Sony anuncia um novo modelo de TV 3D ‘exclusivo’ para Gamers

Nova TV "Playstation" promete inovar a forma de entretenimento dos jogos cooperativos, e com certeza vai caber na sua sala e no seu bolso!

A Sony, assim como a Nintendo, se esforçam por trazer novos conceitos e quebrar paradigmas visando sempre a satisfação de seus fãs (e encher os bolsos, claro!). Assim como com o blu-ray, a gigante japonesa está decidida a consolidar a tecnologia 3D como um item indispensável no mundo do entretenimento e na sala de estar de todo o mundo. Por isso, ela apresentou um novo modelo de televisor 3D totalmente direcionado para os adoradores de games.

A princípio e sem passar muitos detalhes, os principais diferenciais do modelo serão o preço, 499 dólares, o tamanho de 24 polegadas (o objetivo é atender do estudante que mora num cubículo até uma família grande que vai precisar comprar mais de uma dessas!), e o fato de 2 jogadores poderem disputar partidas sem aquela bendita divisão de tela ao meio. Ou seja, chega de tentar jogar Kilzone, por exemplo, dividindo a tela com alguém, sem quase conseguir enxergar nada no meio do tiroteio! Quanto a esse último diferencial, como será que eles farão isso??? Mágica, bruxaria… Não.

Fonte: Playstation Blog

Se você chegar próximo da sua TV, vai perceber que a tela é formada por “pontinhos” enfileirados, tanto horizontal como verticalmente. Dependendo da tecnologia que você tem (plasma, LCD e LED), a imagem pode ser formada de uma forma diferente, mas sempre linha horizontal por linha horizontal. Só que como elas se formam muito rapidamente, ou seja, esses pontinhos acendem e apagam tão rápido, que nossos olhos não percebem. Sabe aqueles números que geralmente se associam às TV, como frequência de 120 Hz (Hertz), 240 Hz, e até 960 Hz? Esses números representam justamente essa velocidade de criação das imagens. Convertendo para segundos, o modelo de 120 Hz demora 0,0083 segundos (é só dividir 1 por 120!) para criar uma imagem completa (ou preencher a tela da sua TV com todas as linhas horizontais possíveis). Ou seja, é rápido pra caramba!!

Aplicando esse mesmo princípio, a nova TV da Sony terá que gerar 4 imagens diferentes muito rápido, sendo 2 imagens para cada olho dos óculos 3D. Acho que aqui vale mais duas explicações:

● A quantidade de linhas horizontais de cada TV é o que define a tal definição. Modelos que exibem imagens em Alta Definição são capazes de gerar, pelo menos 720 linhas horizontais progressivas (ou sequenciais, linha 1, linha 2, linha 3… linha 720). Os modelos FULL HD são capazes de gerar 1080 linhas horizontais progressivas, o que é impressionante.

● Com relação a tecnologia 3D, as TV emitem sinais para os óculos de forma que eles “abrem” e “fecham” as imagens de maneira ordenada em cada olho, criando o efeito 3D.

● Quanto maior a resolução (quantidade de linhas) e a frequência de criação das imagens, melhor é a TV. Além disso, quanto mais filtros para eliminar as deficiências de sinal e de imagem, melhor a TV se torna também, porque oferece mais recursos e imagens mais atraentes para os nossos olhos.

● Só pra exemplificar: se uma TV tem 240 Hz de frequência, então ela transmitiria 60 Hz para cada olho, de forma que 2 pessoas poderiam jogar em tela cheia, cada um enxergando seu próprio jogo.

Quando a Sony soltar mais detalhes técnicos comentaremos aqui no blog!

Tags:

6 Comentários

  1. alessandro

    gostaria de saber se eh possivel jogar com esse efeito na 3d ativa sandung… pois o mes que vem vou comprar uma tv e a sansung 7000 pra mim ja esta de bom tamanho porem se eu acahr uma serie 8000 na promocao eu fico uma … pelo fato de tentar assistir um 2d em 3d… que se for como a lg o efeito 3d gereado do 2d nao me agradou entao ,, nao vai fazer tamtam diferenca pra mim… mas gostaria de saber sua opiniao sobe isso .. nao me importo se os oculos sao mais caros apenas quero saber se eh possivel ver jogadores cada um em sua tela… estava decidido a levar uma sansung quando me deprei com esse recurso simples das 3d passiva… agora estou entre a tv snasung e phlips extra wid…qual tenho dois filhos que adorariam jogar com tela dividida cada um na sua tela … e claro eu nao fico de fora rskkkk.abracos

    Responder

Deixe uma Resposta

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

© 2017 Mochileiro Digital.

Compartilhe: