Como ganhar mais dinheiro com Adsense

Quer ganhar dinheiro com anúncios dentro de seu blog? Veja neste post sete dicas para aumentar suas receitas com Adsense imediatamente. Leitura obrigatória para blogueiros!

O Adsense, sem dúvida, é hoje a  prinicpal fonte de renda da maioria dos blogs presentes na internet. Mas é muito comum, principalmente aos iniciantes, se verem frustrados com seus ganhos. Eles começam achando que o site vai gerar  valores poupudos e na prática recebem apenas centavos. Muitos desistem logo no início.

Quero compartilhar com vocês algumas medidas práticas para ganhar mais dinheiro com Adsense. Mas quero frizar também, que para se alavancar as receitas de Adsense não basta aplicar um conjunto de técnicas. Será importante ter um bom tráfego, uma estruturação de site bem planejada e muito teste. Aliás, testar talvez seja “o segredo” do negócio.

Vamos às dicas:

Layout planejado para receber anúncios

Esta talvez seja a dicas mais simples e a que mais é esquecida. Pense os anúncios no momento de criação do seu layout. Desta maneira os blocos de Adsense ficararão harmoniosamente integrados aos outros elementos na página e não trarão desconforto ao visitante.

Como os tamanhos do blocos, e até de banners de programas de afiliados seguem alguns tamanhos padronizados, crie o layout baseado nessas medidas e não o inverso. Deixar para encaixar os banners no espaço que sobra pode ser desastroso visualmente e pouco rentável.

Por experiência o Google detectou que existem tamanhos de anúncios que recebem mais cliques e que portanto podem ser privilegiados em seu layout. Os tamanhos deles são:

  • Retângulo grande de 336 x 280
  • Retângulo médio de 300 x 250 (tamanho utilizado aqui no Mochileiro)
  • Arranha-céu largo de 160 x 600

Essas são apenas sugestões e não quer dizer que outros tamanhos não funcionarão. O importante é planejar, planejar, planejar.

Cores dos títulos, textos e links

Não utilize as cores padrão sugeridas pelo Google em blocos de anúncios de texto! Para uma boa conversão, é importante utilizar a mesma paleta de cores presente no site. Se seus link forem azul escuro,  utilize esta cor nos links do Adsense. Se a cor dos títulos da página é cinza escuro, mantenha o cinza escuro para os títulos do Adsense.

Esta uniformidade de cores melhora a experiência do usuário, mantém o anúncio em harmonia com o layout e aumenta as chances de cliques.

Confira abaixo como habilitar a edição de cores nos blocos de anúncios:

Habilitar edição de cores do Adsense

Posicionamento dos blocos de anúncios

Como citado logo acima, é importante gastar algum tempo pensando em como os anúncios serão inseridos dentro da estrutura do seu site. Fazer esse planejamento pode aumentar drasticamente a taxa de conversão do Adsense.

Anúncios acima da dobra da página

Mas o que é dobra? A dobra é toda a parte visível de uma página antes de se utilizar a barra de rolagem. Tudo o que é visível logo que o site termina de carregar, está “acima da dobra”. Tudo o que só pode ser visualizado se eu “rolar a página” para baixo, dizemos que está abaixo da dobra.

Como se sabe, os usuários decidem em uma fração de segundos se o conteúdo de um site lhes interessa ou não. Portanto, manter os anúncios, ou aqueles de maior importância, “acima da dobra” fará com que as chances deles serem clicados aumente.

anúncio acima da dobra

Mapa de calor

Mesmo acima da dobra existem posições onde os anúncios serão mais clicados ou menos clicados. O Google nos fornece um “mapa de calor” que mostra quais os locais com maiores taxas de cliques. Entretanto, não se esqueça que cada layout é único e que esse mapa pode não ser tão eficiente no seu caso. Nada substitui os testes, mas o mapa abaixo pode ser um ótimo ponto de partida.

Mapa de Calor para Adsense

Reduza o número de blocos de anúncios

Essa dica pode parecer estranha a princípio e também foi para mim quando ouvi isso pela primeira vez. Mas existe uma explicação.

O Google permite apenas 3 blocos de anúncios por página. Se eu utilizar apenas 2 ao invés de 3, obviamente, todos os cliques feitos na página serão dividos entre dois blocos de anúncios e não três. Como cada bloco receberá mais cliques, o CTR (clickthrough rate) deles aumentará. Com maior CTR, o Google enviará ao seu site anúncios melhores e que pagam mais.

Apesar de não ser possível afirmar que esse raciocínio sempre funcionará, vale a pena fazer o teste, Tente reduzir os blocos de anúncio durante uma semana e veja com isso impactará seus ganhos.

Texto Sugestivo

O texto que criamos também pode ter um papel fundamental no aumento de cliques nos anúncios Adsense. Se meu conteúdo for bem escrito e estimular a compra, ou mesmo aguçar a curiosidade do visitante, é muito provável que ele se sinta inclinado à clicar em uma propaganda.

Se, por exemplo, eu possuo uma página que fala do novo iPhone 4, seria interessante que nesse contexto eu estimule o usuário a adquirir um novo celular. Posso falar das vantagens do aparelho, dos recursos, da satisfação de quem já comprou e assim por diante.

Mas não se esqueça: não force a barra e tenha bom senso. Os usuários não são bobos e se percebem que o único propósito do texto é vender, eles não voltarão mais ao site e não levarão seus posts em consideração.

Segmentação por seção

Aproveitando o assunto referente a conteúdo, aqui vai uma boa dica: segmentação por seção.

Como você deve saber, o Google verifica o conteúdo da página e o assunto que ela trata para saber o tipo de anúncio que será exibido no bloco do Adsense.

Para evitar que palavras utilizadas no rodapé, barra lateral e etc interfiram no contexto do seu post,  é possível utilizar tags de comentários para indicar o o texto que deve ser considerado pelo Google. Confira abaixo essas tags:

Tags para dar ênfase a uma seção

<!-- google_ad_section_start -->

Seu texto vai aqui

<!-- google_ad_section_end -->

 

Tags para designar seções que deseja ignorar

<!-- google_ad_section_start(weight=ignore) -->

Seu texto vai aqui

<!-- google_ad_section_end -->

Segmentação de anúncios por categorias ou páginas

Um erro muito comum para os iniciantes é o de gerar um único bloco de anúncio e utilizar o código dele em todas as páginas do site.

O resultado desta ação é uma queda brusca no CTR. Se pensarmos como o Google vamos entender isso muito facilmente.Veja o raciocínio:

Como o mesmo bloco de anúncio é exibido em todas as páginas do site, ele passa a ter um número de impressões muito maior do que a quantidade de cliques que recebe. Com um CTR baixo, o Google passa a enviar para o site anúncios de menor qualidade e que consequentemente pagam menos.

Por outro lado, se eu gerar um bloco de anúncio para cada categoria ou página do meu site, cada bloco só terá a impressão contabilizada quando a categoria ou página em que ele se encontra for exibida. Isso resultará em um CTR maior. E quanto maior o CTR, maior a receita.

Se você utiliza WordPress, confira abaixo como segmentar os anúncios por categoria utilizando as Tags Condicionais:

<?php /* Verifica se a categoria exibida é web ou uma
subcategoria dentro de web */?>

<?php if (in_category('web') || post_is_in_descendant_category(10)) { ?>

//CÓDIGO DO ADSENSE PARA A CATEGORIA WEB

<?php /* Se a categoria não for web este código verifica se estamos
na categoria reviews ou em uma subcategoria dentro de reviews */?>

<?php } elseif (in_category('reviews') || post_is_in_descendant_category(11)) { ?>

//CÓDIGO DO ADSENSE PARA A CATEGORIA REVIEWS

<?php } ?>

O código acima verifica se estamos na categoria web ou dentro de uma subcategoria de web. E em caso positivo é  inserido o código de anúncio Adsense desta categoria. Em seguida ele faz o mesmo para a categoria Reviews.

Importante: para que a função post_is_in_descendant_category() funcione, copie e cole o código abaixo no arquivo functions.php.

// Post in Descendants categories
/**
 * Tests if any of a post's assigned categories are descendants of target categories
 *
 * @param int|array $cats The target categories. Integer ID or array of integer IDs
 * @param int|object $_post The post. Omit to test the current post in the Loop or main query
 * @return bool True if at least 1 of the post's categories is a descendant of any of the target categories
 * @see get_term_by() You can get a category by name or slug, then pass ID to this function
 * @uses get_term_children() Passes $cats
 * @uses in_category() Passes $_post (can be empty)
 * @version 2.7
 * @link http://codex.wordpress.org/Function_Reference/in_category#Testing_if_a_post_is_in_a_descendant_category
 */
if ( ! function_exists( 'post_is_in_descendant_category' ) ) {
	function post_is_in_descendant_category( $cats, $_post = null ) {
		foreach ( (array) $cats as $cat ) {
			// get_term_children() accepts integer ID only
			$descendants = get_term_children( (int) $cat, 'category' );
			if ( $descendants && in_category( $descendants, $_post ) )
				return true;
		}
		return false;
	}
}

Conclusão

Lembre-se que não existe uma fórmula pronta para se ganhar mais dinheiro com Adsense. O segredo é testar constantemente e ver quais variaçãoes surtem melhor efeito. Os testes podem ser feitos em períodos de uma semana.

Caso tenha dúvidas ou queira compartilhar suas experiências, fique à vontade para deixar seus comentários! Um grande abraço e continue acompanhando o Mochileiro Digital.

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