Aprenda Klingon com o Bing da Microsoft

O tradutor estará disponível por tempo indeterminado.

ATUALIZADO: A Microsoft já atualizou o Bing com o idioma Klingon: http://www.bing.com/translator/. “Mochileiro Digital” em Klingon é DIghItal bachtlhpachtlher. O negócio é conseguir pronunciar isso!

Se você é fã de Star Trek, “Trekker” ou é apenas um curioso, essa é para vocês! A Microsoft, em uma ação de marketing conjunta com a Paramount Pictures, lançará hoje o recurso de tradução no seu sistema de busca, o Bing, que permitirá a conversão de 41 idiomas para o Klingon. Frases clássicas como o famoso grito de guerra Klingon “Heghlu’meH QaQ jajvam!” (que traduzido significa “Hoje é um bom dia para morrer!”) e muitas outras poderão ser traduzidas para o inglês, francês, espanhol, português e até Hebreu. Por isso, se você se considera um Klingon nativo, será possível traduzir do idioma espacial para outros idiomas falados aqui no planeta Terra!

klingon james doohan

Engenheiro Scott

A ação se deve ao lançamento do filme Star Trek Into Darkness, ou Além da Escuridão, que  tem data de lançamento para 17 de Maio nos Estados Unidos e 14 de Junho aqui no Brasil. O projeto contou com a participação do engenheiro Eric Andeen, que é uma das poucas pessoas deste planeta que fala Klingon. Craig Beilinson, diretor de comunicação para o serviço Bing, informou que há também outras pessoas envolvidas no projeto, que possuem um conhecimento vasto no campo da linguística ou que são “trekkers de carteirinha”: “esse foi um projeto de amor com pessoas das mais diversas origens”.

O idioma Klingon foi desenvolvido pelo especialista em linguística Marc Okrand, que baseou o idioma no vocabulário criado pelo ator James Doohan (1920-2005) para o primeiro filme do universo Star Trek lançado em 1979. Foi a primeira vez que se ouviu o idioma em um filme da série Jornada nas Estrelas! E para quem não lembra, Doohan estreou como o engenheiro Montgomery Scott, que atuou tanto na série de TV como nos primeiros filmes lançados para o cinema. Por isso, além de consular Andeen, a equipe do Bing trabalhou junto com Okrand no desenvolvimento desse tradutor.

O tradutor Klingon estará disponível ainda hoje para o Bing e posteriormente será lançado como um aplicativo para o Windows Phone.

 

Deixe uma Resposta

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

© 2017 Mochileiro Digital.

Compartilhe: