Superman – O Homem de Aço

Mochileiros, nosso especial de hoje será sobre o super herói mais icônico de todos, o último filho de Krypton, ele mesmo Superman! Não estamos muito longe do lançamento do novo longa baseado no herói, que estreará no Brasil dia 12 de julho, Superman: O Homem de Aço. Em virtude disso preparamos um especial sobre o símbolo de honra e justiça nos quadrinhos. Saiba mais sobre sua origem e sua evolução depois de 80 anos de sua criação. Exatamente, o personagem é um veterano com muita história para contar. Continue abaixo para saber mais sobre o Homem de Aço.

Mito sobre a criação de Superman

Superman nasceu da mente criativa de dois adolescentes judeus cuja infância foi enraizada nos quadrinhos e ficção científica. Aos 18 anos, os co-criadores Jerry Siegel (escritor) e Joe Shuster (desenhista) desenharam pela primeira vez o herói de capa que iria capturar a imaginação de futuras gerações. Acadêmicos atribuem a inspiração para o Superman dos garotos às nobres páginas da literatura (Shaw), filosofia (Nietzsche) e religião (o Golem).

Siegmund Breitbart - o homem de aço

Siegmund Breitbart – o homem de aço

De todas as teorias especulativas ao redor da criação de Superman, uma influência muito mais provável foi virtualmente ignorada, um strongman­ (levantador de peso profissional) judeu da Polônia que foi apelidado de o “Super Homem de todas eras”. Seu nome era SiegmundZishe” Breitbart e possuía a fama de dobrar barras de ferro, lutar contra ursos e resistir a cama de pregos. Ele aparecia em pôsters no circo como um homem capaz de deter uma locomotiva, vestia capa, tinha uma aparência de estrela de cinema com seu queixo avantajado e executava façanhas que desafiavam a morte em 1923 e 1924 em Cleaveland e Toronto. Respectivas cidades natal de Siegel e Shuster quando eram impressionáveis crianças de nove anos de idade.

O próprio escritor Jerry Siegel afirmou, que heróis místicos nas tradições de muitas culturas serviram de influência para o personagem, incluindo Hércules e Sansão, porém se o mito de sua criação for verdadeiro, é interessante saber que uma das inspirações para o herói veio de uma pessoa real.

Acredita-se também, que uma das inspirações para Siegel foram as histórias do personagem Aarn Munro de John W. Campbell sobre um descendente de terráqueos criados no planeta Júpiter, cuja densa gravidade, o torna um super homem mental e físico na Terra.

Enredo do Personagem

A história de como Superman chega a Terra é bem conhecida mundialmente, ainda assim vale dar uma refrescada no enredo que dá pano de fundo à história do herói.

Superman é um nativo de um planeta chamado Krypton. Foi nomeado Kal-El em seu mundo de origem, por seu pai Jor-El, antes de ser lançado ao planeta Terra, momentos antes da destruição completa de seu planeta natal. Descoberto por um casal do Kansas, a criança é criada como Clark Kent, que desde cedo é embutido a uma grande mentalidade moral, pois já na infância começa a apresentar suas habilidades sobre-humanas. Ao crescer, Clark decide usar tais habilidades em benefício da humanidade, porém quando não está sobrevoando os céus, age como um jornalista no Planeta Diário em Metrópolis.

O conceito criado por Joe Shuster envolve três temas separados e distintos: O visitante de outro planeta, o ser sobre-humano e a dupla identidade, compondo assim o carisma do herói ao explorar e desenvolver esses três elementos, que contribuíram muito para o sucesso do personagem.

Action Comics – O berço da hera dos heróis

Action Comics #1

Action Comics #1

A primeira aparição do Superman nos quadrinhos foi na revista Action Comics #1. No dia 18 de abril de 1938 o herói chega as bancas pela primeira vez, marcando assim o que muitos consideram como o início da era de ouro dos quadrinhos de super-heróis. A clássica capa da revista foi repetida e homenageada por muitos anos seguintes.

A revista foi publicada pela DC Comics (chamada de Detective Comics antes de 1938) e o primeiro número da série foi marcado principalmente pela primeira aparição de Superman, mas também de várias outras histórias. A antologia  incluia Zatara O Mestre Mágico, Chuck Dawson, Tex Thompson, As Aventuras de Marco Polo e Stardust.

Action Comics #1 também é considerada o início do gênero super-herói nos quadrinhos e também a mais valiosa revista em quadrinhos de todos os tempos. Estima-se que da tiragem original existam somente 100 exemplares. Um exemplar em boas condições, por exemplo pode valer milhões de dólares. Em um leilão em 2009 uma cópia da edição avaliada em 6,0 em termo de conservação pela Comic Guarant LLC foi vendida por 317 mil dólares. Em 2011 uma única revista foi vendida por mais de 2 milhões de dólares.

Principais inimigos nos quadrinhos

Lex Luthor - Principal inimigo do Homem de Aço

Lex Luthor – Principal inimigo do Homem de Aço

Superman tem um vasto leque de “inimizades” no mundo dos quadrinhos, porém o mais notável da lista é Lex Luthor, principal inimigo do herói, presidente de um grande conglomerado industrial. Tendo sua primeira aparição em Action Comis #23 é considerado também um dos personagens mais conhecidos não só nas revistas do Superman, e universo DC mas também na cultura pop em geral.

Outro que adora ficar no pé do herói é o android alienígena Brainiac (Action Comics #242). A maior parte de suas histórias envolvem viagens no tempo, clonagem e distorções de realidade. O personagem teve aparições tanto em quadrinhos quanto em animações.

Bizarro é outro marcante vilão no panteão do superman (Superboy #68). Uma versão “Frankenstein” de Superman, com todas as suas habilidades, porém de forma distorcida. Darkseid é outro recorrente antagonista para o kryptoniano. Aparecendo pela primeira vez em Superman’s Pal Jimmy Olsen #134 sendo um dos mais poderosos personagens no universo DC.

Todavia, dentre todos esses, o único a realizar o feito histórico de simplesmente matar Superman foi o enfurecido e destruidor Apocalipse.

A Morte de Superman

Apocalipse teve sua primeira aparição em Supeman: The Man of Stell #18 e foi criado por Dan Jurgens. O vilão é nada mais que uma força irrepreensível e máquina de matar, sendo amplamente conhecido por ter subjugado Superman.

Apocalipse - O único vilão que conseguiu matar o Superman

Apocalipse – O único vilão que conseguiu matar o Superman

O arco que contava o assassinato do herói foi publicado em 1992 e contava a origem de Apocalipse, uma criatura pré-histórica, nascida antes da raça humanoide kryptoniana, que consegue escapar de uma espécie de tumba e sai em um frenesi de morte e destruição na América.

Em meio ao caos e fúria, a criatura, ainda com um braço amarrado consegue derrotar toda a formação da Liga da Justiça da época, até que seus atos maníacos chamam a atenção de Superman. É no meio dessa luta enfurecida que os dois titãs se batem até a morte em frente ao Planeta Diário no volume dois da revista # 72.

Superman retorna aos quadrinhos após um hiato de 3 meses, ao se recuperar na Fortaleza da Solidão, levado por Erradicador, uma máquina kryptoniana. Os criadores da saga que resulta no retorno, resolveram explicar que Superman é como uma “bateria” que pode armazenar energia solar, marcando assim a sua volta à vida.

Um fato interessante é que inicialmente o arco deveria retratar apenas o casamento de Clark e Lois, porém a produção da série de TV Lois e Clark: As Novas Aventuras do Superman já havia começado e a Warner Bros.  havia pedido para que o casamento só ocorresse nos quadrinhos quando acontecesse na série. Os criadores então repensaram em toda uma nova história e um criador mencionou algo sobre apenas “mata-lo”, e decidiram continuar com a ideia.

Novos 52 – Um novo recomeço

Depois de um longo período com estórias repetitivas, enredo e artistas fracos e renovações mal sucedidas, a DC Comics resolveu tomar uma atitude considerada como “inconsequente” por alguns, mas necessária para outros. Em 2011, a editora anuncia uma reformulação completa de todos os seus títulos, dividindo-os em 52 novas revistas. O Homem de Aço teve os seus dois títulos mantidos, Action Comics e Superman, mas com a numeração reiniciada para o número 1. Além da numeração, os times criativos também foram alterados, com Grant Morrison e Rags Morales assumindo o primeiro e George Perez junto com Jesus Merino no segundo. Os enredos são bem distintos, ficando com o título Action Comics a responsabilidade de recontar os primeiros dias do herói Superman, ainda sem o uniforme, e salvando o mundo com uma calça jeans, camiseta e o “cobertorzinho” de bebê como capa. Há uma diferença cronológica de aproximadamente cinco anos entre os dois títulos, o que foi considerado o tempo necessário para evitar conflitos entre as duas versões do Superman.

superman new 52

Herói retratado no título Action Comics, da linha Novos 52

Outras Mídias

Superman teve participações em muitas histórias do universo DC incluindo a Sociedade da Justiça da América e Liga da Justiça da América, mas também o personagem teve suas próprias séries de TV, séries animadas e filmes.

Animações

Superman- série animada (1940)

A primeira série animada de Superman foi ao ar nos anos 40 e foi produzida pelos estúdios Fleischer. Desenvolvida durante a era de ouro das grandes animações, possui o estilo clássico e característicos de animações daquela época, com movimentação fluida e trilha sonora orchestrada, possuindo duas temporadas com 17 episódios.

As Novas Aventuras de Superman/ Superman e Aquaman Hora da Aventura

As novas Aventuras do Superman

As novas Aventuras do Superman

Série produzida pela Filmation nos anos 70, a primeira temporada apresentava a versão jovem do herói – superboy – enquanto que na segunda temporada chamada de Superman e Aquaman Hora da Aventura, apresentava blocos em que Aquaman interagia com outros heróis da DC

Superamigos

Superamigos foi produzido pela Hana-Barbera, e é baseado nos quadrinhos da Liga da Justiça. Os desenhos começaram a ser produzidos depois que o estúdio adquiriu os direitos para adaptar a Liga da Justiça para a televisão. A série apresentava vários vilões do universo DC e os heróis contavam ainda com a ajuda de um grupo de adolescentes. O desenho no Brasil foi exibido primeiramente pela TV Globo e posteriormente pelo SBT.

Superman

Em 1988 o estúdio Ruby Spears produziu uma série animada que intitularam somente de Supeman e apresentava uma representação bem fiél as histórias do herói desenvolvidas por John Byrne, onde o personagem apresentava uma leve redução em seus poderes e mostrava em certos capítulos alguns feitos de sua infância. Os personagens do desenho eram Clark Kent, Louis Lane e pessoas do Planeta Diário, além de uma participação especial da Mulher Maravilha.

Superman: A Série Animada

Superman - série animada

Superman – série animada

Superman: A Série Animada foi produzido pela Warner Bros. obteve grande sucesso como série animada do super-herói foi caracterizada por conter a arte icônica do desenhista e animador Bruce Tim ( o mesmo de Batman: A Série Animada).

Liga da Justiça/Liga da Justiça Sem Limites

Liga da Justiça foi fruto de outra associação entre o talentosíssimo Bruce Tim e Warner Bros. é uma adaptação dos quadrinhos da Liga e foi ao ar no Cartoon Network de 2001 a 2004 transmitido pelo SBT no Brasil. Devido a grande recepção pelas histórias complexas e tom mais sério, recebeu outra série que dava continuidade e ampliava ainda mais a quantidade de heróis no grupo chamada Liga da Justiça Sem Limites.

Legião de Super-heróis

O desenho foi ao ar no Cartoon Network e SBT e apresentava um Superman jovem que se torna membro de um grupo futurístico do Século XXX.

Além das séries animadas Superman aparece nos longas animados

  • Superman: Brainiac Ataca
  • Superman: Apocalipse
  • DC Showcase Superman/Shazam: O Retorno de Adão Negro
  • Grandes Astros: Superman
  • Superman vs A Elite
  • Supeman: Unbound (Lançamento em 07 de maio de 2013)

Séries de TV

As Aventuras do Super Homem

As Aventuras do Super Homem (The Adventures of Superman) Foi a primeira série televisiva baseada no superman do ano de 1951. A série era exibida em preto e branco em sua primeira temporada e foi estrelada pelo ator George Reeves. A série apresentava efeitos visuais bem avançados para época e era patrocinada pela fabricante de cereais Kellog’s. A série foi antecedida por um filme em preto e branco de 67 minutos que serviu como piloto para a série chamada em inglês de Supeman and The Mole Men.

Louis e Clark: As Novas Aventuras do Superman

As Aventuras de Lois e Clark

As Aventuras de Lois e Clark

A série foi exibida entre 1993 e 1997 no canal americano ABC (no Brasil foi transmitido pela Rede Globo e também SBT)  foi estrelada por Dean Cain e Teri Hatcher nos papéis de Clark Kent e Louis Lane. respectivamente. A série apresentava uma visão parecida com a dos quadrinhos de John Byrne e mostrava a relação entre os dois personagens e ainda o alter ego de Clark, Superman, em suas 4 temporadas.

Smallville: As Aventuras do Superboy

A série estrelada por Tom Welling no papel do jovem Clark Kent, conta a trajetória do kryptoniano na sua cidade natal Smallville (conhecida também como Pequenópolis) e seus transtornos adolescentes tendo que lidar com habilidades sobre humanas, tentar ter uma vida normal como qualquer outro jovem e em certas horas se ver salvando aqueles que ama em diversas situações arriscadas. A série apresentou um par romântico a Clark, Lana Lang interpretada por Kristin Kreuk (Louis Lane surge algumas temporadas depois) e um jovem Lex Luthor.

Em certos episódios Clark inclusive encontra outros heróis ao longo da trama, (como o Arqueiro Verde) explorando assim uma maior parte do universo DC. A série da Warner obteve grande sucesso de público de crítica e após 10 temporadas ela continua nos quadrinhos.

Nos Cinemas

Nas telonas Superman teve uma série de filmes. Os mais clássicos são os longas estrelados pelo ator Christopher Reeve, considerado um marco, pois por muito tempo, inclusive até os dias de hoje ele é tido como o rosto do herói da DC nos cinemas.

Christopher Reeve na pele do Homem de Aço

Christopher Reeve na pele do Homem de Aço

O ator nova iorquino estrelou quatro longas sobre o super-herói: Superman (1978), Superman 2 (1980), Superaman 3 (1983) e Superman 4: Em Busca da Paz (1987). O ator teve ainda uma participação, antes de seu falecimento, no seriado Smallville.

Em 2006 a Warner Lançou Superman: O Retorno do diretor Bryan Singer. A história conta o regresso do herói a Terra após um desaparecimento de 5 anos.

Contudo o filme não conquistou todo o carisma que tinham os filmes estrelados por Christopher Reeve, nem marcou seu “retorno” com força total nos cinemas o que a Warner espera mudar com o reboot Superman: O Homem de Aço, dirigido por Zack Snyder (300) e produzido por Christopher Nolan (trilogia O Cavaleiro das Trevas). O filme promete trazer em grande estilo o herói (interpretado por Henry Cavill) para seu lugar de direito ao lado das grandes adaptações de quadrinhos para o cinema, sendo que no Brasil o filme estreia em 12 de Julho.

Trailers do novo filme

Confira abaixo os últimos trailers do novo filme do Superman. A julgar pelo que você verá abaixo, é possível esperar um verdadeiro renascimento do herói nas telonas!

Man of Steel – Official Teaser Trailer: Jonathan Kent [HD]

Man of Steel – Official Teaser Trailer: Jor-El [HD]

Man of Steel – Official Trailer 2 [HD]

Man of Steel – Official Trailer 3 [HD]

 

© 2017 Mochileiro Digital.

Compartilhe: