Desvendando Profissões 02 – Diretor de Arte

Para aqueles que querem entender o que é um Diretor de Arte e como funciona a profissão de Web Design. Assistam o vídeo onde entrevistei o Ubiratan Cunha.

Transcrição do video

Web Design

Web Design

Como você começou sua carreira?

Apesar de iniciar sua carreira auxiliando seu pai em uma consultoria de transporte, se formou em publicidade e percebeu a necessidade da criação de um site para a Consultoria.

”Conversei com uma amiga e ela me falou de um programa chamado Joomla.Fui no Submarino e comprei um livro falando sobre esse tema, sobre como usar o Joomla pra fazer site.”

Depois do livro tudo mudou na sua carreira, começou a fazer site, foi trabalhar em uma agência e hoje é um Diretor de Arte com grande conhecimento.

 Você fez algum tipo de curso?

“Sim, eu fiz o curso do Panamericana de Design Gráfico, que ajudou demais a ter noção de tipografia, teoria das cores, diagramação, essas são as coisas mais difíceis no design de se apreender.”

“Se hoje eu pudesse avaliar a coisa mais importante que eu aprendi, investi o meu tempo de estudar, nem diria que foi web e sim o inglês, se você souber inglês você consegue se manter bem atualizado no que acontece no nosso mercado.”

Sobre a Carreira…

Como é o dia a dia da sua carreira?

“ O dia a dia envolve, pesquisar, sempre pesquiso referencias antes de começar um trabalho. Depois de separar varias referencias, eu costumo rabiscar varias ideias que estou pensando, que pode ser legal, geralmente a gente vai para o Photoshop fazer o que a chamamos de wireframe com uma versão sem cor, sem preocupação com tipografia, só uma estrutura para o cliente aprovar, se ele aprova aí sim vamos para a parte final. No dia a dia é basicamente esse processo.”

O que você acha mais viável para quem esta iniciando, é melhor já aprender as linguagens para codificar ou começar apenas desenvolvendo o  layout?

“Você codificar e  fazer o HTML , é muito legal e é um diferencial. Hoje temos que lembrar que existem duas profissões na área de front end, o cara que faz o design e o cara que codifica. O que é acontece é o seguinte: tem o profissional que quer fazer os dois, porem realizam mal feitos, usando códigos ‘‘porco’’ porque ele não tem tempo de se especializar nisso, e o design também é meia boca, pois não usa o tempo necessário para estudar o layout, essa é a grande maioria dos casos. Só que tem uma coisa, quando encontramos alguém que faz os dois e realiza-os muito bem, ele vale ouro, ele é um profissional muito valorizado.”

Para o Ubiratan, vale a pena sim fazer os dois, mas tem que ser realizados com um desenvolvimento qualificado e se aprofundar nos dois assuntos.

“Se você esta começando, eu indico que faça uma coisa bem feita de cada vez, pois abraçar os dois ao menos tempo talvez não de certo. Hoje o profissional que manja de design mesmo que não sabe codar, trabalha em qualquer agencia de grande porte. Vale ressaltar que essas agências têm seus departamentos muito bem divididos, tendo cada profissional para a tarefa.”

Quais as dificuldades que você teve desde quando começou?

“Se manter atualizado é bem difícil, pois tudo muda e evolui rapidamente, foras as modas que acontecem no meio do caminho. Sempre tem que estudar.”

Quais ferramentas você indica para os iniciantes?

‘’ Em design é Photoshop, Illustrator, Fireworks, ferramentas do Adobe. Se possível, fique longe do Corel draw, essa ferramenta é um lixo. Resumindo… Se o seu interesse for Design/Layout a primeira coisa que você deve buscar é investir seu tempo em aprender conceitos de arte, conhecer as teorias das cores, fazer exercícios de diagramação. Se você entender esses conceitos, a ferramenta será apenas um veículo para realizar e colocar na tela as coisas e os conceitos que você conhece.”

A experiência de Ubiratan cunha já passa  de 6 anos em web design.

Quais os seus cases de sucesso?

‘’ De cabeça não consigo lembrar todos, mas um dos principais foi o próprio site do mochileiro digital, que a gente chegou a ter um acesso de mais de 100.000 usuários por mês. Fiz muitos trabalhos de infográficos para empresas bacanas como Ponto Frio, Extra, Casas Bahia entre outros.”

Qual a média salarial dos níveis de Design?

“É muito variável, depende da cidade e tipo da contratação. Uma das vantagens é poder fazer ‘’freelas’’ e assim ganha um dinheiro extra.”

Dicas

Seus sites preferidos são: Tutsplus como dica principal, em seguida o SmashMagazine. Os livros são: Smashbook, abookapart que é uma série de livros e fala de tudo um pouco. Obs: Esses sites são somente em inglês!

Contato do Ubiratan:

https://twitter.com/ubiratan_cunha

http://www.linkedin.com/in/ubiratancunha

https://www.facebook.com/ubiratan.cunha.98?fref=ts

 

Sigam o Mochileiro Digital:

https://www.facebook.com/MochileiroDigital?fref=ts

https://twitter.com/MochileiroDGT

 

Obrigado e até a próxima!

Deixe uma Resposta

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

© 2017 Mochileiro Digital.

Compartilhe: