Google Play Store disponibiliza apps com malware

Pelo menos 68.740 apps possuem algum tipo de Malware.

Google Play Store precisa ter controles de segurança melhores

A empresa de segurança Trend Micro, realizou uma pesquisa e constatou que dos 2 milhões de aplicativos disponíveis para Android, praticamente 25% é malware. E a coisa não para por aí: entre os 700 mil apps oferecidos pela Google Play Store, 10% são aplicativos maliciosos. É meus amigos, a coisa está feia!

google play store apps malwareO termo malware é nascido do inglês e significa “malicious software” e em português software malicioso. Malware são aplicativos criados para infiltrar-se de forma ilícita em sistemas operacionais, danificando e roubando informações do usuário. Portanto fique muito atento para qual app você vai utilizar em seu dispositivo. Uma boa dica é sempre ler os comentários dos usuários e verificar se o app é confiável, não sai instalando tudo que você achar legal, informe-se primeiro.

Entre todos os aplicativos desenvolvidos para Android desde outubro de 2012, 293.091 são programas maliciosos e 150.203 são de alto risco, e 68.740 destes estão disponíveis para download na Google Play Store. Os outros aplicativos são encontrados em loja de terceiros, principalmente na Rússia e China.

Como o Android é um sistema de plataforma aberta, qualquer programador pode desenvolver aplicativos para ele fazendo assim programas com conteúdo nocivo para os usuários. O Android está em 70% dos Smartphones comercializados no mundo.

Rik Fergunson, diretor de pesquisas de segurança da Trend Micro, informou que a Microsoft, criadora do sistema operacional mais utilizado no mundo todo, o Windows, demorou 14 anos para atrair uma quantidade de códigos maliciosos que o Android adquiriu em menos de 5 anos. Rik Fergunson afirma que: “Há certo ceticismo junto de uma forte convicção de que a indústria de segurança pode estar vendendo soluções para um problema que não existe, ou se essa segurança só existe em países distantes e com lojas que oferecem poucos aplicativos”.

Uma boa notícia foi dada pelo conselheiro de segurança da F-Secure Labs, Sean Sullivan, que afirmou que a nova versão do sistema operacional Android 4.2, “Jellybean”, é mais seguro e vai impedir a ação de muitos programas maliciosos.

Mesmo não tendo a segurança que o iOS da Apple e o Windows Phone da Microsoft, a previsão é de que até o final de 2013 a quantidade de vírus para Android diminua.

Sinceramente, eu duvido.

Deixe uma Resposta

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

© 2017 Mochileiro Digital.

Compartilhe: