As 10+ funcionalidades do IOS 5

O novo iOS 5 virá com banca de jornais, central de notificações, mensagens de texto gratuitas e muito mais!

A Apple apresentou, na semana passada, as principais atualizações nos seus sistemas operacionais, ou como o próprio Steve Jobs falou, “na alma” de seus computadores.

Começarei falando um pouco do IOS 5, que estará incorporando os IPhones, IPods Touch e IPads a partir de meados do segundo semestre desse ano. Os números dessa atualização são assombrosos, porque vão desde 1.500 novas APIs para os desenvolvedores “brincarem” e criarem aqueles aplicativos que não conseguimos viver sem, e 200 novas funcionalidades para os usuários finais.

Nesse artigo, vamos focar nas 10 principais que foram mostradas na semana passada:

1. Notificações (ou notification center): eu sei que vou levar um tiro por escrever isso, mas a Apple copiou descaradamente a barra de notificações do sistema Android. Porém, e aí entra a minha “defesa”, essa barra ficou muito melhor com a cara da Apple! Ela é acionada deslizando o dedo do topo da tela para baixo, e mostrar’s informações como Ações e Tempo, além das chamadas perdidas, mensagens recebidas, e por aí vai. Essa maravilha trouxe algumas mudanças importantes na forma como o IOS lidará com as chamadas no IPhone, porque não haverá mais aquelas interrupções: por exemplo, quando se está jogando e recebe-se um SMS, uma notificação é exibida no topo da tela informando que há uma nova mensagem, e caso você queria verificar, é só clicar nesse aviso e você será direcionado automaticamente para a aplicação responsável pela notificação (nesse caso, suas mensagens).

Fonte: Site oficial da Apple

2. Newsstand (não sei como será a tradução disso para o português, mas é como uma banca de jornais): A Apple criou uma nova seção na App Store associada as revistas e jornais on-line, junto com um serviço de assinaturas, que baixa automaticamente as versões mais recentes de cada publicação assim que estiver disponível (o New York Times, por exemplo, que pode ser baixado automaticamente enquanto você dorme), para ser lido off-line depois. Assim como no IBooks, os jornais e revistas serão mostrados conforme as primeiras páginas e capas, respectivamente.

Fonte: Site oficial da Apple

3. IMessage: esse é o nome do novo sistema de mensagens que será compatível com qualquer dispositivo da Apple (seguindo o mesmo conceito do Face Time), permitindo o envio de mensagens de texto, fotos, vídeos, contatos, e mensagens em grupo. E como a Apple gosta de inovar, o IMessage contará com funcionalidades como recibos de envio e de leitura (para saber se a mensagem foi recebida e lida pelos destinatários), aviso de resposta (para saber se o destinatário já está respondendo sua mensagem), e sincronização automática entre todos os seus dispositivos Apple, podendo começar uma conversa no IPhone enquanto volta do trabalho por exemplo, e terminando no seu IPad quando chegar em casa. E é importante mencionar também o IMessage funcionará tanto com 3G tanto com Wi-fi, e o envio das mensagens será criptografado.

4. Safari: a Apple adicionou uma funcionalidade para facilitar a leitura de textos chamada de Reader: é só clicar nesse botão que fica ao lado da barra de endereços, e todas as distrações das páginas são retiradas, permanecendo somente o texto e as imagens associadas com o assunto ou a notícia que se quer ler. E não para por aí: se o artigo for composto por várias páginas, todo o conteúdo é agrupado automaticamente em uma única página. O Safari ainda adicionará automaticamente as quebras de página e ajustará a fonte para permitir uma leitura mais agradável e compatível com a nova formatação do texto. E mais ainda, será possível adicionar artigos a uma nova lista de leitura, que será sincronizada automaticamente com todos os seus dispositivos Apple e vista depois.

5. Lembretes: De todas, essa é a minha favorita, porque não é só mais uma lista de tarefas: é possível criar listas que podem ser associadas a datas, e o dispositivo passa a lembrá-lo de todas elas. Além disso, é possível associar os lembretes com alguma localização (e aí que vem a mágica!): por exemplo, se eu estivesse na conferência da Apple e precisasse criar um lembrete para ligar para a minha esposa na saída, eu poderia criar essa tarefa, associá-la ao endereço da conferência e assim que eu saísse de lá para ir até o meu carro, o dispositivo me lembraria automaticamente!

Fonte: Site oficial da Apple

6. Mail: ele foi inteiramente reformulado, e vai permitir a formatação das mensagens utilizando Rich Text, controles de recuo, arrastar endereços entre os campos Para, Cc e Bcc, adicionar sinalizadores (flags), fazer pesquisas em mensagens baixadas no dispositivo ou no servidor de mensagens, utilizar S/MIME para certificados digitais, e mais:

  • Utilizar o dicionário do IOS para ver o significado de palavras contidas nas mensagens.
  • Utilizar o novo teclado, que pode ser arrastado verticalmente e ser dividido em 2, para facilitar a digitação (essas últimas funcionalidades são comuns a todas as aplicações do IOS 5).

7. Câmera: imagine aqueles momentos em que você precisar tirar uma foto e não consegue desbloquear o IPhone, ou quando consegue, já não adianta mais. Bem, a Apple quer nos ajudar a não ter que passar mais por isso, porque a nova versão do IOS permitirá, com um duplo click no botão Home, habilitar a Câmera na própria Lock Screen. Além disso, novos recursos como linhas de grid, “pinch to zoom”, remover olhos vermelhos, “crop” e um botão mágico para corrigir defeitos com um único click farão parte do pacote. E não para por aí: vai ser possível utilizar o botão de volume para tirar as fotos quando o telefone estiver em modo paisagem!!!

Fonte: Site oficial da Apple

8. PC Free: o nome aqui já diz tudo: a Apple finalmente mudou o processo de inicialização (ou primeiro boot, se preferirem) dos seus dispositivos móveis, de forma que não será mais necessário plugá-los a um PC ou MAC para inicializá-los. Tudo isso porque 75% das casas na China não tem um PC em casa!!! Brincadeiras a parte (mas os números são verdadeiros), os dispositivos com o IOS 5 virão com um setup inicial simples e rápido, permitindo que o usuário praticamente ligue e saia usando. Com isso, outros benefícios como atualizações Over The Air (OTA, ou sem fio), e diretamente com o dispositivo em mãos, passam a ser possíveis, eliminando a necessidade de conexão com o ITunes. E as atualizações entram na classificação de Delta Updates, ou seja, não haverá mais a necessidade de baixar a nova versão do sistema todo, mas somente daquilo que foi alterado/atualizado. Além disso, todos as aplicações nativas que necessitavam de conexão com o PC foram reconfiguradas para permitir sua utilização direta no dispositivo, como no Mail, onde será possível a criação de caixas de correio no próprio dispositivo, ou no caso do ICal, será possível criar e excluir calendários no próprio dispositivo.

9. Game Center: com 50 milhões de usuários em nove meses (a Xbox Live conseguiu 30 milhões em 8 anos), ele foi aprimorado para ser um pouco mais amigável para os usuários, permitindo a inclusão de fotos dos amigos, além de comparar as suas conquistas e troféus com os deles. Além disso, será possível enxergar os amigos dos seus amigos, e a Apple ainda adicionou a possibilidade de buscar pessoas e jogos compatíveis com seus interesses. E ainda para os desenvolvedores, serão disponibilizadas APIs específicas que permitirão o desenvolvimento de jogos por turno, e utilizar isso dentro do Game Center.

10. Twitter: ele será adicionado às Configurações e permitirá a inclusão dos dados da sua conta, de forma a permitir uma melhor integração on-line com outros aplicativos, como com a Câmera, por exemplo. Para enviar uma foto que você acabou de tirar, basta incluí-la na nova tela de envio de tweets, selecionar o contato, informar se quer adicionar a sua localização e pronto! É possível enviar também páginas do Safari, vídeos do Youtube e localizações do Mapas. Além disso, é possível sincronizar as informações dos seus seguidores com os seus contatos (nome, foto, etc.).

 

Fonte: Site oficial da Apple

 

Outros novos recursos que foram mencionados brevemente, mas que merecem destaque:

• Airplay mirroring: vai ser possível espelhar a tela do seu Ipad na tela da TV através do Apple TV.
• Sincronização com o ITunes por Wi-Fi ( incluindo o backup automático de todo o seu conteúdo também via Wi-Fi).

Ah, e pra terminar, o IOS 5 é será suportado pelos dispositivos:

• Iphone 3GS e 4.
• Ipad e Ipad 2.
• Ipod touch (3rd and 5th generation).

No próximo artigo, falarei sobre as 10+ do novo Mac OS X, o Lion!!

Tags:

3 Comentários

  1. Debora

    Amigo! será que vc pode me ajudar? estou querendo comprar um tablet com wi-fi e gps…quero algum que eu possa descarregar fotos e ouvir música tbm. Será que vc poderia me indicar algum? estou entre apple e samsung. Tenho um conhecido indo pra NY e vou pedir de lá.
    Aguardo sua dica por e-mail.
    SUPER OBRIGADA!

    🙂

    Débora

    Responder

Deixe uma Resposta

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

© 2017 Mochileiro Digital.

Compartilhe: