Novo malware do Android consegue infectar até PCs

O número de vírus e malwares que atacam dispositivos móveis que rodam o sistema Android tem aumentado muito nos últimos anos.

Malware criado para Android pode infectar PC’s com Windows

Os pesquisadores da empresa de segurança digital Kaspersky descobriram a existência de um malware para o sistema Android que também infecta computadores com o sistema operacional Windows. Na realidade o malware se disfarça de um aplicativo que em teoria faria a limpeza da memória, só que na verdade esse arquivo malicioso causa sérios danos ao seu Smartphone ou tablet, sem mencionar o fato de que se seu aparelho estiver contaminado ele pode infectar seu PC quando você faz a conexão do celular via USB.

A Kaspersky afirma que esse malware tem o conjunto de recursos mais extenso conhecido para infectar aplicativos móveis. Para se ter uma ideia de como esse vírus é perigoso, ele é capaz de apagar todo o conteúdo do cartão SD do Smartphone/tablet, conectar-se em redes WiFi abertas, enviar SMS sem seu consentimento, coletar informações de seu dispositivo e abrir links maliciosos automaticamente pelo seu navegador.

malware android grafico

Gráfico mostra o crescimento do número de Malwares para Android no final de 2011

Quando esse malware é instalado e executado no Android, o aplicativo reinicia em primeiro plano fazendo com que o usuário pense que o aplicativo realmente está fazendo a limpeza da memória do dispositivo, mas na realidade o aplicativo está fazendo download de três arquivos para dentro do seu cartão SD e quando seu Smartphone é conectado ao PC um dos arquivos é executado automaticamente, infectando-o.

Diferente da maneira como o malware age no Android, no Windows, ele não é tão sofisticado, apenas é capaz de tomar o controle do microfone para realizar gravações, criptografá-las e enviá-las para o desenvolvedor do malware. Segundo a Kaspersky, os principais alvos são pessoas que utilizam Smartphones Android de baixo custo que buscam maneiras de deixar o aparelho mais potente e também que utilizam o sistema operacional Windows sem softwares confiáveis e desatualizados quanto à segurança.

A existência desse malware é preocupante mas não é inédita; a evolução de arquivos maliciosos para o sistema do Google é assustadora! Cresceu muito o número de arquivos maliciosos para dispositivos móveis e ao que tudo indica, o sistema do Google é o alvo preferido.

Uma dica para manter-se longe de infecções é baixar apenas apps conhecidos de fontes seguras, leia sempre os comentários de quem já utilizou o app e veja a reputação do desenvolvedor.

Prevenir ainda é a melhor solução.

Deixe uma Resposta

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

© 2017 Mochileiro Digital.

Compartilhe: