Como configurar o plugin WordPress SEO by Yoast

Quer aumentar suas visitas? Então conheça e aprenda a utilizar o melhor plugin de SEO do mercado - Wordpress SEO! Com ele você terá em mãos tudo o que precisa para realizar SEO onpage com sucesso.

O plugin WordPress SEO da Yoast, sem dúvida é uma das melhores opções quando o assunto é SEO! Entretanto, sua configuração pode ser um pouco complicada, principalmente para quem está iniciando no mundo da otimização para mecanismos de busca.

Neste tutorial, vamos mostrar como configurar o plugin a fim de extrair dele todo o seu potencial. Mãos á massa!

Configurando os Títulos das Páginas e Posts.

A fim de que as regras inseridas nesta parte funcionem corretamente, é importante que os títulos das páginas estejam sendo gerados utilizando o formato exibido abaixo:

<title><?php wp_title(''); ?></title>

Confira a imagem abaixo para ver como foi feita a configuração:

Configuração dos títulos

Como pode ver, o WordPress SEO utiliza algumas tags especiais para exibir a informação desejada. Para saber mais, basta conferir na tabela e ver quais as opções disponíveis.

No nosso exemplo, demos um título estático para a Homepage e preenchemos a meta descrição modelo (que será utilizada caso não exista outra). Já nas páginas e posts, não criamos um modelo de meta description pois como esse texto deve ser único, iremos escrevê-lo no momento da criação de um post ou página.

Note também, que uma boa prática de SEO é inserir sempre o nome do site ao fim de cada título.

Configurando as Opções de Indexação

Aqui definiremos algumas regras relativas a maneira como nosso site será indexado pelos mecanismos de buscas. Selecionar as opções corretas aqui pode ajudá-lo a evitar conteúdo duplicado e outros transtornos. Confira a imagem.

Regras de Indexação

Na seção Indexation Rules a única opção que não foi desabilitada foi Category Archives. Essa é uma ótima maneira de evitar que os mecanismos de buscas indexem tags, arquivos de datas entre outros, o que poderia gerar conteúdo em duplicidade.

Configuração de Sitemap XML

A terceira opção que devemos configurar é a Sitemap XML. Aqui estão as regras relativas ao envio do sitemap para os mecanismos de buscas. Isto ajuda a aumentar a velocidade de indexação principalmente das novas páginas criadas. Confira:

Sitemap XMLComo podemos ver acima, aqui não existe muito segredo. Estamos habilitando a criação automática de sitemaps e selecionando buscadores adicionais que receberão as atualizações do nosso sitemap (neste caso Yahoo e Ask).

Também foram excluídas as tags para que não façam parte do sitemap do site. Uma vez que este tipo de taxonomia só gera conteúdo duplicado, não é necessário incluí-la.

Configurar Permalinks

A última etapa de configuração do plugin WordPress SEO é definir as regras para os premalinks (ou links permanentes). Vale lembrar que antes de mexer aqui, é necessário ter habilitado as URL’s amigáveis na tela de configurações do WordPress (Configurações > Links Permalinks).

URL's amigáveis

Como exibido acima, aqui estamos apenas definindo algumas regrinhas de exibição das URL’s. Entretanto, fica um lembrete. Se você habilitar a opção referente a exclusão do termo “category“, será necessário realizar o redirecionemento 301 das URL’s antigas para o novo formato. Se isso não for feito, todo o link juice destes links será perdido, assim como os links que apontavam para essas respectivas URL’s.

Conclusão

É óbvio que aqui não cobrimos todas as opções disponíveis na ferramenta, mas apenas aquelas que são necessárias para o correto funcionamento do plugin. Fique à vontade para explorar as opções e testar novos recursos.

Outro ponto interessante é lembrar de utilizar os recursos que a ferramenta insere nas telas de criação de post / página (análise onpage, meta description com contador de caracteres, geração de títulos com contador de caracteres e etc). Se corretamente utilizandos você verá que rapidamente seu site passará a receber mais visitas! Falo isto por experiência própria!

Espero que tenham gostado. Caso surjam dúvidas, deixem seus comentários e opiniões. Um grande abraço e até a próxima.

9 Comentários

  1. Paulo Henrique

    Fala Ubiratan! Sobre o Sitemap, no plugin Google XML Sitemaps é possível fazer várias configurações no arquivo sitemap já no que vem no Yoast tem bem poucas opções, sabe como posso fazer essas configurações? tipo alterar a Change Frequency, Priority etc…

    Abraço.

    Responder
    • Ubiratan Cunha

      Paulo Henrique,

      Eu não me preocuparia tanto com isso visto que a cada publicação nova no site, um sitemap atualizado é enviado ao Google informando que existe um conteúdo novo. Caso seja mesmo necessário fazer ajustes manuais, o mais recomendado é criar o sitemap manualmente ou mesmo utilizar um outro plugin para cuidar só disso.

      Responder
  2. Oferta do Dia

    Recomendaram esse plugin de SEO, pois antes eu usava o All in One SEO. Comecei a usá-lo essa semana. Ainda não obtive nenhuma alteração nas visitas.

    Vamos ver futuramente.

    Responder
  3. Juliano

    As configurações estão bem diferentes do que o plugin é hoje … Se poder atualizar este post seria uma boa ….

    Responder
  4. paulo araujo

    Prezados

    Muito Bom Dia.

    Estou usando a ultima versão do Yoast WordPress SEO, alguém poderia me ajudar enviando um guia de configuração atualizado para essa versão.

    abs
    Paulo Araujo

    Responder

Deixe uma Resposta

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

© 2017 Mochileiro Digital.

Compartilhe: