O que é Full HD? É o mesmo que Alta Definição?

Quer entender um pouco melhor os tipos de resolução de vídeo atuais? Quer saber as diferenças entre o HD e o Full HD? Preparamos um artigo que vai ajudar a desmistificar esse assunto e tirar as principais dúvidas pra quem ainda não ingressou no mundo da alta definição.

Depois do grande sucesso  do nosso artigo sobre TVs 3D (obrigado a todos que participaram e que comentaram!), resolvi escrever este para dar uma orientada sobre os tipos de resolução, e tentar mostrar as diferenças entre sinais de resolução padrão, alta definição (ou HD) e o “Full HD”.

Nos Primórdios

A resolução padrão corresponde a quantidade de linhas horizontais e verticais geradas por um dispositivo de imagem. Como no nosso caso eu vou focar nas TVs, então corresponde a quantidade de linhas que são compõe cada imagem criada por esses aparelhos.

Eu não vou resgatar as resoluções do primeiro televisor (faz muito tempo!), mas o valor padrão corresponde a 640 linhas verticais por 480 linhas horizontais, que estava longe do “Full HD”. Essa resolução é muito comum nas TVs de tubo que temos hoje, e é a mesma desde os anos 90. Se você tem uma dessas em casa, pode contar as linhas que você vai chegar nesses valores.

Outra informação importante e que precisa ser levada em consideração quando falamos nesse tema é como as linhas horizontais são criadas. Como uma forma de convenção mundial, a simbologia para escrever um formato de resolução é a seguinte: número de linhas horizontais, e as letras “i” ou “p”. Além desse padrão (já vou explicar melhor o que isso significa), os fabricantes precisam obedecer a uma relação de linhas verticais e linhas horizontais, para então poder utilizar essa simbologia. Isso garante que as TVs tenham sempre as mesmas proporções, e “facilita” a vida das produtoras de filmes, emissoras de TV, desenvolvedoras de jogos, etc., porque não precisam se preocupar em ficar criando conteúdo para infinitos tipos de possibilidades de formatos de tela!!!

Bom, então para representar a resolução padrão, escreve-se 480i (sim, é minúsculo), ou, 480 linhas horizontais entrelaçadas. As 640 linhas verticais não precisam ser escritas por causa da padronização que mencionei, e portanto, toda TV desse tipo terá 640 linhas verticais e 480 linhas horizontais. Mas e o “i”, ou entrelaçadas? Essa é a tecnologia utilizada na criação das linhas horizontais e significa que, nos casos das entrelaçadas, as linhas ímpares são criadas primeiro, e as pares depois (ou vice-versa). Ou seja, linhas 1, 3, 5, 7, 9, … 479 primeiro, e depois 2, 4, 6, 8, …480. Mas e as linhas verticais? Bem, essas não são criadas, mas sim demarcadas quando as linhas horizontais são criadas. Se você reparar bem, as linhas horizontais são contínuas, mas “pontilhadas”. Isso ocorre porque a linha é formada pelo acendimento de pixels (os pontinhos da linha), que como estão alinhados, podem ser contados também na vertical.

A Revolução do DVD

Com o lançamento dos DVDs, a tecnologia de geração das imagens evoluiu junto, e foi desenvolvida uma forma de se gerar as linhas de maneira seqüencial, ou progressivamente. Com isso, os filmes eram gravados, ou reproduzidos em 480p, ou, com 480 linhas horizontais criadas seqüencialmente. Aí alguém vai perguntar: mas por que não fizeram isso desde o início? Sem entrar muito nesse negócio de história de novo, é importante lembrar que as TVs de tubo foram uma revolução, e eram extremamente complexas. Um canhão disparava elétrons contra uma tela que continha fósforo na superfície interna (do lado de dentro da tela), fazendo com que estes acendessem, criando as imagens. O canhão, por estar no vácuo, percorria linhas em ua velocidade incrível (percorria a tela toda 60 vezes por segundo), mas tinha sérias limitações no controle do posicionamento, na precisão e na velocidade (mesmo no vácuo, o canhão ainda era mecânico). Por isso, era mais fácil programá-lo para percorrer linhas ímpares e pares separadamente. Porém, com a evolução da tecnologia, os controles sobre ele foram aperfeiçoados, ao ponto de não ter apenas um, mas três canhões funcionando sincronizados (daí apareceu as TVs coloridas, porque um canhão gerava a cor vermelha, outro verde e outro azul, que dependendo da intensidade, geravam as cores das imagens, bombardeando o fósforo da tela). Coisa de louco, né?!

TV de Tubo

Exemplo de canhão de elétrons das TVs de tubo.

Com o desenvolvimento da tecnologia progressiva, o “céu” passou a ser o limite! Além disso, o desenvolvimento de outras formas de geração das imagens, como o Plasma, o LCD e o LED, as limitações de canhões de elétron foram sendo eliminadas e foi possível criar mais linhas aumentado o tamanho das telas. O tamanho, ou a quantidade de polegadas é importante, para que os padrões de resolução possam ser seguidos.

Depois então tivemos os formatos 720p, com 1280 linhas verticais e 720 horizontais progressivas, e 1080i, com 1920 linhas verticais e 1080 horizontais entrelaçadas. Esses dois formatos foram motivo de discussão durante anos, para saber qual era o melhor. Tecnicamente, as diferenças não são tão visíveis, mas o 720p virou um padrão para os conteúdos batizados então de “Alta Definição”, ou “HD” (só HD, e não “Full HD”). Então, toda vez que você ler essas duas letrinhas, significa que a TV é capaz de gerar imagens em 720p.

TV de LCD - Modelos Full HD surgiram apenas nas gerações mais novas

Full HD – Altíssima Definição

E depois, num passado não tão distante, surgiu o formato “Full HD”, que corresponde a 1980 linhas verticais e 1080 horizontais progressivas. Esse formato pegou carona com a briga entre os novos formatos de mídia, o HD-DVD (lembra dele?) e o Blu-ray, que viriam para substituir as limitações de espaço físico do DVD (um disco de blu-ray tem o espaço equivalente a quase seis DVDs!) . Já sabemos que o Blu-ray ganhou a disputa, mas os DVDs continuam aí firmes e fortes.

Com resoluções e capacidade de armazenamento maiores, a qualidade dos conteúdos de vídeo cresceu exponencialmente, permitindo que outras tecnologias, como o 3D, pudessem ser desenvolvidas.

Bom, é isso, comentem, curtam, e estamos aqui pra ajudar com qualquer dúvida que tiverem!

[ ]’s

48 Comentários

  1. Giovanni

    Por favor me esclareça uma dúvida.
    Vou comprar uma tv led, apenas para assistir a programação da Sky HD.
    Uma tv com 60hz é o suficiente?Ou seria melhor uma de 120 hz?
    Estou entre estes dois modelos:
    Samsung un40d5500 – Smart TV
    Samsung un40d6000 – 3D
    você teria outra sugestão?

    Responder
    • Augusto Botossi

      Para SKY HD, 60Hz pode ser o suficiente, mas eu iria de 120Hz Giovani, porque caso você queria assistir a um blu-ray ou coisa parecida, a qualidade aumenta drasticamente. Por isso, minha sugestão é a D6000.

      Responder
      • Giovanni

        Augusto,
        Particularmente, você prefere as Samsung ou LG?
        Quanto mais eu leio à respeito, mais fico na dúvida.
        No meu caso o que você sugere:
        Samsung 40d6000 ou LG LW4500?
        Ou devo investir um pouco mais?
        Samsung 40d6500 ou LG LW 5700?
        Qual vai apresentar a melhor imagem para sinal digital e analógico?
        Me fale qual delas você compraria e porque?
        Desde já obrigado.

        Responder
        • Augusto Botossi

          Eu compraria a D6500 por considerá-la mais completa, e porque para games 3D ela é melhor. Mas no seu caso, se games não for um requisito importante, eu acho que a LW5700 é a melhor escolha para você. A imagem das duas é muito semelhantes, sendo que a diferença está mesmo na qualidade do 3D (a D6500 pode levar uma pequena vantagem, dependendo daquilo que você for assistir). E para 3D ocasional, ou só para filmes, a LW5700 tem a vantagem dos óculos mais leves e mais baratos.

          Responder
  2. Igor LOpes

    Ola amigo seu site é muito bom, acompanho sempre com seus reviews e tudo e queria saber se a tv Philips de 40 pol serie 7606 vale a pena ou sera perca de dinheiro, elas tem umas funçoes que interessaram, como freqquencia podendo chegar a 480hz e a resposta de 2ms, a funçao amblilight.
    mas keria saber se realmente ela vale a pena ou sera dor de cabeça?
    keria ela para PS3

    vlw

    Responder
    • Augusto Botossi

      Obrigado Igor!!! Me parece ser uma boa TV sim Igor, mas você percebeu que não é 3D certo? Não que isso seja um problema, mas só estou alertando porque pode ser que você tenha lido alguma coisa diferente por aí. A única correção que eu gostaria de fazer a respeito do modelo é que a taxa de atualização real é de 120Hz. Os 480Hz são simulados, onde a TV cria quadros com base em um algoritmo para criar o efeito. Mesmo parecendo uma coisa boa, eu te adianto que pode não ser, mas aí depende de cada situação (daquilo que você vai assistir). O efeito Ambilight parece paixão a primeira à vista, porque o que tem de gente que gosta desse efeito é brincadeira!!! Eu indicaria só você dar uma olhada no modelo LV5500 da LG, que também não é 3D, e é uma baita TV também. Pelo que li das especificações dela e do tempo de resposta, ela parece ser sim um bom negócio.

      Responder
  3. Márley

    Em primeiro lugar queria lhe parabenizar pelo blog,mto bom.
    Gostaria de saber se 42LV5500 é uma boa TV,pois gostei mto das suas caracteristicas e gostei mto tbm pq achei com taxa de 600Hz.
    E tbm gostaria de saber se a LG é uma marca confiável,pois ouvir vários coméntarios que ela tem dado mtos problemas(principalmente a LE5500 “Time machine”.
    Usarei a TV mais para games e Blu-ray.
    Obrigado.

    Responder
    • Augusto Botossi

      Esse é um dos melhores modelos da LG Marley,mas estou achando esse 600Hz um pouco exagerado. Com certeza isso deve ser referir a alguma outra coisa, porque a taxa de atualização desse modelo é 120Hz. Quanto à confiança, eu escuto muito pouco sobre problemas nos equipamentos da marca. Eu mesmo tenho uma TV de tubo deles que ainda está funcionando (comprei em 2005). Acho que varia muito do modelo, lote e pessoas que compram. Para games e blu-ray, é boa sim!!!

      Responder
  4. eduardo

    olá augusto, por favor me esclareça uma coisa , eu possuo tv por assinatura a via embratel o padrão não é HD portanto pergunto: qual tv seria melhor tubo, lcd ou led? qual resolução?, nao jogo videogame nem assisto filmes em bluray. agradeço desde já.

    Responder
    • Augusto Botossi

      Tudo vai depender do quanto você quer gastar Eduardo. Eu iria de led porque o preço já caiu bastante, e ainda há alguns modelos que não são 3D que podem ser uma opção pra você.

      Responder
      • EDUARDO

        obrigado augusto,porém tenho dúvidas pois como escrevi a assinatura que tenho é da via embratel com sinal digital standart, assim como a imagem ficará em uma tv de led full hd ????? melhor que a de tubo??? grato novamente até breve!!!!

        Responder
        • Augusto Botossi

          A imagem pode parecer ruim a princípio Eduardo, porque ela vai realçar qualquer defeito que a imagem possa ter. Porém, os modelos de hoje tem vários filtros de ruído, e com alguns ajustes, você vai perceber um ganho muito grande na qualidade da imagem.

          Responder
  5. EDUARDO

    então você poderia me indicar uma marca e/ou um modelo de TV na faixa de até R$1600,00? que possui filtros de ruído ou outro dispositivo para o nivel de imagem que lhe informei? eu gostei do modelo da samsung serie 5 (5800 LED)de 32″. grato novamente espero a sugestão !!!!!!

    Responder
    • Augusto Botossi

      Esse modelo da Samsung é bom Eduardo, e você poderia adicionar a linha a EX525 da Sony, e a 7606 da Philips!!

      Responder
  6. MÁRCIO

    Muito bom o review, bastante esclarecedor. Gostaria se possível de tirar uma dúvida: Estou procurando uma tv pequena para colocar no quarto. A finalidade principal será jogar no PS3, sendo que queria também que tivesse conversor digital integrado. Estava pensando na LG 22 LE5300 ou na Samsung T22A550, porém, pelo que eu entendi a primeira não é full hd. O que vc indicaria? Alguma outra se encaixaria melhor no que eu quero? Acho que até 24” seria aceitável… Obrigado!

    Responder
    • Augusto Botossi

      Meu pai tem o T22A550 na cozinha, e a imagem é realmente muito boa. Só o som que é um pouco diferente, parece som de caixinha de som de PC, mas quando se acostuma, não incomoda. Nesse tamanho, as opções são realmente muito escassas. Eu encontrei dois modelos da CCE e um d AOC, mas achei o contraste baixo, e não os vi pessoalmente para poder recomendar.

      Responder
  7. MÁRCIO

    É, me parece que a SAMSUNG seria a melhor opção mesmo. Mas acho que vou optar pelo t24A550. Espero que o som seja um pouquinho melhor do que o de 22. Obrigado pela resposta!

    Responder
  8. welton

    Augusto boa tarde conheci este site a 2 dias muito bom mesmo li varios post… Minha pergunta eu kero uma 3D pra jogo ps3. Xbox360. alguns bluray via ps3. Sky futuramente skyhd. Tenho wii tbm. Vai ser mais para jogo. Eu ia de led sem 3D. Mas vi a d490 plasma 43. Vai ser uma tv de entrada de plasma e 3D eu li q vc ama plasma tbm li q vc n gosto dela mas por favor me fala se p uma tv d entrada ela eh boa. .Me fala tudo q vc sabe sobre ela e tbm sobre o 3D dela quem sabe eu. n entro para o fan das plasma. Ultima coisa tenho uma lcd 40 ful hd samsung serie 5 sera q vou ver melhora mesmo a d490 n sendo full ” n esqueça d responder essa por favor mesmo o 3D for fraco”. lembrando eh minha tv d entrada mesmo. ” Demorei pra escreve isso eu fico no CEL. Vlw. Suas explicacoes ajudam muito. Abraços

    Responder
  9. João Marques

    Parabéns pelo post esclareceu muitas dúvidas que tinha sôbre resolução das tvs.
    Uma dúvida que permaneçe é a seguinte, meu televisor era um de tubo sony 29″ Wega Trinitron(excelente imagem)e na onda da modernidade substitui por um Samsung 40″ LCD Full HD e ai veio a frustração, imagens borradas em sinal padrão muito aquém da Sony.
    Na cidade onde moro ainda não tem tv de alta definição terestre e tv cara é caro. A pergunta é tem como melhorar a imagem regulando alguma coisa na tv?

    Responder
    • Augusto Botossi

      Você não falou qual é o modelo que você comprou João, mas geralmente essas TVs tem opção de filtro de ruído, e estão nas configurações avançadas de imagem. Tenta habilitá-los e desabilitá-los pra ver se muda a qualidade da imagem.

      Responder
  10. Marcos Soares

    Primeiramente parabéns pelos posts, eles me surpreenderam principalmente por vc responder quase todas as perguntas e também por não ficar na mesmice da maioria dos outros sites além de dar explicações que vão além do óbvio e básico. Quero uma TV 3D principalmente para jogos e percebi que vc indica a samsung d6500 mas minha duvida é: como eu só jogo ps3 uma tv da sony não funcionaria melhor neste caso?

    Responder
    • Augusto Botossi

      Infelizmente não Marcos. E sendo bem sincero, pelo menos pelo que eu testei, se não for os modelos mais caros da Sony (as HX), as outras deixam muito a desejar, mesmo sendo da mesma marca do console, infelizmente. Elas tem um nível de crosstalk alto (aqueles fantasminhas indesejáveis por trás dos personagens/objetos), e isso não é bom para games.

      Responder
  11. Paulo André

    Augusto, tenho acompanhado seu site nos ultimos dias, dentre outros. Mas sempre leio algo que me deixa com um pé atrás quando vou pensquisar sobre tvs.
    Eu possuia uma LCD 40 SAMSUNG LN40C530F1 e gostava bastante dela, ela lia varios formatos de video no usb (uma coisa importante pra mim) e eu achava a imagem dela muito boa, apesar de nao ter aproveitado o maximo dela (nunca usei hdmi, so componente). Recenetemente dei ela, depois de uns 4 meses de uso, e pretendo agora comprar uma outra 40′ e, como usei a SAMSUNG e achei muito boa, pretendo(ia) comprar um modelo um pouco superior ou ate mesmo igual. Aí pesquisei e li que varias pessoas disseram que possuiam samsung lcd que nao duraram 2 anos. Vejo algumas coisas do tipo sobre a LG, entretanto nao pesquisei esta marca amuito afundo. Gostaria de saber sua opiniao sobre a durabilidade dessas ou outras marcas/modelos,pois pouco vejo falarem a respeito.
    Peço ainda sua opiniao sobre qual modelo comprar de 40′ ate uns 2mil. Meu uso é para filmes (pretendo comprar um bluray player em breve), tv a cabo sem HD e filmes baixados.

    Abraço!

    Responder
    • Augusto Botossi

      Olá Paulo! Essa questão da durabilidade é meio difícil de medir, porque há muitos fatores que podem influenciar, e vão desde uma tomada ruim até um lote de TVs com algum tipo de problema. Eu tenho aparelhos de três marcas: Samsung, LG e Panasonic, e até agora não tive problemas com nenhum deles. O da LG eu dei recentemente, era uma TV de tudo (a Lafinion), que comprei em 2005, e nunca apresentou problemas. Por isso, fica difícil eu te dizer exatamente qual é o melhor. O que se pode fazer é adquirir garantia estendida na compra de um novo aparelho, o que pode proteger o seu investimento por algum tempo. Nessa faixa de preço e tamanho, talvez os modelos D5500 da Samsung e LV5500 da LG. Ambos não tem a tecnologia 3D, mas são excelentes.

      Responder
  12. Rogério Mello

    Saudações, equipe dos Mochileiros!
    Augusto, parabéns por este site que realmente mostra da MELHOR forma possível, tudo o que alguém realmente pode e DEVE ler, saber e compreender a respeito de televisores.
    Cada pessoa que compra uma televisão DEVERIA ler estes maravilhosos textos antes de ir até uma loja, pois certamente ela agregaria MUUUUITAS INFORMAÇÕES preciosíssimas que mudariam suas decisões (e fatalmente suas vidas, pois o que tem de TV que estraga ou que frustra os compradores após alguns dias de uso… tu sabes disso melhor do que eu).
    Ainda estou lendo o que vocês e os internautas escreveram.
    Eu e minha namorada vamos comprar uma TV de LED. Minha pergunta é muito simples:
    “Quais as 3 MARCAS e MODELOS de TV LED tu sugeres para comprarmos?”
    Pesquisei em muitos sites, tenho centenas de preços salvos aqui numa tabela do word. Foi quando me deparei com teu site ao digitar no Google as frases “Qual a melhor TV de LED? Samsung ou Sony?” e “Qual a melhor TV LED para jogar PS3?”

    INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA TU FORMULARES A RESPOSTA:
    1) FINALIDADE DA TV: Jogar PS3 e ASSISTIR FILMES EM BLUE-RAY (consequentemente… hehehe!);
    2) ESCOLHEREMOS UMA DE 40, 42 ou 46 POLEGADAS;
    3) PRIORIDADES NA COMPRA: DURABILIDADE & ALTA QUALIDADE DA IMAGEM;
    Estou lendo atentamente todas as informações específicas que vocês colocaram no site, pois queremos comprar uma TV Top, DURÁVEL, de uma excelente marca, para jogar PS3, assistir filmes, assistir programas, tv a cabo.
    Um abraço e aguardo a resposta com urgência. Diariamente visitarei este tópico para ver se você já digitou a resposta.
    Um ABRAÇÃO e parabéns pelo conhecimento impressionante.
    Rogério Mello.
    🙂

    Responder
  13. Rogério Mello

    Olá Gustado.
    Continuo com os mesmos objetivos com a TV. Vi que, de acordo com tuas informações, as TV’S DE PLASMA exteriorizam com mais eficiência, beleza gráfica e resposta às necessidades processuais de um videogame como PS3. E que ainda as TV’S de LED da produtora SONY ainda necessitam de melhoras para oferecer essas mesmas qualidades quando comparada com a V7000, a V8000 (SAMBUNG), a LEX8 e a GT da Panasonic.
    Li a respeito dos modelos de TV conforme a capacidade financeira (entrada, intermediários, alta qualidade, top) e afirmo que a formatação daquele texto está excelente, não necessitando tanto da pergunta, pois existem várias respostas semelhantes. Porém, não iguais.
    No entanto, faço este questionamento: “Se tu fosses indicar 3 TV’S DE LED e E 3 TV’S de PLASMA a um filho seu ou melhor amigo, quero saber as marcas, entre 42 e 47 polegadas.” (PARA JOGAR PS3, BLUE-RAY DO PRÓPRIO CONSOLE, TV A CABO).
    Obrigado.
    Rogério Mello.

    Responder
  14. Rogério Mello

    Boa noite.
    Estou pesquisando a fundo as TV’s e me deparei com alguns modelos. É notável que as TV’S da LG são menos caras que as das Samsung e Sony. Isso procede? Estou com alguns menores preços que encontrei num site que faz busca em diversas lojas e quero quero você analise (na categoria TVS DE ENTRADA):
    LOJA Y: “LG 3D 47LW4500 LED Plana 47 Polegadas”: R$ 2.699 (á vista) e em 12x R$265,78(R$3.189,36).
    LOJA X e LOJA W (2 LOJAS COM O MESMO VALOR): “Samsung Smart TV 3D UN46D6000 LED Plana 46 Polegadas”: R$ 2.799,00 (à vista) e em 12x SEM ACRÉSCIMO.
    LOJA X e Z (2 LOJAS, UMA DELAS É A MESMA QUE VENDE A D6000 CITADA ANTERIORMENTE, A “LOJA X”): “Samsung 3D PL51D491 Plasma Plana 51 Polegadas” (SÓ TINHA DE 51 POLEGADAS): R$ 2.599,00 e em 12x SEM ACRÉSCIMO.
    O que tu diz a respeito?
    Outra loja lançou uma promoção aqui: “TV Plasma 3D 43″ Samsung Conversor Digital Integrado, 3 HDMI, PL43D490, 1 USB, Plasma +1, Anynet+, Planet First , 600 Hz” Barará e Biriri… a R$ 1.798,00 em até 12x (uma economia de R$600,00 de acordo com o site).
    Tu acha que esta última TV me dará uma experiência tri-massa com meu PS3, com filmes blue-ray do próprio console e com TV? E qual das que citei me dará as melhores experiências?
    Eu jogo videogame desde o TELE-JOGO (antes de atari) e acompanhei tudo. Agora tenho PS3 e gosto de jogos o quanto mais reais possíveis.
    Abração.

    Responder
  15. Rogério Mello

    Eu olhei, re-olhei e re-re-olhei.
    KKKKK!!
    Hoje fui até uma loja no centro e vi a TV SAMSUNG PLASMA D491 de 51 polegadas. Estava com um preço bastante convidativo, Augusto. Custa R$ 2.190,00, em até 10vezes. O vendedor foi bastante camarada, o mesmo possui um PS3 tbm.
    Havia outro vendedor na qual, há uns 6 anos, havia comprado um som GENESY da Sony, uma TV 29 da LG e um rack… enfim, um vendedor de confiança e o mais imparcial possível, digamos assim. Conversando com ele, me contou que o único inconveniente deste modelo D491 é o de não ser FULL HD. Ele me disse lá uma numeração da espansão da tela, mas que não era FULL HD. Procede?
    Gostei bastante da TV. No entanto, sendo FULL HD, as coisas melhoram muito não é mesmo?
    Só uma observação: esta sua TV de 63 polegada aí deve ser uma loucura pra jogar PS3. Tá louco!
    Abração, rapaz!

    Responder
  16. Rogério Mello

    Augusto, jah vi que esta TV nao eh full hd.
    Vi que, nas de Plasma com 600Hz que possuem 42pol, soh há no mercado brasileiro a GT30 mesmo neh? Nas de LED (com 240Hz reais) soh existem a partir de 46 polegadas neh?
    Continuarei pesquisando.
    Abração e curta MUITO esta “telinha” de 63 polegadas que tu tens aí!
    🙂

    Responder
  17. Rogério Mello

    Uma pergunta objetiva. Duas TV’S:
    1) SAMSUNG D941 51 POLEGADAS: R$ 2.190,00 (sem juros em até 10x). LOJA FÍSICA.
    2) PANASONIC GT30 42 POLEGADAS: R$ 2.099,00 (sem juros em até 12x). LOJA VIRTUAL.
    3) A MESMA TELEVISÃO DO ITEM “2” NA MESMA LOJA, adicionando 2 óculos 3D: R$ 2.199,00 (cada óculos aí custará R$ 50,00).

    Penso na SAMSUNG, na PANASONIC ou guardo um dinheirinho a mais para comprar a PLASMA VT30 ou a PLASMA D8000?

    USO DA TV: Essencialmente pra PS3, filmes em Blue-Ray, DVD e canais abertos.

    Responder
  18. Rogério Mello

    Durante esses cerca de 8 dias em que descobri o Blog MochileiroDigital, li mais de 1000 comentários e respostas desses 3 blogs relacionados a TV presentes aqui. Concluí que é melhor eu elaborar uma configuração específica e “testar a paciência e profissionalismo dos vendedores brasileiros”.
    Nessa perspectiva, deixo um recado que pode ser útil à todas as pessoas que entram pela 1ª VEZ aqui no Blog e POSSUEM TEMPO PARA PESQUISAR: “Se LERMOS ATENTAMENTE, com TEMPO DISPONÍVEL e, sobretudo, PACIÊNCIA para realmente ler e talvez anotar num caderninho (como estou fazendo), esta atitude com certeza será MUUUUITO mais produtiva do que perguntar o que, provavelmente, está respondido por mais de uma vez em muitos lugares dos blogs sobre TV3D contidos aqui.”
    Fica a dica.

    Portanto, Augusto e demais “componentes da mesa” decidi configurar minha TV (PLASMA) desta forma:
    1) FREQUÊNCIA: 600Hz;
    2) TEMPO DE RESPOSTA: 1ms;
    3) MODO DE ELABORAÇÃO 3D: Ativo;
    4) HD 3D: Full HD3d;
    5) CONVERSÃO 2D P/3D: Sim.
    6) 720pixels ou 1080pixels: Ambos;
    7) PAINEL: Neo PDP;
    Comprarei para jogar PS3, ver filmes Blue-Ray, DVD, além da TV aberta.
    Pelo que anotei, esta configuração contempla TV’s desde a categoria de “ENTRADA” até as “AVANÇADAS” (até onde minhas condições financeiras podem chegar).
    Agora irei até algumas lojas em um shopping de Porto Alegre e testá-las, para decidir e posteriormente procurar pelo melhor preço e pechinchar até dar dor de cabeça em algum vendedor.
    Fica a sugestão para quem ainda não tem uma pergunta específica e/ou técnica, mas sabe quais as finalidades da TV e, como eu, fica meio confuso com TANTAS POSSIBILIDADES assim e decepcionado com tantas “bombas” no mercado.
    Abração.
    PS.: Augusto, se tiver alguma colocação a fazer sobre algum item colocado por mim, favor comentar. Se possível, comente sobre a relação 720 e 1080pixels, tendo em vista que a maioria dos jogos de PS3 roda em 720pixels. Em quais situações eu necessitarei de 1080pixels? Lembro-me de que um dos jogos que tenho (Resident Evil 5: Gold Edition) roda em 1080 pixels. Se a TV tiver este recurso, os gráficos devem melhorar significativamente, não é mesmo?
    Falow.

    Responder
  19. Dorielson

    Olá Augusto, quero te elogia pelo excelente blog.

    Eu estou procurando uma tv pequena de 32 ou 37 (estourando 40) polegadas que me proporcione as seguintes funcionalidade.

    Full Hd, q lê vídeos em formatos divx, xvid, mp4 na porta usb. Taxa de 120hz(no mínimo) ou mais. Que tenha opção de grava a programação em Disco (se possível). Com acesso a internet, e de quebra com a função 3D.
    Minhas utilidades são: assistir filmes e aulas em hd externo, assistir sky HD, e de forma casual: jogar ps3 e assistir algo em 3D.
    Peço que se limite ao valor de 2.500,00.

    Aguardando sua resposta…

    Responder
  20. artur

    minha tv é digital sem conversor. tenho um conversor LB SAT , pois só vive congelando. pretendo adquirir a SKY LIVRE 100% digital, é aconselhável. como faço para obter uma antena e um bom conversor.
    Por favor me ajude…

    Responder
    • Augusto Botossi

      Depende muito da sua região Artur. Talvez valesse a pena chamar um técnico que tivesse condições de medir o sinal de satélite que você recebe aí. Quanto a Sky livre, eu conheço algumas pessoas que tem o serviço e gostam bastante.

      Responder
  21. Luiz Eduardo

    Caro amigo Augusto, é a primeira vez que visito este site, e gostei muito das informações que li, mas estou com algumas dúvidas, pois vou comprar uma tv 3D, e estou na dúvida se compro a Sansung D6500 55″ ou a LG LW 5700, na loja eu vejo as imagens parecidas, mas vou comprar para ver mais é filmes,etc, não gosto de games, pelo que li das especificações, a Sansung possui mais opções, o que me sugere.
    obrigado por me orientar.

    Responder
  22. Ricardo

    Sr Augusto, boa noite.

    Gostaria de sua opínião sobre uma dúvida que está “quebrando a minha cuca”. Estou pensando em comprar uma tv lcd de 32 polegadas, mas já li em vários fóruns pela internet que filmes em dvd não ficam bons neste tipo de tv, que a tv de plasma possui imagem melhor, etc.

    Sendo assim, gostaria de saber:1º) Dvds players ficam melhores em tvs de lcd, led ou de plasma, ou deveria comprar mesmo uma velha tv de tubo? 2º)Os filmes em dvd ficariam bons em um aparelho de blu-ray, “tocando” nesta tv lcd de 32 polegadas?

    Vou usar a tv também para jogar jogos do playstation 2, ou outros consoles mais antigos (como gamecube, dreamcast, megadrive, dentre outros). Nada de X-box 360 ou Playstation 3.

    AH, e parabéns pelo site, o qual pode se notar que é feito com muito esmero e capricho.

    Atte,

    Ricardo.

    Responder
    • Augusto Botossi

      Obrigado Ricardo, pelos elogios! Quanto a sua dúvida, sim, os filmes, desde que originais (ou de boa qualidade) vão rodar bem em uma tv de lcd. Na verdade, é mais uma questão de gosto do que técnica, na maioria das vezes. A minha única recomendação neste caso seria sugerir que ao invés de você comprar um TV de LCD, e se couber no orçamento, claro, é comprar uma TV de LED. A diferença na imagem é bem signficativa, e acredito que você desfrutaria mais dos filmes. Onde se nota uma diferença grande entre as tecnologias Plasma, LCD e LED é em TV aberta, porque se a qualidade do sinal for ruim, a imagem fica realmente pior nas LCDs e LEDs.

      Responder
  23. ivete

    ola vou ser bem objetiva na mnha pergunta jogar vide0 game na televisao de plasma 51 polegadas estraga a tv

    Responder
  24. Yuri

    Oi, tudo bem? Adorei o post!
    Você sabe me dizer se os filmes do começo dos anos 2000 já eram filmados em HD ou só em 480? Essa é uma dúvida que me consome. Ao meu ver já eram filmados em HD…
    E a qualidade de imagem capturada se difere de qualidade por resolução?

    Responder
  25. Renan

    Olá. Quero comprar uma boa TV de LED, sem 3d. Tem alguma sugestão? eu estou vendo a LG 42LS5700, po 1990,00.. sera q encontro alguma melhor por esse preço?

    Responder
  26. Tamara Teixeira

    Olá! Estou em duvida entre Sansung eh 6030 e sony bravia ex 655, o uso basicamente é pra tv sky e sinal aberto, filmes… queria uma de melhor qualidade de imagem o que vc me recomenda?

    Responder

Deixe uma Resposta

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

© 2017 Mochileiro Digital.

Compartilhe: