Conexões: o que saber e porque são importantes!

Quer saber as principais diferenças entre as conexões de áudio e vídeo? Qual é a melhor? Explicamos aqui as principais diferenças e damos algumas dicas pra entender melhor esse tema.

Conexões: uma grande “sopa de letrinhas”!

Quanto falamos de TVs, decodificadores de sinal de TVs por assinatura, home theaters, PCs, etc., sempre esbarramos nesse tema, conexões, mesmo que sem perceber. Se eu quero ligar a minha antena do prédio, por exemplo, na TV, eu preciso conectar um cabo o cabo coaxial (que é geralmente branco) na conexão de entrada de antena da TV. Ou, se quero ligar o meu PS3 na TV, geralmente utilizamos o tipo de conexão HDMI, e por aí vai.

Por isso, a ideia do artigo é mostrar quais são os principais tipos de conexão, as diferenças e ajudar até quem está com dúvida de como conectar os equipamentos mais comuns.

Conexão coaxial

Essa é a mais comum de todas, porque é mais utilizada para transmissão de sinais de TV, internet (no caso das operadores de cabo) e áudio. O cabo que é utilizado para esse tipo de conexão é o mostrado no exemplo abaixo, e é constituído por uma ponta de cobre, uma camada isoladora e uma malha (geralmente de cobre também) para diminuir as interferências externas (que podem causar perdas de sinal, por exemplo).

conexoes-cabo-coaxial

Esse tipo de conexão consegue enviar sinais de áudio, vídeo e dados, mas depende de um decodificador de sinais bom para dividir esses sinais e minimizar possíveis de perdas de qualidade a um limite muito pequeno. No nosso caso, onde vamos nos concentrar somente em áudio e vídeo nesse artigo, esse tipo de conexão é a indicada, quando falamos de qualidade. Justamente por permitir que a imagem e o som trafeguem juntos, não há um tratamento adequado dos dois por parte da TV nesse tipo de conexão.

A exceção é se ela for utilizada para enviar somente áudio, como no dos home theaters por exemplo, onde o conector passa a ser um pouco diferente (ele aparece como um encaixa na cor laranja, geralmente):

conexoes-cabo-coaxial-audio

Cabo utilizado para transmitir sinais de áudio (home theater)

 

conexoes-cabo-coaxial-tv

Cabo utilizado para transmitir sinais de áudio e vídeo

Conexão RCA (ou Vídeo Composto)

Esse é o tipo de conexão mais conhecido, porque é o mais utilizado na conexão entre equipamentos de áudio e vídeo. Aqui, vídeo e áudio já são divididos e transmitidos por meio de cabos individuais: um para o vídeo e dois para o áudio, o que forma aí o sinal de áudio estéreo (um cabo para os sons do “lado direito” e outro para o “lado esquerdo”, ou os tais canal direito e canal esquerdo).

conexoes-cabo-rca

Amarelo para ovídeo, e Branco e Vermelho para o áudio

Há um ganho substancial de qualidade entre as duas conexões (RCA sendo superior à coaxial), mas com a evolução desse tipo de tecnologia, outros tipos melhores já surgiram.

Conexão S-vídeo

Como o próprio nome já diz, esse tipo de conexão veio para elevar a qualidade do sinal de vídeo. Ela depende de um tipo de conexão para o áudio, e por isso 99% dos equipamentos são fabricados de forma que as saídas de áudio do tipo RCA sejam utilizadas em conjunto com a S-vídeo.

O que difere esse tipo de conexão da RCA (no caso do vídeo) é que o sinal ele é dividido, onde o sinal de imagem branco e preto é enviado separado do sinal que determina as características das cores. Esse padrão era muito comum em câmeras de vídeo, mas é comum também ser encontrado em decodificadores de TV a cabo como uma opção de melhor imagem.

conexoes-cabo-s-video

Cabo para S-Vídeo

Vale destacar que estes, assim como os antecessores, não são capazes de enviar sinal em HD (ou alta definição).

Vídeo Componente

Aqui já se começa a ver melhoras significativas na imagem! Antes do aparecimento do HDMI, que vamos falar abaixo, o vídeo componente era o que havia de mais avançado na questão de conexão de vídeo. O sinal de vídeo é dividido em três partes: dois sinais de cores, que são transmitidos pelos cabos azul e vermelho (que representam as respectivas cores) e um outro sinal com as informações do brilho/contraste (luminância).

conexoes-video-componente

Sinal de vídeo dividido em três

Uma informação relevante sobre esse tipo de conexão é que ela é capaz de gerar sinais em HD (até 720 linhas progressivas de resolução, ou 720p), mesmo sendo uma conexão analógica (que significa que o sinal é enviado da forma como é gerado, e não transformado em sinais digitais, “zeros e uns”, antes de ser reproduzido). Ah, mas vale lembrar também que esse tipo de conexão é só vídeo, e portanto, é preciso utilizar uma conexão RCA de áudio para transmitir o som.

Conexão HDMI

Bem-vindo a era digital! A conexão HDMI (que significa, do inglês, interface multimídia de alta definição), expandiu as possibilidades do universo “áudio e vídeo”, tornando possível a transmissão de sinais de alta definição, tanto de vídeo, como de áudio, e por um mesmo cabo. Esse tipo de conexão se tornou muito comum e hoje aparelhos como TV 3D, blu-ray player, consoles, home theaters e até placas de vídeo de PC já contam com esse tipo de conexão.

conexoes-hdmi

Cabo HDMI

 

Conexão de Áudio Digital Óptica (ou S/PDIF)

Esse tipo de conexão é muito comum em aparelhos de home theater e blu-ray players, e é capaz de transmitir sinais de áudio em alta definição. Na verdade, ele é muito semelhante em qualidade, com o sinal de áudio coaxial que falei no primeiro item. Ambos são digitais e portanto enviam áudio como uma combinação de “zeros e uns”. O receptor desse sinal é capaz então de convertê-los para o áudio original.

A diferença entre essas duas conexões é basicamente como esse sinal é enviado: no caso da conexão coaxial, ele é enviado como um sinal elétrico. No caso do óptico, ele é enviado como um sinal de luz, porque é transmitido por fibra óptica. Há uma eterna briga entre entre esses duas conexões porque uns dizem que uma é melhor que a outra e que há sim diferenças grandes na qualidade do som. Eu, pessoalmente, não percebo diferença nenhuma.

Dicas para não se confundir e fazer feio

  • Priorize, sempre que possível, a utilização do tipo de conexão HDMI, porque a qualidade do áudio e vídeo são superiores.
  • Não ache que economizar nos cabos é um sinal de um grande negócio: há muitas fontes de interferência em nossas casas hoje em  dia (fornos de microondas, telefones sem fio, equipamentos de áudio e vídeo, aterramento mal feito, muitos cabos espalhados, etc.), e por isso vale a pena investir um pouco mais para ter uma experiência melhor com seus equipamentos. Não precisa comprar cabos que custam mais de 100 reais, mas evite os sem marca, e prefira os que possuem camadas de proteção mais reforçadas.
  • O segredo para não se confundir na hora de mexer nas conexões é lembrar que elas se dividem em dois grupos: conexões de entrada (geralmente aparecem como “IN” nos equipamentos) e as de saída (ou “OUT”). Isso significa que se eu quero mandar um sinal do meu decodificador de TV por assinatura, por exemplo, eu vou usar uma conexão “OUT” do equipamento, e conectá-lo à TV utilizando uma conexão “IN”. Ou seja, utilize sempre uma conexão “OUT” do equipamento que está gerando o sinal de vídeo ou áudio, e conecte a uma conexão “IN” daquele onde você quer reproduzir esse mesmo sinal.
  • Mesmo sendo óbvio, vale reforçar: não é possível conectar equipamentos utilizando tipos de conexão diferentes. Há muita confusão principalmente entre as conexões RCA de Vídeo Composto e Componente: os conectores dos cabos são iguais, mas a conversão do sinal é totalmente diferente. Por isso, o seu equipamento, por exemplo um DVD player, possui vídeo componente e você quer conectá-lo à sua TV, ela também tem que ter esse tipo de conexão.
  • Outra dica valiosa: muitos equipamentos possuem tipos de conexão somente de entrada (“IN”) ou de saída (“OUT”). Por isso, verifique sempre se seus equipamentos possuem o número de conexões que você precisa para ligá-los. Não é possível conectar dois aparelhos utilizando somente conexões “OUT” ou somente “IN”: é sempre uma “IN” e outra “OUT”!

17 Comentários

  1. XAVIER

    TDO BOM, AUGUSTO!

    NESTE POST VC FALA QUE O CABO IMPORTANTE É O HDMI”TRANSFERE VÍDEO E AUDIO EM ALTA DEFINIÇÃO”. ENTÃO O QUE EU DEVO ADQUIRIR CONTENDO O CABO HDMI: UM BLU-RAY OU UM DVD. EU TENHO UMA TV SAMSUNG SMART E QUERIA MANTER OS ARQUIVOS BAIXADOS EM AVI.

    Responder
  2. XAVIER

    UM DETALHE FIZ A CONEXÃO VÍDEO COMPONENTE PARA FAZER A CONEXÃO DA D5500 COM O DVD PHILIPS ANTIGO(NÃO POSSUI PORTA USB E NEM HDMI)E ACHEI A IMAGEM UM POUCO MELHOR DO QUE NO AV. EU UTILIZAVA ESTA CONEXÃO PARA TV PHILIPS TELA PLANA. E NÃO ESQUECENDO QUE FIZ UM TESTE NUM PEN DRIVE NESTA TV COM UM VÍDEO EM AVI E A MESMA NÃO ACEITOU. AGORA VC ACHA QUE DEVO ADQUIRIR UM HD EXTERNO AO INVÉS DE UTILIZAR PENDRIVE?

    Responder
  3. lia

    Augusto,
    comprei um tablet galaxy 7 nacional e um dock para conectar ao datashow, mas nenhum sinal está sendo transmitido. Poderia me ajudar?

    Responder
  4. Thalita

    Olá, Augusto. Primeiro, muito obrigada pelo site. Já me orientou MUITO por aqui. 🙂

    Essa é minha primeira pergunta, se prepara. rs Lá em casa sempre faço uma zona com os fios pra que tudo funcione certinho, e ainda não consegui exatamente o que queria. Bom, espero que possa me ajudar.

    Eu tenho uma TV 3D Cinema LG, um Home Theater LG e o aparelho de TV a cabo HD da TVA. Seguinte: liguei a TVA e o HT na TV através do cabo HDMI. Até aí tudo ok, apenas altero na TV “HMDI 1″ E HDMI2” quando quero assistir um ou outro. Recentemente liguei o cabo “vermelho e branco” (RCA) da TVA no HT, saindo então o som da tv a cabo no HT. E é aí que entra a questão. Como o som da tv a cabo está ligado diretamente no HT, quando quero assistir um filme MKV a partir do meu pendrive diretamente na TV, não consigo ouvir a partir do HT, somente no som da própria TV.
    Será que tem uma forma de fazer todo e qualquer som da TV sair pelo HT? Assim quando eu selecionar no “input” o “HDMI1” da tv a cabo, ou o “USB” onde está meu pendrive, ou o “Composto” onde está o video-game, saiam todos pelo Home Theater?

    Será que se eu comprar um cabo óptico digital e ligá-lo da TV pro HT sairá tudo lá, independente das entradas que tenho que selecionar no input (tv a cabo, usb, video-game)?

    Espero não ter confundido você. rsrsrs

    Obrigada!!

    Responder
    • Augusto Botossi

      Caramba Thalita, você deu uma baita aula nos seus comentários!!!! E sim, a sugestão que você mesma deu de utilizar a saída digital da TV e ligar no home é a correta, porque o que está acontecendo é que a TV, atualmente, não tem uma saída de áudio ligada no home, e precisar existir uma para que o som saia por ele da forma que você espera!!

      Responder
  5. william aurelio

    qual a melhor maneira de ligar estes aparelhos ao meu HT. tenho xbox, azamerica s900(HD), tvlg lm5800, bluray philips 5200, e o HTphilips.
    pode me ajudar a montar tudo isso no HT.

    Responder
  6. Mig

    Oi Augusto, não sou tecnico, e estou apanhando para conectar o som da TVA num aparelho microsystem 3×1.

    Me explico: a TVA tem alguns canais que somente tocam musica, tenho um televisor AOC 42″ ligado nele, mas quando so quero ouvir musica, não quero gastar energia com a imagem ligada (não tem como ligar so a parte de audio na TV).

    A minha solução era ligar diretamente a saida de audio da TVA no line input do microsystem, mas não consigo fazer funcionar. Quando ligo meu MP3 no microsystem ele funciona direitinho. Então quer dizer que a saida de audio da TVA é diferente da saida de audio padrão de um MP3 (por exemplo). Todos eles usam conectores RCA.

    Perguntei a alguns tecnicos mas ninguem soube me responder esta questão, ou mostrar uma solução para o problema.

    Grato

    Mig

    Responder
  7. Adilson

    Bom dia, muito legal suas informações, mas a dúvida que paira sobre minha cabeça ainda permanece, ocorre que comprei um tv phillips 47″, ela só tem saída aux na forma de cabo ótico e meu home lg não possui tal entrada, dessa forma utilizo o cabo hdmi da tv que entrada no decoder sky e de lá sai o dois RCA para o home, mas quando estou na função tv, perco o home, vc tem alguma solução para isto? e uma grande dúvida minha também é sobre o cabo coaxial digital, aparelhos que possuem tal entrada e saída, quando plugados, reproduzem o som nos dois canais?
    Abraços

    Responder
  8. João Farias

    Comprei uma TV que possui apenas um entrada HDMI. Possuo uma home e Sky.
    Liguei a Sky, via HDMI, na TV e o home na TV via RCA. Existe alguma maneira de ligar a Sky e o home na TV via HDMI ?

    Responder
  9. Vinicius

    Olá, estou com uma duvida…… possuo uma TV 40 LG 3D e um blu ray 3D da Lg tbm.
    Agora estou querendo comprar um HT e gostaria de saber se devo comprar um que vem com Receiver Blu ray 3D tbm ou se tem a opção de poder comprar somente as caixas de som pois ja possuo o blu ray 3D ..obrigado

    Responder
  10. Beto

    Caro augusto, existe por acaso algum cabo que ligue a saída de áudio digital ótico da minha televisão em uma entrada auxiliar rca de um amplificador? Como minha televisão não tem saida de audio rca estou com esse pepino pra decscascar. Será que voce pode dar uma dica?

    Responder
  11. Carlos Ennes

    Tenho uma Tv , que não possui entrada hdmi, no entanto meu decodificador da sky , so
    tem saida hdmi, existe algum meio de transformar o hdmi de entrada em video componente
    ou s-video ou video Rca. por favor de diga o que fazer
    carlos

    Responder
  12. Vera Lucia

    Tenho uma TV de TUBO que só tem uma saída de áudio e vídeo ( cabo RCA ) e no caso preciso de duas saídas de áudio e vídeo, para que possa ligar o CONVERSOR DIGITAL e no outro um DVD player. Existe algum ADAPTADOR que pode fazer com que utilize o CONVERSOR e o DVD ? Qual o nome e como faço para adaptar ?

    Responder

Deixe uma Resposta

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

© 2017 Mochileiro Digital.

Compartilhe: