMARY KEY ( `meta_id` ) ,
            KEY `comment_id` ( `comment_id` ) ,
            KEY `meta_key` ( `meta_key` )
            ) ENGINE = MYISAM DEFAULT CHARSET = utf8 AUTO_INCREMENT =1;

            Mensagens do MySQL : Documentação
            #1046 – No database selected

          • Ubiratan Cunha

            Mikael,

            Pelo visto ocorreu algum problema na hora de criar essa tabela. O que eu tentaria seria o seguinte… Desabilite todos os plugins que você tem instalados no seu site local, exporte o banco de dados e repita os passos de importação desde o início.

  10. Mikael

    Olá, desculpa ser chato. Mais leigo é assim mesmo.

    Consegui fazer tudo os 4 primeiros passos, mais no 5 passo quando acesso meu endereço fala que dá: Erro ao estabelecer uma conexão com o Banco de Dados

    o que vc pode tentar ainda me ajudar?

    Responder
  11. César Marcondes

    Parabéns Ubiratan pelo artigo. Excelente material e muito bem explicativo. Graças a sua explicação consegui realizar tudo, mas ainda dava erro ao mudar de página. Foi quando acessei um outro site dando a dica do .htaccess, no qual deixei em branco, configurei o link permanente, colei o código gerado e salvei. Muito obrigado pela ajuda!

    Responder
  12. Jefferson

    Erro 1064, coloque as aspas de forma correta. Copiando aqui do site elas ficam erradas. Onde aparecem aspas troque. Use as aspas simples do seu teclado. ‘exemplo’
    Depois que troquei deu certo.
    Obrigado ao Ubiratan. Muito bom!

    Responder
  13. marcelo

    ola eu fiço tudo certo .UPDATE wp_options SET option_value = replace(option_value, ‘http://www.zoiofilmes.com/wordpress‘, ‘http://www.zoiofilmes.com‘) WHERE option_name = ‘home’ OR option_name = ‘siteurl’;
    mais esta dando erro #1064 – You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near ‘://www.zoiofilmes.com/wordpress‘, ‘http://www.zoiofilmes.com‘) WHERE optio’ at line 1

    Responder
  14. Juan Abreu

    Ubiratan, agradeço desde já pela ajuda! fiz todos os procedimentos, no entanto, estou tendo problemas com o thumb.php, os thumbnails simplesmente não aparecem, quando clico na imagem abro lightbox e ela aparece normal, mas não aparece na exibição, sabe o que pode ser? Abrass

    Responder
  15. Carlos

    Alguem poderia me explicar como eu faço pra “copiar” o meu blog q ja ta hospedado para o localhost? preciso fazer isso para facilitar para fazer alteraçções no layout.
    Abraços

    Responder
  16. Gustavo

    estou tentando executar essas queries mas estou movendo meu site wordpress para o localhost, entao fiz o processo inverso, mas me da o erro abaixo em cada uma das linhas:

    # MySQL returned an empty result set (i.e. zero rows).

    Esse erro persiste mesmo se eu fizer individualmente.

    Agradeço muito se alguem poder me ajudar!

    Responder
  17. Renan Lara

    Poxa cara, sensacional!
    Deu tudo certinho aqui, é claro que houve problemas, mas foram os mesmo que já comentaram aí e que vc ajudou tbm. Enfim, parabéns, muuito bom! xD

    Responder
  18. Iarlen

    Opa meu amigo, gostaria de saber como faz da hospedagem para o local!

    Gostaria de alterar algumas coisas no site da empresa, ai sem comprometer o que já estar no ar!

    Agradeço desde já!

    Responder
  19. Iarlen

    Mais uma dúvida, quando eu der o UPDATE tenho que colocar no endereço novo o “http://localhost/wordpress” ?

    Responder
  20. Iarlen

    Quando moveu aqui para o localhost, moveu só a index.php o resto das páginas não abrem!

    Não estou conseguindo edita-las! 🙁

    Responder
  21. Iarlen

    Não estou conseguindo acessar para mudar os permalinks! Já fiz tudo que estava no post, mas ainda não deu certo! 🙁

    Responder
  22. Gabi Teixeira

    Ubiratan, boa noite.
    Eu comecei a seguir seus tutoriais mas no fim das contas não saiu certinho rs.
    A verdade é que eu sempre usei o WordPress pelo navegador, e não pelo localhost. Agora eu comprei uma hospedagem (hostgator) e não sei como mover o wordpress para a hospedagem online… Você pode me orientar, por gentileza?
    Eu tentei fazer a configuração no localhost, mas foi como se eu tivesse criado um novo blog ao invés de manter os dados do meu… não sei o que fazer!
    Muito obrigada!

    Responder
  23. John

    Cara, nunca havia tentado fazer esse transporte por não achar que funcionasse 100%, mas valeu mesmo, Ubiratan, tu é O Cara. Foi fácil e rápido.

    Responder
  24. Eron

    Oi estou tendo problema na importação do banco de dados , está dando o seguinte erro:
    ____________________________________________________________________

    consulta SQL:


    — Extraindo dados da tabela `wp_comments`

    INSERT INTO `wp_comments` ( `comment_ID` , `comment_post_ID` , `comment_author` , `comment_author_email` , `comment_author_url` , `comment_author_IP` , `comment_date` , `comment_date_gmt` , `comment_content` , `comment_karma` , `comment_approved` , `comment_agent` , `comment_type` , `comment_parent` , `user_id` )
    VALUES ( 1, 1, ‘Sr. WordPress’, ”, ‘http://wordpress.org/’, ”, ‘2013-01-29 16:23:49’, ‘2013-01-29 16:23:49’, ‘Olá, isto é um comentário.Para excluir um comentário, faça o login e veja os comentários dos posts. Lá você vai ter a opção de editá-los ou excluí-los.’, 0, ‘post-trashed’, ”, ”, 0, 0 ) ;

    Mensagens do MySQL :

    #1062 – Duplicate entry ‘1’ for key 1

    _____________________________________________________________________

    Alguém pode me ajudar?

    Agradeço

    Abçs

    Responder
  25. Diego

    Amigao segui todo o procedimento e corrigi os erros que apresentarao nos comentarios, por fim meu site esta como se n tivese tema e tbm n exibe as imagens, os links tbm n funcionam n sei oque pode ser.

    preciso muito colocar esse site no ar. me da uma luz!

    agradeco desde ja

    Responder
  26. Cristofer

    Dica: em vez de rodar as queries, podemos abrir o arquivo.sql com o notepad++ e dar um ctr+f para substituir o dominio antigo pelo dominio novo

    Responder
  27. Antonio Carlos

    Amigo bom dia,
    obrigado pelo tutorial, consegui efetuar os passos porém estou com um problema.

    – quando coloco o domínio ele entra com o :8080 após o domínio, o que gera um erro, o mais engraçado é quando eu acesso o painel de controle ele acessa normalmente, apenas quando tento acessar o site mesmo ele da esse erro.

    Responder
  28. Rodrigo Lins de Oliveira

    Ubiritan, boa tarde,

    Eu tentei rodar a primeira querie e a surgiu esse erro:

    #1064 – You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near ‘://localhost/wordpress‘,‘http://www.pensandonoproximo.com.br‘) WHERE optio’ at line 1

    Tem algum problema ter feito o passo 4 primeiro?

    Responder
  29. Marcelo

    Bom dia, eu fiz toda a instalação do WampServer e configuração, consegui instalar o wordpress e o tema que quero trabalhar, mas não consigo criar página.
    Toda página que crio ele da “The requested URL /wordpress/teste/ was not found on this server.”.
    O que falta configurar para funcionar certinho??

    Responder
  30. Marcos

    Prezados, boa tarde!
    estou tendo um problema de migração… troquei as informações do wp-config.php e o site não aparece on-line. Como resolvo esse problema?

    Responder
  31. Bruno

    obrigado pelo post, foi me muito útil, segui todos os passos sem problemas, mas estou tendo um probleminha, o site não esta online ainda, quando ponho no browser o meu domínio leva-me a a uma pagina alternativa do registador do domínio e não ao meu site.

    Responder
  32. Santsam

    Opa! me esqueci de marcar as caxinhas, pois quero receber por email suas novas publicações.

    Um abraço!

    Responder
  33. Otávio

    Olá pessoal, eu estou usando o site localmente porém todos os links abrem a página principal do xampp, já alterei no banco o caminho como explicado no post, mas não funciona, o link é mostrado corretamente, mas abre a página do xampp. Alguém tem uma sugestão…

    Responder
  34. Edelson Júnior

    Ubiratan, obrigado pela ajuda e parabéns pelo conteúdo da explicação.

    Estou com um problema que muitos aqui já disseram estar.. segui os passos de sua ótima explicação mas no segundo tópico na hora de importar o que foi exportado deu o seguinte erro..

    Erro

    Comando SQL:


    — Base de Dados: `test_db`

    CREATE DATABASE IF NOT EXISTS `test_db` DEFAULT CHARACTER SET latin1 COLLATE latin1_swedish_ci;

    Mensagens do MySQL : Documentação
    #1044 – Access denied for user ‘gingable’@’localhost’ to database ‘test_db’

    Entrei em contato com o suporte de meu provedor de hospedagem ele disse que faltava criar a base de dados mas isso já havia feito conforme sua explicação.
    Você poderia me ajudar? Desde já agradeço.

    Responder
  35. Vanessa

    Entao fiz esses procedimentos deu certo..E estou há horas tentando mudar a url da imagem so falta isso, ja tentei varias consultas e nada o que devo fazer?…Obrigada..
    Otimo sitE!!

    Responder
  36. Eduardo

    Boa tarde Ubiratan, veja se pode me auxiliar. Pesquisei em diversos lugares e não vejo solução para o problema que estou enfrentando. Foi criado um site na empresa no wordpress de forma online. Mas preciso fazer testes e estou tentando fazer rodar no localhost. Consegui importar a base do banco tudo certo, fiz o backup do servidor, instalei o wamp, vou no navegador, entro com o endereço de login local e ele me direciona para a área ADM online.

    Pesquisei mais e pediram para alterar o endereço em algumas tabelas, tudo certo e o problemas ainda persiste.

    Será que pode me ajudar?

    Responder
  37. Luiz Henrique

    Pessoal uma maneira mais fácil de substituir o passo 3 é:

    Acessar a tabela com sufixo _options e mude os URLs em siteurl e home para o URL de seu site web.
    Tente acessar seu site e observe se consegue acessar os links normamente no site.

    Responder
  38. yuri

    Boa tarde Ubiratam.

    Estou seguindo este seu tutorial, mas estou com problemas. Quando tento fazer a importação do bd do localhost, para o bd do servidor, está dando erro:

    MySQL said: Documentation

    #1044 – Access denied for user ‘cboescri’@’localhost’ to database ‘cbo_db’

    Li que outro usuário teve o mesmo problema, já verifiquei os privilégio do usuário do servidor e está com todos os privilégios. Você sabe o que pode ser?

    Obrigado.

    Responder
  39. Ademir

    Estou criando um novo site em meu pc usando o wamp e segui a orientação, porem quando faço a importação no meu host, e lá já existe um outro site em wordpress, da a seguinte mensagem. #1044 – Acessa denied for user ‘acconsul’@’localhost’ to database ‘information_schema’. Você pode me ajudar com isso??

    Responder
  40. Ademir

    Bom dia Ubiratan, o erro anterior que comentei ja foi solucionado, agora estou com o seguinte problema. Quando acesso o endereço não aparece a tela principal completa, acesso as outras opções do menu mas quando clico para ir à pagina principal da o erro Ops! O Google Chrome não conseguiu localizar localhost, pois ele tenta acessar o localhost ou invés do dominio. POde me orientar?

    Responder
  41. Tiago Silva

    Ubiratan, primeiramente gostaria de te parabenizar pelo post. Muito claro e direto. Realizei todos os passos acima e quase tudo funciona. No entanto o wordpress esta pegando as imagens do localhost ainda!! Os links foram alterados mas as imagens ainda nao. Tem alguma ideia do que pode ser? Tentei mudar os permalinks mas nao consegui. Pode ser isso?

    Responder
  42. João Palopoli

    Olá,

    Primeiramente parabéns pelos comentários e post, muito bons!

    Fiz esse passos que você falou, Fiz backup do Banco, Criei no Banco, Importei o Backup na Hospedagem, subi os arquivos via http://FTP…. O Problema é que em Localhost tudo funciona perfeitamente e na Hospedagem que é do UOL Host o Site fica sem nenhum conteúdo, aparecendo na página principal a palavra “ro”, sabe o que pode ser? já fiz e refiz o processo várias vezes e não resolve…

    Abs!

    Aguardo respostas!

    Responder
  43. jefferson silva

    Achei o processo um pouco complicado, e após pesquisas achei o pluguin: FTP Sync
    vc instala ele no site q está no localhost, o plugin fica em configuraçoes (apos instaldo).
    Configure todos os dados ftp e tudo dará certo.
    Atenção, vc precisa ter o msm tema instalado no server online, só depois q ele atualiza.

    Responder
  44. RODRIGO

    COMECEI A FAZER OS MESMOS PROCEDIMENTOS E ACONTECEU O ERRO NO 1ª QUERI.

    #1064 – You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near ‘://localhost:54057/‘, ‘http://www.goldpackrio.com.br‘) WHERE option_name =’ at line 1

    COMO RESOLVER?

    Responder
  45. RODRIGO

    EXPORTEI MEU SITE LOCAL PARA PARA O SERVIDO USANDO O WEBMATRIX, A EXPORTAÇÃO DEU OK E QUANDO FUI ACESSAR O SITE APARECEU ESTA MENSAGEM:
    The page cannot be displayed because an internal server error has occurred

    o QUE FAZER?

    Responder
  46. Willian Sudo

    Prezado Ubiratan,
    Primeiramente gostaria de dizer que sou extremamente grato pelas orientações publicadas no seu site. Foi de grande ajuda principalmente para mim que sou leigo no assunto.
    Segui os passos para hospedar meu site e colocá-lo no ar mas não estou conseguindo terminar a ultima parte que é a : 5. Atualizar o wp-config.php. Não sei como se chega nessa tela a qual vc instrui que seja feita as alterações. Já fucei no cpanel mas tenho medo que fazer alguma besteira e estragar tudo.
    Vc poderia me ajudar? Se der tudo certo, eu te pago uma cerveja!!!
    Abraços,
    WIllian.

    Responder
    • Ubiratan Cunha

      Cara, não tem segredo… Ela fica na raiz do site. Basicamente, você abre a pasta onde está o site e vai encontrar ela. Dá para chegar nela tanto pelo FTP quanto pelo Cpanel.

      Responder
  47. regina lopes

    Ubiratan, bom dia!
    Sei que este seu post, maravilhoso diga-se de passagem, é antigo, mas meu problema é atualíssimo… 🙂 Tenho urgência em colocar um site no ar, segui todos os procedimentos, tentei várias vezes, mas não consigo, na hora de rodar os 3 queries, aparece o erro abaixo:

    Mensagens do MySQL : Documentação

    #1146 – Table ‘osdoisco_propavitbd.wp_options’ doesn’t exist

    Gostaria muito da sua ajuda!

    Responder
  48. Fernando

    Poderia explicar melhor. Quem é leigo e tá comecando tem muitas duvidas, o que é query?
    deixa explicado cara. e tem mais um usuario aqui com o erro

    consulta SQL:


    — Base de Dados: `database`

    CREATEDATABASEIFNOTEXISTS`database`DEFAULTCHARACTERSETlatin1COLLATElatin1_swedish_ci;

    Mensagens do MySQL : Documentação

    #1044 – Access denied for user ‘farmaciafo4_5’@’%’ to database ‘database’

    por que isso acontece?

    Responder
  49. Fernando M Couto

    Se não deu certo para vocês, tentem assim:

    UPDATE wp_options SET option_value = REPLACE(option_value, ‘http://localhost/seusite’,’http://www.seusite.com.br’);
    UPDATE wp_postmeta SET meta_value = REPLACE(meta_value, ‘http://localhost/seusite’,’http://www.seusite.com.br’);
    UPDATE wp_posts SET guid = REPLACE(guid, ‘http://localhost/seusite’,’http://www.seusiteseusite.com.br’);
    UPDATE wp_posts SET post_content = REPLACE(post_content, ‘http://localhost/seusite’,’http://www.seusite.com.br’);

    Responder
  50. Felipe Oliveira

    Ubiratan o seu site é excelente esta me ajudando muito,
    porem estou tendo um problema, fiz tudo como esta informado aí no tutorial porem no endereço do meu site aparece que o site não existe e no endereço passado pra mim pelo servidor como endereço provisório até a propagação aparece:
    “Erro ao estabelecer uma ligação com a base de dados”
    devo ter comitido algum erro mas não sei onde, já se passaram mais de duas semanas que comprei o domínio e a hospedagem, já não era pra ta direcionando pro meu endereço? ou preciso mudar alguma coisa?
    por favor me ajuda ai
    Parabens pelas dicas e desculpa qualquer coisa

    Responder
  51. thiago

    Cara, mas que baita artigo.
    Ficou muito bem escrito e simples de entender. Gostei bastante e o site do cliente funcionou perfeitamente depois disso. Fiz ele em localhost no meu notebook mas quando fui botar no ar ele não funcionava agora tá ok. Ainda não tinha feito nada em WP só Joomla.
    Obrigado.

    Responder
  52. Bruno Pidde

    Olá Ubiratan, tudo bem?
    Primeiramente gostaria de agradecer suas dicas, me ajudaram muito. Segui os passos e consegui com sucesso subir meu site que estava local para a hospedagem.
    Porém estou enfrentando um problema: Não consigo acessar o wp-admin, para editar o site, oq será que ocorreu de errado? Poderei fazer alterações somente localmente? Assim toda vez que eu desejar fazer uma alteração devo alterar localmente e ficar subindo sempre uma nova versão? É isso mesmo?

    Obrigado.

    Responder
  53. Israel Silva de Souza

    Muito obrigado, este foi o post salvador. Migrei o meu blog para worpress instalado na kinghost e fiz toda a configuração usando o domínio disponibilizado pela kinghost para não tirar o outro do ar. Quando fui migrar o domínio, sumiu tudo. Pesquisei vários post e todos ensinam somente o mais trivial. A informação matadora foi as query de update no banco de dados.

    Vlw Ubiratan,

    Responder
  54. Marcelo Trindade

    Material imperdível cara. Parabéns! Resolveu um problema de 2 dias meu, embora eu de fato estivesse insistindo a publicação automática.

    Mas fiquei com uma dúvida: Vi que há vários pontos em que você não alterou de antigo para novo, tanto nas tabelas citadas como em outros arquivos php. Foi citado pelo Vitor, por exemplo, o arquivo wp_config.php.

    Será que não pode dá problema lá mais adiante?

    Responder
  55. SIDNEY MAGNO

    Olá Ubiratan, fiz conforme o tutorial, mas o meu esta dando esse erro:

    Warning: require(/home/limaqnet/public_html/wp-includes/load.php) [function.require]: failed to open stream: No such file or directory in /home/limaqnet/public_html/wp-settings.php on line 21

    Fatal error: require() [function.require]: Failed opening required ‘/home/limaqnet/public_html/wp-includes/load.php’ (include_path=’.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php’) in /home/limaqnet/public_html/wp-settings.php on line 21

    Responder
  56. William

    Ubiratam, parabéns novamente!

    Estou com um sério problema.

    Não faço a minima ideia do que seja rodar queries? Como faço isso? qual icone devo clicar pra abrir o local dessas queries?

    FIz tudo certinho, e funcionou até essa parte, depois desandou porque nao sei o que é isso.

    Detalhe, criei meu site inteiro em html, e agora no mais simples estou pipocando, vou xorarrrr!!!

    Responder
  57. André

    Sua página é ótima.
    Estou com uma dúvida, to tentando subir o site para o dominio mas não tá aprensetando um erro na importação do phpmyadmin

    CREATE TABLE IF NOT EXISTS `wp_commentmeta` (
    `meta_id` bigint( 20 ) unsigned NOT NULL ,
    `comment_id` bigint( 20 ) unsigned NOT NULL DEFAULT ‘0’,
    `meta_key` varchar( 255 ) COLLATE utf8mb4_unicode_ci DEFAULT NULL ,
    `meta_value` longtext COLLATE utf8mb4_unicode_ci
    ) ENGINE = InnoDB AUTO_INCREMENT =3 DEFAULT CHARSET = utf8mb4 COLLATE = utf8mb4_unicode_ci;

    Mensagens do MySQL : Documentação
    #1273 – Unknown collation: ‘utf8mb4_unicode_ci’

    Responder
    • rene

      Eu estou com o mesmo problema. Exatamente o mesmo. Tentei fazer uma mudança para o bluehost e me dei mal
      Alguém tem uma solução para isso? Eu ja tentei de muitas coisa. desativar todos os plugins. apagar os arquivos do erro, mudar uft8mb4_unicode_ci para somente uft8mb4 ect e nada

      Uma coisa não sabia que era o fato que a bluehost (brasil) na verdade não presta sequer um serviço similar do que a bluehost dos EUA. So sabia disso depois de assinar uma conta com eles. Mas gaças a deus so por 3 meses.
      Acima de tudo dão supporte de 5 da manha ate 13horas e so via e-mail. Que pensa em usar o bluehost brasil eu daria a dica de ficar looooonge. Um dor de cabeça.

      Responder
    • Fagner

      Estou com o mesmo problema quando tento importar o Banco de Dados do LOCALHOST para o banco de dados online:

      CREATE TABLE IF NOT EXISTS `wp_commentmeta` (

      `meta_id` BIGINT( 20 ) UNSIGNED NOT NULL AUTO_INCREMENT ,
      `comment_id` BIGINT( 20 ) UNSIGNED NOT NULL DEFAULT ‘0’,
      `meta_key` VARCHAR( 255 ) COLLATE utf8mb4_unicode_ci DEFAULT NULL ,
      `meta_value` LONGTEXT COLLATE utf8mb4_unicode_ci,
      PRIMARY KEY ( `meta_id` ) ,
      KEY `comment_id` ( `comment_id` ) ,
      KEY `meta_key` ( `meta_key` ( 191 ) )
      ) ENGINE = INNODB DEFAULT CHARSET = utf8mb4 COLLATE = utf8mb4_unicode_ci AUTO_INCREMENT =1;

      MySQL said: Documentation

      #1273 – Unknown collation: ‘utf8mb4_unicode_ci’

      Responder
      • Diogo

        Bom dia Fagner,
        Você conseguiu resolver o seu problema com o erro #1273 – Unknown collation: ‘utf8mb4_unicode_ci’?

        Estou com o mesmo problema poderia me ajudar caso.

        Agradeço.

        Responder
  58. Marcelo Vieira

    Estou com um projeto novo de site wordpress (meu primeiro!) e estava tendo o mesmo problema relatado pelo pessoal nos comentários para passar ele do local para o remoto. Na base da tentativa e erro, descobri que quando eu enviava os arquivos do meu site dentro de um arquivo zipado (.zip ou .tar), nem todos os arquivos eram descompactados na raiz do meu domínio. Faltavam vários da raiz e a pasta wp-content inteira.
    Fui mandando de pouco em pouco até chegar na pasta wp-content. Não descompactava de jeito nenhum. Até que descobri que o problema era uma pasta vazia chamada “upgrade” dentro de wp-content (wp-content/upgrade). Depois disso, mandei todas as pastas, exceto a upgrade, que tive que criar manualmente.
    Enfim, consegui abrir o site, mas ainda deu um erro ao abrir os links da página. Para arrumar isso, bastou editar o arquivo .htaccess. Faltou só isso no tutorial.
    Lá no seu .htaccess, deixe assim:

    # BEGIN WordPress

    RewriteEngine On
    RewriteBase /
    RewriteRule ^index\.php$ – [L]
    RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-f
    RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-d
    RewriteRule . /index.php [L]

    # END WordPress

    Meu problema era que nas linhas 4 e 8 ainda havia referência à minha pasta local.
    Espero ter ajudado…
    Artigo muito bom. Parabéns!

    Responder
  59. Odirley

    Olá Ubiratan, òtimas dicas e site.

    Para migrar um blog em wordpress, para outra hospedagem, se usar o passo 3 deve-se repetir o endereço antigo para o endereço novo? Sendo que o domínio ficará o mesmo.
    Fiz a migração de hospedagem, mas não está funcionando direito, nem consigo acessar meu painel de controle, alem de que, os posts , imagens e links, estão todos bagunçados. Se você ou outra pessoa puder me ajudar eu agradeço.

    Abraços

    Odirley

    Responder
  60. Christoper Cradle

    Thanks for another informative website. Where else could I get that kind of info written in such an ideal way? I have a project that I just now working on, and I have been on the look out for such info.

    Responder
  61. Eduardo

    Só tem que alertar o pessoal, que quando se copia o SQL, deve-se mudar as aspas, pelo menos eu tive que fazer isso. Quando copiei veio outro carácter.

    Responder
  62. Jonas

    Eu fiz tudo certinho e apareceu a tela branca (tela da morte), lendo tutoriais, mudei nome da pasta do tema e do plugin para ver se não era algo e nada, continuou branco… Aí eu apaguei a base da dados e importei novamente MAS, não rodei as 3 queries e o blog funcionou normalmente, fiquei muito feliz e como vou logar na área admin a tela continua branca…

    O que eu posso fazer?

    Se eu rodar as 3 queries tanto a tela principal como a admin fica branca e se eu não rodar as 3 queries o site funciona, mas a área admin não, ficando em branco.

    Responder
  63. Lucas

    Ubiratan, otimo site.
    Poderia me ajudar com um problema ao subir o site? Fiz todos os procedimentos porem quando acesso pelo endereco alternativo, apenas algumas modificacoes sao carregadas e nao todas.

    Sabe me dizer o que pode ser?

    Responder
  64. Marcelo

    Fala Ubiratan boa tarde!

    Primeiramente parabéns pelo post, me ajudou bastante e também aos demais.

    Eu estou tendo um problema que esta ruim de eu resolver e então venho pedir sua ajuda.

    Quando montei o wordpress local, eu já configurei o banco de dados no servidor, e apontei pra lá no arquivo wp-config.php, mas rodava o wordpress localmente em http://localhost/wordpress

    Então, rodei as 3 queries e subi todos os arquivos que estavam dentro da pasta wordpress. Minha hospedagem é locaweb, então joguei tudo pra dentro da pasta web.

    Porém, quando fui acessar o site, o que sobe é o tema! Não sobem minhas alterações!
    Somente algumas, como o nome do site, mas ainda com erros na acentuação…

    Sabe o que pode estar acontecendo? Pode me ajudar com este problema?

    Obrigado desde já

    Responder
  65. Guilherme

    Fiz o q foi sugerido neste post, mas as alterações q fiz no tema do blog não pegam na produção

    Responder
  66. marcio

    olá fiz as alterações porém quando acesso meu site as páginas ainda não abrem. aparece o erro:
    Internal Server Error

    The server encountered an internal error or misconfiguration and was unable to complete your request.

    Please contact the server administrator, webmaster@efataidiomas.com and inform them of the time the error occurred, and anything you might have done that may have caused the error.

    More information about this error may be available in the server error log.

    Additionally, a 500 Internal Server Error error was encountered while trying to use an ErrorDocument to handle the request.

    pode me ajudar porfavor

    grato

    Responder
  67. Thiago

    Olá!

    Quando tenho qualquer problema com o WordPress procuro tutorias, videos, entre outros e sempre consigo resolver.

    Porém, desde meu primeiro site, enfrento um problema e não encontrei uma resposta para tal. Por isso, recorro a ajuda de vocês!

    Vamos lá!

    TODO site que faço em localhost, ao migrar para o servidor ele fica desconfigurado, ou melhor dizendo, as configurações que fiz se perdem. Só para frisar, não me refiro a desconfiguração por causa do endereço das imagens (isso eu resolvo no banco de dados).

    O que acontece é que toda ou parte da configuração feita nos plugins e temas se perde. Simplesmente!

    Veja, em localhost, instalei para fazer um teste o WordPress versão 4.5.3 e o plugin WP Maintenance Mode 2.0.7. Fiz toda a configuração no plugin.

    Depois, ao hospedar no servidor, fiz tudo como manda o figurino e adivinhe. O plugin estava imaculado, como se eu não tivesse feito nenhuma configuração.

    Alguém sabe como resolver isso?

    Abraço

    Responder
  68. Leomar

    Olá, migrei meu site de um servidor para outro via filezipa mais, coloquei tudo em seu devido lugar, restaurei banco de dados, mais quando tento entrar ele baixa o index

    Responder
  69. Felipe Mendes dos Santos

    Olá, tenho uma loja opencart instala no WampServer.
    Gostaria de migrar o localhost para minha hospedagem e assim ficar o domínio que comprei.
    Pode me ajudar?

    Responder
  70. Jansen

    Pessoal, estou tentando publicar meu primeiro site e tenho uma duvida…criei tudo direitinho com visual composer no wordpress localhost, passei tudo via filezila, importei banco de dados e mudei as configs mas nao consigo publicar…devo ter wordpress tb no servidor web (no caso uol host)? Alguem pode ajudar?

    Agardeco desde ja!

    Responder
  71. Célio Ferraz

    Gostei do Artigo então instalei o wordpress na minha maquina de trabalho, coloquei plugins e windget na maquina funciona perfeitamente. Segui todos os passos que ensinou inclusive atualizei também. Mas quando tranferi tudo e fiz o passo a passo a página index funciona, mas quando é prar ir para outras paginas da erro.
    Erro ao estabelecer uma conexão com o Banco de Dados
    Como posso resolver isso?

    Responder
  72. wanderson

    Eu estou com uma duvida eu quando eu migro o site para o servidor faço as alterações no banco de dados o site funciona normal so que ele vai pro servidor com a as configurações de base do tema como cor e a posição do menu.
    O que fazer para ele ir do jeito que esta no localhost ?

    Responder

Deixe uma Resposta

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

© 2017 Mochileiro Digital.

Compartilhe: