Nintendo anuncia baixo número de vendas do Wii U

O Wii vendeu mais unidades do que o Wii U no mesmo período

A Nintendo revelou hoje os seus resultados financeiros do último trimestre e os números são bem conflitantes. Enquanto o portátil 3DS vem mantendo números fortes nas vendas, o Wii U apresentou números muito abaixo do esperado.

nintendo wii u

Wii U da Nintendo

Olhando para o resultado do trimestre como um todo, a Nintendo fechou o período com lucro, atribuído a aos resultados trazidos pela força do seus ativos e o fortalecimento do mercado monetária comparado ao Yen. No entanto, ela foi obrigada a registrar uma perda da ordem de cinco bilhões de Yens, ou 50 milhões de dólares, o que mostra que o mercado de consoles e jogos não está trazendo os resultados esperados. A própria Nintendo atribuiu essa perda “ao total das vendas, despesas gerais e administrativas com propaganda para promover o Nintendo 3DS em outros mercados, e os gastos com pesquisa e desenvolvimento do software do Wii U“. Mesmo sendo um valor considerado alto para um trimestre, representou ainda uma melhora se comparado ao mesmo período do ano passado, cuja perda registrada foi da ordem de 10 bilhões de Yens. O lucro total informado pela Nintendo foi de 8,624 bilhões de Yens, ou 88,1 milhões de dólares.

nintendo wii

Console Nintendo Wii

Saindo um pouco dos resultados financeiros e passando para o número das vendas em si, o Wii U vendeu apenas 160 mil unidades, de Abril a Junho deste ano, em todo o mundo. Esse número é menos do que a metade do vendido nos últimos três meses do ano passado, que era foi de 390 mil unidades. A venda de jogos também foi abaixo do esperado, sendo 1,03 milhões no mesmo período. O total de unidades vendidas do Wii U desde o seu lançamento em novembro de 2012 é de 3,61 milhões de unidades.

Para ajudar a entender porque os números estão bem abaixo das metas, o Wii, lançado em Novembro de 2006, ou seja, há quase 7 anos atrás, superou em 100 milhões de unidades vendidas, após o resultado desse último trimestre. O console vendeu 210 mil unidades e 3,67 milhões de jogos. Já o 3DS vendeu 1,4 milhões de unidades e 11,4 milhões de jogos.

nintendo 3ds

Isso dá margem aos rumores que já apareceram de que a Nintendo estaria pensando em vender o negócio de games para uma das concorrentes Sony ou Microsoft. A Nintendo não se pronunciou oficialmente após a liberação dos números, mas aguardamos um pronunciamento que traga mais detalhes e um plano para reverter essa situação.

 

Um Comentário

  1. rodrigo

    Até compraria um console dessess.. mas comprar por 2 mil e pagar 300 por jogo no Brasil? Nem fudendo.

    Responder

Deixe uma Resposta

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

© 2017 Mochileiro Digital.

Compartilhe: