Dica de SEO: Como despersonalizar a busca no Google

Os resultados exibidos na SERP do Google geralmente são adaptados às preferências do usuários e seus hábitos de navegação, gerando assim resultados distorcidos para uma análise de SEO. Aprenda como despersonalizar a busca do Google e obtenha resultados mais exatos.

Por que não utilizar a busca normal?

Ao realizar pesquisas com o Google seu histórico de buscas pode influenciar os resultados apresentados nas SERPs (Search Engine Results Page). Por exemplo, se eu costumo ver notícias de tecnologia no blog Mochileiro Digital com frequência, é bem provável que ao pesquisar por termos relacionados à tecnologia eu veja o blog do Mochileiro nas primeiras colocações.

A fim de obter os resultados que um usuário típico teria ao pesquisar determinadas palavras é importante “limparmos” essa personalização realizada pelo mecanismo de busca. Mas como fazer isso?

Passo-a-passo:

  1. Abra o Firefox, se ainda não utiliza, comece hoje mesmo, pois este é um dos melhores browser para quem trabalha com web! (desculpe a propaganda, mas sou um fã declarado).
  2. No menu principal, clique na opção Favoritos e selecione a opção Exibir todos os favoritos. Ou utilize a tecla de atalho Ctrl+Shift+B.
  3. Selecione uma pasta para guardar o “Novo Ítem” que vamos criar. No meu exemplo vou usar a pasta Mozilla Firefox. Clique com o botão direito do mouse e selecione a opção “Novo favorito…“.
  4. Na caixa de diálogo que será aberta preencha os seguintes campos como segue:
    • Nome: Pesquisa Despersonalizada (Ou dê um outro nome de sua preferência)
    • Endereço: http://www.google.com/search?&q=%s&pws=0
    • Tags: Opcional, preencha se desejar.
    • Palavra-chave: g (que será utilizado quando formos utilizar esse tipo de pesquisa. Você vai entender mais adiante…)
    • Descrição: Também opcional, se quiser, deixe em branco.
  5. Para encerrar, clique no botão Adicionar.

Pronto, sua busca despersonalizada está pronta para uso! Basta abrir o Firefox e na barra de endereço digitar a Palavra-chave “g” e o termo de pesquisa desejado, conforme exemplo abaixo.

Espero que tenhma gostado! Deixem seus comentários.

Um Comentário

Deixe uma Resposta

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

© 2017 Mochileiro Digital.

Compartilhe: