Chrome ganha novo motor e central de notificações

Essa nova versão está disponível para Linux desde 17 de junho

O Google acaba de tirar do forno a nova versão de seu navegador Chrome, a versão 28, que já está disponível para download e é compatível com Windows e Mac.

Essa versão marca a primeira vez que o Google disponibilizará o Chrome com um novo “motor”, ou engine. Na versão 28, o Chrome deixa para trás o Webkit e começa a utilizar sua engine conhecido como Blink. Uma outra novidade que está disponível apenas na versão pra Windows, é o centro de notificações. Se você já utilizou o Chrome OS, esse recurso não será novidade. A versão para Mac logo receberá esses recursos.

Essa atualização já estava disponível para o Linux desde 17 de junho e a partir da versão 28 as distribuições de Linux que suportarão o Chrome serão a Ubuntu 12.04+, Debian 7+, OpenSuSE 12.2 + e Fedora 17+. O “+” significa versões superiores, como exemplo Ubuntu 12.10.

chrome browserAs notificações do navegador foram melhoradas e agora suportam extensões e aplicativos do Chrome. A partir da nova versão elas vão mostrar textos e imagens, permitindo também que o usuário interaja diretamente com elas. Como as notificações funcionam em um processo separado, os usuários as receberão mesmo com o navegador fechado. Eu acredito que o Google tenha pecado nesse ponto: imagina você utilizando seu computador para qualquer outra coisa que não seja a navegação na web e de repente começam a pular notificações do Chrome na tela!?!?!?!

De acordo com o Google, as notificações serão “bonitas, úteis e engajantes”. E elas também podem ser configuradas para exibir textos e imagens, além de ações dentro do pop-up.

Os desenvolvedores também vão se beneficiar do centro de notificações, já que eles poderão incluir as notificações em seus aplicativos e extensões. Se você se interessou, já pode baixar o aplicativo teste e sua documentação. O Google busca o máximo de feedbacks sobre o novo serviço.

Você poderá utilizar outros tipos de formatos para suas notificações. Por exemplo: um aplicativo de e-mail poderá mostrar várias mensagens não lidas em uma única notificação. O usuário poderá configurar prioridades e determinar quanto tempo elas aparecerão em sua tela.

Vale lembrar que essa atualização também corrige vários bugs e falhas de segurança. Você pode baixar a versão 28 ou atualizar diretamente do Google Crome.

Se você já utiliza essa nova versão nos conte o que achou!

Deixe uma Resposta

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

© 2017 Mochileiro Digital.

Compartilhe: