Começando a desenvolver aplicações em iOS

Confira como dar os primeiros passos em direção ao desenvolvimento de aplicações para IOS.

Olá Meninos e Meninas,

O Mochileiro Digital tem a honra e o orgulho de reviver a categoria de codificação. E eu, Thiago, tenho o prazer de ter recebido o convite para realizar o primeiro post de programação depois desta renovação visual. Obrigado pessoal do MD  e por aqueles que se integram a nossa comunidade. Antes de começarmos a falar sobre programação iOS, vamos percorrer as ferramentas que você precisa para construir seu primeiro aplicativo.

iOS o que é ?

iOS é um sistema operacional proprietário desenvolvido pela Apple Inc.especialmente para o rodar nos iPhones, mas também é usado em iPod Touch, iPad e agora no Apple TV.

O sistema operacional (iOS) foi apresentado juntamente com o iPhone em uma conferência em janeiro de 2007. Inicialmente não era possível desenvolver aplicações nativas para o iPhone, somente em 2008 Steve Jobs apresentou uma ferramenta de desenvolvimento de aplicações (SDK).

Essa ferramenta de desenvolvimento contempla um editor de códigos (XCode) e emuladores. Com essa ferramenta é possível desenvolver aplicações tanto para o MacOSx como para iOSx, é sabido que não é o mesmo código que executa em um irá executar em outro.

Adquira um Mac

Fato, você irá precisar de um Macintosh. Pois esse é um requisito básico para o desenvolvimento do iOS. Para desenvolver um aplicativo para iPhone, iPod e/ou iPad, você necessita ter um Macintosh rodando no minimo Mac OSx versão 10.5, esses Mac já são da geração Intel.
Atualmente os Macintosh’s estão bem mais acessíveis, com um modelo de entrada a partir de R$ 1.799,00 você dispensa seu velho PC e passa a integrar ao grupo das maças.

O Macintosh que citei o valor é um Mac-Mini em sua configuração básica: Intel Core i5 dual core de 2,3GHz; 2GB de memória RAM; Disco rígido de 500GB; Intel HD Graphics 3000; OS X Mountain Lion. Essa configuração é suficiente para executar as ferramentas de desenvolvimento iOS (iOS SDK), mas não se pode exigir muito de performace da máquina. O ideal era ter pelo menos 4GB de memória RAM.

Lógico se você tiver graninha guardada e um pouco de paciência para conseguir um bom preço, vale a pena adquirir um iMac ou Macbook Pro, dependendo do grau de disposição do gasto e de mobilidade.

Registrando uma conta Apple Developer

Todo mundo pode se registrar gratuitamente como desenvolvedor Apple. Esse registro não é o iOS Developer Program, que é um cadastro para você gerenciar e distribuir as aplicações, mais adiante vou detalhar mais. Ao registrar a conta Apple Developer, você consegue baixar a ferramenta de desenvolvimento (XCode), acesso a documentação do SDK do iOS e outros recursos técnicos, como exemplos de códigos e vídeos de desenvolvimento.

Para se registra você pode ir ao site de desenvolvimento da Apple, e o processo de inscrição é muito simples. Basta criar uma Apple ID (se você não tem siga os passos abaixo) e preencher o seu perfil pessoal.

1. Acesse o site de desenvolvimento da Apple: https://developer.apple.com, como demonstrado na Figura 1 e clique no link iOS Dev Center.

Tela do Site: Developer Apple

Figura 1 – Tela do Site: Developer Apple

2. Logo após clicado no link iOS Dev Center, abrirá uma tela igual a Figura 2. Click no link register em destaque.

Tela do Site: Developer Apple - iOS Dev Center

Figura 2 – Tela do Site: Developer Apple – iOS Dev Center

3. Será apresentada uma tela na qual irá ser possível logar ou criar uma conta Apple ID, selecione create Apple ID, como destacado na Figura 3 .

Tela do Site: Developer Apple - Register

Figura 3 – Tela do Site: Developer Apple – Register

4. O formulário de cadastro abrirá, como mostrado na Figura 4, preencha com seus dados e ao final será enviado um e-mail para ativação da conta .

Tela do Site: Developer Apple - Formulário de cadastro

Figura 4 – Tela do Site: Developer Apple – Formulário de cadastro

Depois de finalizado o cadastro, verifique na conta de e-mail informada no registro. Pode ser que o e-mail de confirmação vá para a caixa de SPAM, minha dica é verificar lá ou aguardar mais um pouco, em geral o e-mail é disparado imediatamente com a conclusão do cadastro.

Depois de confirmado o cadastro, que é basicamente clicar em um link, estamos habilitado para baixar a ferramenta de desenvolvimento (XCode).

Baixando e instalando XCode

Para começarmos a desenvolver aplicativos para iPhone, iPod e iPad, uma ferramenta (XCode) única disponibilizada gratuitamente pela Apple em sua Loja (AppStore), o que necessitamos é somente de uma conta no AppleID, o que fizemos no tópico anterior. O XCode fornce tudo que é necessário para o ambiente de desenvolvimento de aplicativos, nele contém os pacotes da versão mais recente do iOS SDK (6.0), um built-in editor (editor de código-fonte), editor da interface gráfica (Interface Builder), ferramentas de depuração, analisadores e o mais importante emuladores (iPhone e iPad) para simular e testar os seus aplicativos sem a necessidade de ter um dispositivo físico.

Os emuladores da Apple representa bem os aparelhos físicos, uma dica que deixo é usar monitores de grande resolução, pois ele ocupa boa parte da tela, por exemplo um macbook pro de 13 polegadas o novo emulador do iphone 5 estoura a tela, obrigando a utilizarmos um troque de zoom do dispositivo, fazendo com que ele remova todas as bordas e deixe somente um retângulo representando a tela.

Bom vamos ao ponto, como baixar e instalar. Existem duas maneiras, a primeira ela é uma atalho da segunda maneira, então vou comentar em texto da primeira maneira e mostrar visualmente a segunda.

Forma 1: Clique no ícone da AppStore, depois de aberto digite na pesquisa XCode, como é demostrado na Figura 7. Com o resultado retornado clique em instalar no aplicativo XCode (para desenvolvedores), em geral aparece em primeiro lugar na pesquisa, irá começar a baixar e logo após será executada a instalação.

Forma 2: Acesse o site da Apple na guia de Tecnologias, será apresentada uma tela igual a Figura 5, abaixo, clique em Download Xcode em destaque.

Site de Download XCode

Figura 5 – Site de Download XCode

Depois de clicado abrirá uma tela, Figura 6, onde você visualizará as especificações do XCode e informações da ferramenta, um pouco abaixo do lado direito do video temos um botão: View in Mac AppStore, clique neste botão, você irá para uma outra tela, onde esta com o link itunes e também seu aplicativo AppStore irá abrir.

Site de Download XCode

Figura 6 – Site de Download XCode

Com o AppStore aberto clique em instalar do ícone XCode (para desenvolvedores) em destaque na Figura 7.

AppStore: XCode

Figura 7 – AppStore: XCode

Pode ser que seu AppStore peça o AppleID e sua senha, digite o e-mail cadastrado anteriormente e sua senha, depois aguarde o termino do download e da instalação, ao final deste processo o aplicativo XCode irá aparecer na lista de aplicativos ou no launchpad dependendo da versão do seu Mac OSX, demonstrado na Figura 8.

Launchpad

Figura 8 – Launchpad

Conclusão

Como você pode notar que não tem segredo algum para baixar o iOS SDK, é bem simples, seguindo os passos descritos não há como errar.

Então não perca tempo e comece hoje mesmo o download do SDK, é um pouco demorado , pois ele é meio grandinho pesa cerca de 1.3GB, para quem tem uma banda larga de alta velocidade por exemplo de 10, 20 MB vai até que rápido, como tenho uma de 4MB demora por volta de umas 2/2.30 horas, mas a espera vale a pena!!!

Se ficou alguma dúvida, fique à vontade para escrevê-la nos comentários e teremos o maior prazer em responder! Um grande abraço e até a próxima.

2 Comentários

  1. Lucas

    Parabéns pela matéria!!!
    Mas deixa ver se eu entendi “meu notebook Dell com processador I7 não serve pra isso”??

    Responder
    • Thiago Filadelfo

      Olá Lucas, obrigado e em breve teremos mais artigos!!
      Então seu equipamento tem uma boa capacidade de processamento mas para rodar o MacOSx tem que ser máquinas da Apple. Mas tem uma forma que fazemos máquinas virtuais, e seu micro é potente, dai nem vai travar muito. Eu por enquanto não pretendo fazer artigo disto, mas procura no Google sobre VirtualBox + MacOSx ou Hacktouch. O que comentei acima não é recomendado pela Apple.
      Forte abraço e até mais.

      Responder

Deixe uma Resposta

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

© 2017 Mochileiro Digital.

Compartilhe: