Google planeja criar uma forma “física” de login

No futuro números e letras não serão necessários para realizar login

YubiKey-poderá permitir acesso sem o uso de senhas

YubiKey-poderá permitir acesso sem o uso de senhas

A gigante da web, em uma ideia de proteger seus usuários, planeja deixar as senhas, para usar um mecanismo físico para realizar login.

Mecanismo físico? Sim, por exemplo por meio de um cartão USB ou até mesmo uma joia.

Em meio a tantos serviços online – contas em bancos, redes sociais, cadastro em diversos sites – há uma grande demanda de senhas que temos que decorar e por muitas vezes, usamos coisas simples como datas de nascimento, telefones, ou inclusive a mesma senha em sites diferentes.

Uma forma de deixa-las seguras é usando caracteres maiúsculos e minúsculos, misturá-los a números e trocar a senha sempre que possível. Entretanto “senhas e tokens simples como cookies não são mais suficientes para manter os usuários salvos” , afirmam Eric Grosse e Mayank Upadhyay, vice-presidente de segurança e engenheiro do Google respectivamente.

A premissa é transformar smartphones, cartões USB ou inclusive uma joia como um anel em um mecanismo mais seguro para realizar o login.

A empresa Mountain View California afirmou estar trabalhando nos primeiros testes com uma ferramenta chamada YubiKey  composta por um micro cartão USB com uma criptografia de alta segurança, que permite ao usuário realizar o login sem a necessidade de senha.

A promessa é que no futuro usuários possam realizar seu login sem precisar usar nenhuma senha, nem baixar algum software para usar o serviço, apenas com o uso de um cartão ou smartphone ao aproximá-los do computador e apenas em alguns cliques completar seu acesso.

Ao que parece o sistema funcionaria de forma independente, evitando que o Google seja acusado de coleta de dados de usuários. Vamos aguardar para ver o que virá pela frente!

Tags:

Deixe uma Resposta

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

© 2017 Mochileiro Digital.

Compartilhe: