PS Vita: Novo firmware chega com novidades

Sony libera uma nova atualização para o firmware do seu portátil, o PS Vita, com novidades que facilitam a navegação e adicionam a retro compatibilidade com os títulos do PSOne.

PS Vita: Portátil da Sony recebe atualização importante

Não é sempre que postamos notícias ou mencionamos atualizações de firmware para consoles ou portáteis, mas esse com certeza vai fazer os donos do PS Vita (como eu) ligarem seus “wi-fis” e baixarem logo essa nova versão!

Navegação

A versão 1.80 do firmware do PS Vita trás novidades quanto à navegabilidade no portátil. É possível agora utilizar o direcional para ir de um aplicativo para outro, e utilizar o botão “X” para selecioná-lo, e o botão “O” para voltar ao menu principal (com direito aquele efeito de “tirar a página” do aplicativo). Essa opção de navegação não sobrepõe a atual, onde se utiliza a função “touch” da tela, e precisa ser habilitada no menu de configurações do PS Vita para poder ser utilizada.

Navegador de Internet

A “cara” do navegador mudou também, e agora a barra de busca fica no canto superior direito da tela. Além disso, na barra lateral, há um botão que parece uma seta para cima, que move a barra de rolagem para o topo da página. Isso é extremamente útil quando se está acessando páginas muito extensas, ou blog com muitos posts, e se quer voltar para o topo da página rapidamente.

E não para por aí: agora é possível utilizar a função “touch” da parte traseira do PS Vita para mover a barra de rolagem, tanto para cima quanto para baixo, o que facilita MUITO a navegação. Eu sei que alguém vai dizer, “por que não colocaram isso desde o início?”. Bem, sinceramente não sei, mas posso dizer que ainda bem que colocaram essa funcionalidade.

Cross Controller

Essa funcionalidade serve para os jogos que permitirem fazer algum tipo de interação entre a versão para o PS Vita e a versão do mesmo jogo para o PS3. Há alguns lançamentos esperados que trarão essa função, e ter esse aplicativo disponível é um bom sinal! Little Big Planet 2 permitirá esse tipo de interação e vale a pena dar uma conferida quando sair. Essa funcionalidade pode ser acessada pelo aplicativo Remote Play.

PS-Vita-Cross-Play

Player de Vídeo

Agora é possível mudar a velocidade de reprodução de 1.0 (velocidade normal) para 1.5, que pode ser útil para se acelerar partes de vídeos que não se quer assistir. É possível utilizar também os direcionais para controlar a reprodução dos vídeos, como parar, avançar, etc.

Aplicativo de Mapas

Também vimos algumas modificações no visual do aplicativo de mapas do PS Vita. Por exemplo, a opção de busca por localidades, que antes ficava na página de configurações, agora fica na tela principal do mapa e pode ser acessada pressionando o botão que fica ao lado da barra de busca, no canto esquerdo. Outra funcionalidade que foi movida para a interface principal do aplicativo foi o marcado (a bandeirinha), que agora pode ser acessada e colocada no mapa utilizando a função “touch” da tela principal, sem precisar acessar o menu de configurações. Google Maps no PC que se cuide, certo?!

Lista de Músicas

Para os que usam o PS Vita como “mp3 player”, é possível fazer o download das listas de músicas do iTunes do PC ou da lista armazenada no PS3. É só plugar o PS Vita no PC ou no PS3, selecionar o tipo de conexão no software Content Manager e pronto.

Menu de Notificações

As notificações agora são mostradas em menu maior, mais fácil de ler. Ainda, é possível saber quantos megas já foram baixados, o que pode ser útil para quem tem planos de internet com cotas de download. Há também a possibilidade de se desabilitar as notificações dentro do menu de configurações do PS Vita.

PS-Vita-PSone

Tomb Raider e Wild Arms estão entre os primeiros títulos do PSOne para o Vita

Retro compatibilidade com o PSOne

Calma! Antes de sair dando “cambalhotas acrobáticas” por aí, é importante saber que sim, esse novo firmware vai permitir que você jogue títulos do PSOne. Dentro da PSN Store do PS Vita vai ter uma seção específica para os títulos que podem ser baixados. Porém, os títulos serão disponibilizados aos poucos. Por isso, se você já comprou algum título do PSOne no PS3, não significa que ele vai poder ser jogado no PS Vita ainda.

Os primeiros títulos disponíveis são: Arc the Lad, Cool Boarders 2, Final Fantasy VII, Hot Shots Golf 2, Jet Moto, Syphon Filter, Tomb Raider, Twisted Metal 2 e Wild Arms. Felizmente, a Sony colocou aí alguns clássicos que vão agradar a maioria dos fãs.

E aí, gostaram? Não deixem de compartilhar com a gente suas impressões sobre esse update.

 

Deixe uma Resposta

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

© 2017 Mochileiro Digital.

Compartilhe: