5 passos essenciais para se desenvolver Apps para Iphone

Começar a programar pensando nos dispositivos Apple requer tempo e uma possível mudança em conceitos pré-estabelecidos. Para ajudar, separamos aqui cinco dicas para ajudar a ingressar nesse novo mundo.

Se você ficou impressionado com as novidades do IOS5, ou teve uma ideia brilhantes sobre um aplicativo que vai te render milhões de dólares, ou quer aprender a programar usando linguagem “Apple”, então aqui vão cinco passos imprescindíveis que poderão ajudá-lo a ingressar num mundo tão promissor!

Passo 1: Antes de começar

Há alguns pré-requisitos de hardware que precisam ser atendidos antes de se ingressar nesse universo de desenvolvimento para Iphone, que são:

  • Ter um Macbook, IMac ou qualquer computador desenvolvido pela Apple que tenha processador Intel.
  • Ter, pelo menos o MAC OS X 10.5 (Leopard).
  • Não é necessário, teoricamente, ter um Iphone ou Ipod Touch porque o Kit de Desenvolvimento possui um simulador que permite testar e avaliar o comportamento dos aplicativos. Porém, é interessante ter um desses dispositivos para poder verificar o comportamento real dos seus desenvolvimentos.

Passo 2: Ter as ferramentas à mão

Eu mencionei o Kit de Desenvolvimento (ou Iphone SDK), e para baixá-lo é preciso acessar o endereço http://developer.apple.com/iphone, registrar-se como um desenvolvedor e baixar o pacote mais atual (que deve ter aproximadamente 2 gigas). O registro e o download podem ser feitos gratuitamente.

Fonte: Site Oficial Apple Developer Center

Uma vez que o arquivo é baixado, basta executar o arquivo Iphone SDK, clicar continuar em todas as opções (não há necessidade de se modificar as configurações sugeridas pela instalação padrão), e aguardar que o processo finalize. Os arquivos serão instalados na pasta Developer, e não na Aplicativos. Com a instalação concluída, acesse a pasta Developer (localizada no seu Macintosh HD), subpasta Applications e mova o app Xcode para o seu DOCK. Pronto, agora você já tem o básico para começar a desenvolver os seus próprios aplicativos!

Fonte: Site Apple Developer Center

Um detalhe importante: para poder publicar os seus aplicativos na App Store e testá-los no seu próprio Iphone ou Ipod Touch, você precisa, além de ser um desenvolvedor registrado, ingressar no programa de desenvolvimento para Iphone, que significa pagar uma anuidade de 99 dólares. Não há outra forma de ter os seus aplicativos publicados na App Store ou de utilizá-los fora do simulador que faz parte do Iphone SDK.

Passo 3: Um pouco de História

A linguagem de programação que a Apple utiliza para o MAC OS X e o IOS é o “Objective C”. Essa linguagem é fundamentada na Linguagem C pura, acrescida de uma série de códigos para atender as conceitos que apareceram na década de 80, como por exemplo programação orientada a objetivos. Para ficar mais fácil, vamos a uma breve aula de História:

1.972: Nasce a linguagem C.

1.980: Aparece a linguagem Smalltalk (o conceito de Objeto nasce nesse período).

1.983: Combina-se C com Smalltalk, e nasce o Objective C (até então sem nenhuma conexão com a Apple).

1.988: Steve Jobs, até então dono da linguagem NeXT, licencia o Objetive C para criar o sistema NeXTStep.

1.996: Apple compra o NeXT.

2.002: Nasce o Mac OS X, desenvolvido em Objective C.

2.007: Nasce o Iphone Objective C 2.0, exclusivo para desenvolvedores da própria Apple.

2.008: Iphone OS 2.0 e Iphone SDK são lançados e pela primeira vez, desenvolvedores externos tem acesso à plataforma IOS, que é toda baseada em Objective C.

Um pergunta pode surgir disso tudo: “Se eu já souber C, C++ ou C#, eu terei mais facilidade de aprender essa nova linguagem?”. Bem sim, mas se você não sabe, não precisará aprender C primeiro para depois aprender Objective C.

Há ainda alguns outros conceitos e termos que você precisa familiariza-se antes de começar a desenvolver seus próprios aplicativos:

Foundation Framework: dentro desse modelo (ou framework) estão todas as classes desenvolvidas para interagir com Strings, Datas, URLs, e tudo mais que seja necessário para o desenvolvimento de programas utilizando Objective C.

UIKIT: esse é o nome que se dá ao conjunto de classes visuais (também desenvolvidas em Objective C) para interação dos elementos de interface visual do Iphone (telas, botões, multi-touch, etc.).

Cocoa Touch: essa é a plataforma que a Apple utiliza para permitir a criação de aplicativos para seus dispositivos, formada pela combinação do Foundation Framework e o UIKIT, e mais uma série de outras classes criadas para interagir com Mapas, Gráficos, Jogos, Sons, etc.

Eu sei que tudo isso pode parecer assustador no inicio, mas ter essa base é importante para saber aonde estamos pisando.

Passo 4: Aprendendo um novo idioma

Se você não está familiarizado com programação, uma maneira simples de começar é na documentação que a própria Apple disponibiliza junto com o Kit de Desenvolvimento. Nela, é possível aprender conceitos importantes como declaração de variáveis, sintaxes, funções, como utilizar os métodos já existentes e exemplos de códigos que podem ser úteis no desenvolvimento inicial de aplicativos.

Um exemplo simples de código escrito em Objective C seria:

#import <Foundation/Foundation.h> -> aqui estou dizendo para o compilador que utilizarei códigos existentes nesse arquivo de cabeçalho.

int main (int argc, const char * argv[]) { -> declaração do início do programa.

NSLog(@”Hello, World!”); -> NSLog é a versão Objective C equivalente ao “printf” do C.

return 0; -> uma forma de se finalizar o programa, retornando, neste caso, nenhum valor.

}

Passo 5: As Regras do Jogo

A Apple possui padrões extremamente elevados que são avaliados e seguidos à risca antes de liberar um aplicativo para ser vendido na App Store: programas que apresentem material ofensivo (ou pornográfico, por exemplo), ou que permitam alguma funcionalidade concorrente, ou que danifique o aparelho, não poderão ser registrados. Além disso, há uma série de padrões visuais que são obrigatórios no desenvolvimento da interface visual dos aplicativos, como por exemplo tamanho de fonte, largura dos botões, onde utilizar um determinado tipo de componente, cores, e uma série de outros itens.

Por isso, antes de iniciar qualquer projeto, é extremamente importante observar o manual de iOS Human Interface Guidelines (Diretrizes de Interface Humana do iOS), desenvolvido pela própria Apple. Nele, estão contidas todas as regras, critérios e pré-requisitos que precisam ser seguidos no desenvolvimento de qualquer aplicativo. Não é necessário decorar o documento antes de iniciar qualquer projeto, mas é importante tê-lo à mão e utilizá-lo como guia rápido e checklist de avaliação e qualidade antes da disponibilização do seu produto para a avaliação Apple.

Bem, tenho certeza que esses itens ajudarão a ingressar nessa carreira tão promissora. Para dar uma ideia dos números que esse mercado representa:

  • A Apple já vendeu aproximadamente 200 milhões de dispositivos que são comandados pelo IOS (isso corresponde a 44% de toda a plataforma móvel instalada no mundo!).
  • Há atualmente 425 mil aplicativos disponíveis para download na App Store (desses, 90 mil são para Ipad).
  • 14 bilhões de downloads contabilizados!!
  • E o melhor deles: a Apple já pagou 2 bilhões e meio de dólares para os desenvolvedores!!!

Vale a pena ou não vale???

Como a parte de programação é muito vasta, eu colocarei no blog uma série de artigos que serão úteis para quem está iniciando, e mostrarei como utilizar todos os recursos que a própria Apple disponibiliza dentro do SDK.

12 Comentários

  1. Pedro Marin

    Bom dia, eu trabalho com implementação (não programação)de sistemas ERP (SAP) e por isso tenho uma carga horaria diária bastante grande.
    Eu estava lendo esse artigo, empolgado com a idéia de poder criar meus próprios aplicativos sem ter que investir diversas horas para aprender C++ (tempo que infelizmente não disponho), quando me deparei com o passo 4, onde você mencionou vários códigos de programação que eu não faço idéia do que significam… é mesmo possível para um leigo em programação fazer seus próprios aplcatvos apenas lendo a documentão fornecida pela Apple? por onde começar?
    Abraço

    Responder
    • Augusto Botossi

      É possível sim Pedro, e minha dica é começar baixando o XCode, ou acessando o site developer.apple.com (escolha a plataforma, iOS ou Mac OS, e os artigos sobre Getting Started). Há várias referências e uma biblioteca vasta com explicações sobre a linguagem, estrutura, comandos, lógica, API’s, etc. Outra dica é procurar no iTunes velos vídeos da Stanford University, que são gratuitos, e são video aulas do curso completo de programação. Vale muito a pena!

      Responder
  2. adria

    Olá Augusto, parabéns por suas dicas, elas dão coragem de começar a enfrentar os desafios.
    Temos um site de alfabetização de bebês,(Bebê Lê), bebele.com.br. Todo o desenvolvimento foi em Flash com muitos desenhos animados também em Flash. Gostaríamos de oferecer download desses desenhos animados para IPad.O que nos aconselha?

    Responder
    • Augusto Botossi

      Neste caso Adria, você tem que passar longe do Flash, e tentar utilizar alguma coisa com HTML 5 e CSS 3. Até porque não há outra opção, e nem data prevista para que os produtos Apple sejam compatíveis com o Flash.

      Responder
  3. Kaio Cesar

    Augusto, parabéns pelo post!
    Com ele posso ter um rumo a se seguir, pois sou leigo neste ramo e estava desanimado em começar sem nenhuma noção. Mas agora sei que com uma certa dedicação conseguirei.

    Obrigado!

    Responder
  4. Luan

    Olá Augusto, no caso se eu n possuir nenhum produto da apple (imac, mac, iphone), não podria acessar a ferrament como diz no passo 1? Isso n ficou mt claro pra mim, podria fazer um breve comentário, se possivel me dizer se o aplicativo só iria rodas em produtos da apple, no caso de eu colocar no android n reconheceria? Obrigado.

    Responder
  5. Railson Barbosa

    Parabéns! Ótima matéria! Tenho umas ideias que podem render alguns dólares e estou procurando programadores. Você presta serviço na área?

    Responder
  6. Beatriz

    Parabéns, ótimo post.
    Minha dúvida é, podemos usar ambientes virtuais rodando leopard, em processadores intel com ambiente Microsoft, para o desenvolvimento?

    Responder
  7. junior

    Parabéns pelo post.

    Poderia me ajudar com uma dúvida? O aplicativo desenvolvido pode ser instalado em um iPhone sem passar pelo Apple Store?

    Responder
  8. Fernando

    Augusto,

    Suas dicas tiraram varias duvidas que eu tinha, mas restou uma. Todo app que eu desenvolver sera compativel com ipad???

    Grande abraço.

    Responder

Deixe uma Resposta

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

© 2017 Mochileiro Digital.

Compartilhe: