O que é a E3?

E3 “original”

Se você é um gamer desde o berço, vai saber exatamente do que eu estou falando. Se não é, está a sua chance de saber mais sobre o maior evento da indústria do entretenimento de todos os tempos, a E3!

Mesmo lendo-se “e-três”, o correto seria dizer “e-ao-cubo”, porque o significado da sigla é Eletronic Entertainment Expo, ou, Exposição de Entretenimento Eletrônico. Iniciada em 1995, a feira teve como objetivo dar espaço para as desenvolvedoras de games, seja consoles ou títulos, de mostrar seus lançamentos e planos para o ano que se seguiria. O primeiro evento ocorreu na cidade de Los Angeles, na Califórnia, em Maio de 1995 e coincidiu com o lançamento de uma geração de consoles formada por Sega Saturn, Sony Playstation e com boatos sobre que então seria o Nintendo 64. A reposta à feira foi tão grande e positiva, que a primeira edição bateu recordes já registrados em feiras desse tipo e porte, com um espaço total de 365 quilômetros de espaço e 80 mil visitantes.

Veja abaixo um resumo do que aconteceu nas edições anteriores da feira, a começar da primeira em 1995:

E3 1995 (Los Angeles-Califórnia)

Sony e Sega apresentaram seus respectivos consoles Playstation e Saturn. A Nintendo anunciou os planos para o Ultra 64, que seria lançado meses depois com o nome Nintendo 64. Além disso, ela mostrou o Virtua Boy, que viria a ser então o primeiro grande fracasso da companhia (para quem não lembra, ele era um conjunto de óculos de realidade virtual e joystiq, que não avançou nem em títulos e nem em vendas. Os jogos de destaque dessa edição da feira foram as primeiras versões de Battle Arena Toshinden, Ridge Racer, Panzer Dragoon, Virtua Fighter, e D. Por fim, a SNK anunciou também o do seu console Neo Geo CD.

Trailer oficial do Virtua Boy

E3 1996 (Los Angeles-Califórnia)

Nintendo apresenta ao público o Nintendo 64 e o seu respectivo Mario, Super Mario 64. A Capcom apresentou o lançamento da sua primeira franquia de horror (pasmem!) Resident Evil e o seu primeiro jogo em 3D para o Playstation, o Star Gladiator. Outros jogos importantes foram Tekken 2 da Namco, Crash Bandicoot da Naughty Dog (Uncharted nem sonhava em nascer ainda), a Sega apresentou o Night sinto Dreams junto com seu novo controle analógico, Tomb Raider da Eidos, a Epic revelou o que seria a primeira versão do seu Unreal Engine, e por fim, a Square apresentou o Total Number 1 para o Playstation, junto com o tão esperado Final Fantasy VII.

Trailer oficial de Final Fantasy VII

E3 1997 (Atlanta-Geórgia)

Essa edição da feira ficou conhecida pelos títulos FPS (first person shooter, atirador em primeira pessoa) que foram anunciados e que entraram para a história, como o Half-life, Unreal, Sin, Daikatana, Prey, Quake II e Star Wars Jedi Knight: Dark Forces II. E sem contar o lançamento da franquia Metal Gear Solid para o Playstation e Panzer Dragoon Saga para o Sega Saturn. Uma versão inicial do game Superman para o Nintendo 64 também foi mostrada nessa feira, mas mais tarde, esse jogo foi considerado um dos piores lançamentos para vídeo games.

Trailer oficial de Metal Gear Solid

E3 1998 (Atlanta-Geórgia)

Foi mostrada a versão quase final de Half-life e o tão esperado The Legend of Zelda: Ocarina of Time, que se tornaria um marco para o Nintendo 64. Os traliers de Prey, Blood II: The Chosen e Shogo: Mobile Armor Division também foram apresentados.

Trailer oficial de The Legend of Zelda: Ocarina of time para o Nintendo 64

E3 1999 (Los Angeles-Califórnia)

Essa edição da feira foi marcada pela “aposentadoria” dos consoles Sega Saturn e Nintendo 64, que seriam então substituídos por uma nova geração de consoles, os respectivos Dreamcast e Dolphin 64 (mais tarde renomeado para Game Cube).

Trailer oficial de Night Into Dreams para o Sega Saturn

E3 2000 (Los Angeles-Califórnia)

Outro ano revolucionário na história dos vídeo games! A Sony apresentou o console que mudaria a vida de muita gente, o famigerado Playstation 2, junto com Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty (imaginem o frenesi que esses lançamentos geraram!). A Microsoft iniciou no mundo dos games nessa edição também, mostrando a primeira fase de desenvolvimento do que seria o Xbox, e mostrou também a versão Combat Evolved de Halo, quando ele ainda era “exclusivo” para PC. A Sega apresentou a segunda de geração de títulos para o Dreamcast, dentre eles o Marvel vs. Capcom 2: New Age of Heroes. Do lado da Nintendo, com o Dolphin ainda em desenvolvimento, ela mostrou alguns títulos para o Nintendo 64, mas que foram ofuscados por rumores sobre o lançamento do Game Boy Advance. A Epic também aproveitou para mostrar a segunda geração do seu Unreal Engine, e rumores sobre o Unreal Warfare também foram destaque na feira.

Trailer oficial de Marvel vs. Capcom 2 para o Dreamcast

E3 2001 (Los Angeles-Califórnia)

Os grandes destaques foram os anúncios oficiais dos lançamentos do Game Cube e do Xbox, ambos sendo lançados no final daquele ano. A Microsoft apresentou um line-up forte de títulos para o seu mais novo console, que incluíram Oddworld: Munch’s Oddysee, Enclave, Jet Set Radio Future, Amped: Freestyle Snowboarding, Mad Dash, Project Gotham Racing, Project Ego, Medal of Honor: Allied Assault, Dead or Alive 3, Gunvalkyrie e Halo: Combat Evolved. A Nintendo também não poderia ficar para trás, e apresentou o lançamento das suas franquias mais importantes para o Game Cube, que incluíram Luigi’s Mansion (primeiro título exclusivo do Luigi), Pikmin, Wave Race: Blue Storm, Super Smash Bros. Melee, Cel Damage, Eternal Darkness: Sanity’s Requiem, Super Monkey B all e Star Fox Adventures. O Game Boy Advance já havia sido lançado pela Nintendo em outro evento mais cedo em 2001 e quase não foi feito menção do portátil. Vale lembrar também que essa foi a última E3 em que vimos o Dreamcast, já com poucos lançamentos, que incluíram Sonic Adventure 2, Ooga Booga e Bomberman Online.

Trailer oficial de Luigi’s Mansion para o Game Cube

E3 2002 (Los Angeles-Califórnia)

Aqui jaz o Dreamcast! Sim, infelizmente, o primeiro console de 128 bits lançado se aposenta e a Sega deixa de ser um player importante na disputa dos consoles. Mesmo assim, a feira de 2002 veio recheada de lançamentos pelas fabricantes remanescentes, com os destaques da Microsoft, Blinx: The Time Sweeper, Tom Clancy’s Splinter Cell, Dead to Rights, Unreal Championship, Panzer Dragoon Orta, Ninja Gaiden e o anuncio da sua rede exclusiva de games, a Xbox Live. A Nintendo também anunciou títulos importantes para o Game Cube, que incluíram Super Mario Sunshine, The Legend of Zelda: The Wind Waker, Metroid Prime, Star Fox Adventures, TimeSplitters 2, Resident Evil Zero, Wario World, Rayman 3: Hoodlum Havoc, Aggressive Inline, Phantasy Star Online, e 1080° Avalanche. Além disso, a gigante japonesa apresentou duas peças de hardware importantes: o primeiro controle sem fio já visto para um console, o Wavebird, que foi demonstrado utilizando-o para controlar o jogo Super Mario Sunshine. A segunda peça foi um acessório que permitia combinar a jogabilidade do portátil Game Boy Advance com o Game Cube, expandindo as possibilidade cooperativas de alguns títulos (o estreante foi Zelda: The Wind Waker). Por fim, diferente de 2001, ela também mostrou lançamentos importantes para o portátil, que até então reinava praticamente sem concorrência alguma: The Legend of Zelda: A Link to the Past, Kirby: Nightmare in Dreamland, Doom II, Reign of Fire e Super Monkey Ball Jr. Outros lançamentos que valem menção são os títulos Colin McRae Rally 3, Ratchet & Clank, Sly Cooper and the Thievius Raccoonus, Red Dead Revolver, The Getaway e Kingdom Hearts para o Playstation 2, e ainda Doom 3, Age of Mythology e Warcraft III para PC.

Trailer oficial de Blinx: The Time Sweeper para o Xbox

E3 2003 (Los Angeles-Califórnia)

Essa feira foi uma das mais simples, com títulos já anunciados ainda em desenvolvimento. Os destaques foram Half-life 2 e um demo do modelo single player de Halo 2. O destaque por parte da Sony foi o anuncio do que viria a ser o PSP (ou o Playstation Portable). Vários exibidores também enfatizaram seus lançamentos focados no gênero MMORPG (rpg online), tendo como destaque o Everquent da Sony, Gunz:The Duel da MAIET Entertainment e Ragnarok Online da Gravity Interactive. Ah, e claro, Sim 2, que despontava como um novo gênero de simulador de realidade, também foi anunciado.

Trailer oficial de Half-life 2 para PC

E3 2004 (Los Angeles-Califórnia)

Mais um ano que precederia a aposentadoria dos consoles da época. Um demo de Halo 2 com a modalidade multiplayer foi apresentado nessa feira, onde 12 jogadores disputavam partidas do tipo “rouba bandeira”. O PSP e o Nintendo DS também foram apresentados ao público, e é a partir deste ano que a Nintendo passa a ter concorrência significativa na guerra dos portáteis. The Legend of Zelda: Twilight Princess e F.E.A.R. também foram destaque na feira, mas o ponto alto mesmo foi um anúncio bombástico da Sony: o Playstation 3 seria lançado na E3 seguinte!

e3 halo 2

Cena de Halo 2 para o Xbox

e3 zelda twilight

Cena de The Legend of Zelda: Twilight Princess para o Game Cube

E3 2005 (Los Angeles-Califórnia)

Essa foi a primeira edição da feira transmitida para o mundo em tempo real (sim, precisou de 11 edições para que isso acontecesse). O foco, até pela deixa do ano passado, foi a apresentação do Playstation 3. Porém, ainda em fase de desenvolvimento, o que se viu foi uma série de vídeos dos jogos renderizados para a feira e mostrados na conferência de imprensa da Sony. A Nintendo também aproveitou a deixa e apresentou dois novos consoles, o Revolution (que seria renomeado para Wii) e o Game Boy Micro. Porém, sobre o futuro o Wii, a Big N optou por apresentar o Wii Mote apenas na Tokyo Game Show, que é um tipo de feira semelhante a E3, mas no Japão. E por fim, e não seria diferente, a Microsoft apresentou o projeto Xbox 360, com o título Alan Wake, que seria lançado apenas em 2010 (cinco anos depois!). Com os rumores que giraram em torno dos novos consoles antes da feira, a quantidade de visitantes se igualou, pelo primeira vez, à primeira edição da E3 realizada em 1995, com mais de 70 mil pessoas passando pelo evento.

e3 playstation 3 60gb

Imagem de lançamento do PS3 de 60gb

E3 2006 (Los Angeles-Califórnia)

Essa edição da feira marcou o início de um estilo diferente das conferências de imprensa, com um formato novo, mais restrito, mas também de uma forma que o público se apaixonasse mais rapidamente pelas novidades! Cada uma das grandes desenvolvedoras realizou a sua conferência em locais diferentes da cidade de Los Angeles, uma vez que seria a primeira vez que os consoles da geração atual seriam apresentados.

A Microsoft trouxe para o palco ninguém mais que Bill Gate, que anunciou a fusão de uma série de serviços da empresa, chamando isso de Live Anywhere, que incluiria a possibilidade de jogadores também interagirem em campanhas multiplayer utilizando o Xbox 360 e o PC por meio do Windows Vista, que ainda seria lançado para a plataforma PC. A Xbox Live seria expandida para permitir que mais jogos do tipo arcade fossem lançados. Os títulos de destaque para o Xbox 360 anunciados foram Halo 3, Grand Theft Auto IV, Hitman: Blood Money, The Sopranos: Road to Respect, Fable II, Gears of War e Sonic the Hedgehog.

e3 bill gates

Bill Gates na E3 2006

A Nintendo aproveitou para mostrar o seu mais novo Nintendo Wii, com um número imenso de jogos anunciados: The Legend of Zelda: Twilight Princess, Super Smash Bros. Brawl, Metroid Prime 3: Corruption, Super Mario Galaxy, Sonic and the Secret Rings, Dragon Quest Swords: The Masked Queen and the Tower of Mirrors, Final Fantasy Crystal Chronicles: The Crystal Bearers, Fire Emblem: Radiant Dawn, Red Steel, Disaster: Day of Crisis, Project H.A.M.M.E.R e Excite Truck. Na verdade, ela roubou a cena, porque a mídia jornalística enfatizou as filas enormes de pessoas esperando para testar o Wii em primeira mão. A HBig N aproveitou também para anunciar o lançamento do portátil Nintendo DS Lite nos Estados Unidos, com títulos como mais expressivos que para o próprio Wii: Final Fantasy III, New Super Mario Bros., The Legend of Zelda: Phantom Hourglass, Children of Mana, Pokémon Mystery Dungeon: Blue Rescue Team, Dragon Quest Heroes: Rocket Slime, Yoshi’s Island DS, Star Fox Command, Final Fantasy Crystal Chronicles: Ring of Fates, Castlevania: Portrait of Ruin, Disney’s American Dragon: Jake Long, Attack of the Dark Dragon, Diddy Kong Racing DS e Mario Hoops 3-on-3.

A Sony apresentou as duas verões iniciais do Playstation 3, uma com HD de 20gb e outra com 60gb (essa com um chip específico para rodar jogos do Playstation 2, mas que foi removida de versões futuras para diminuir o custo de produção do console). O preço inicial do console era de 600 dólares, o que foi realmente alarmante! Junto com o console, foi apresentado o controle Sixaxis, com a tecnologia de captação de movimento. Os principais jogos anunciados foram Grand Theft Auto IV (esse foi lançado oficialmente apenas em 2008), Warhawk, Eyedentify, Final Fantasy XIII, Final Fantasy Versus XIII, MotorStorm, Vision Gran Turismo (later named Gran Turismo HD Concept) e Genji: Days of the Blade. Uma curiosidade sobre os títulos, mais especificamente sobre o Genji, foi que a apresentação dele no palco foi tão ruim tecnicamente, que pessoas importantes da mídia “gamística” fizeram críticas pesadas contra a Sony. O PSP não ficou de fora, e teve vários jogos importantes anunciados: Metal Gear Solid: Portable Ops, Crisis Core: Final Fantasy VII, Killzone: Liberation, Ratchet & Clank: Size Matters, Tekken 5: Dark Resurrection, LocoRoco, Monster Hunter Freedom, Gangs of London, Valkyrie Profile: Lenneth, Sonic Rivals, Silent Hill: Origins, Lemmings e Ridge Racer.

Essa foi a última E3 realizada e que foi aberta para o público, onde não se requeria um convite específico. A partir de 2007, a feira mudou novamente o formato e passou a ser mais “profissional”, estabelecendo critérios mais específicos para o atendimento do público em geral, e restringindo o evento para pessoas da indústria e mídia especializada em games. Essas mudanças, mesmo que tendo sido realizadas com o objetivo de beneficiar a os principais desenvolvedores e profissionais da indústria, não foi muito bem recebida e a transição não foi tão positiva quanto se esperava.

Essa foi a última feira realizada e que foi aberta para o público, onde não se requeria um convite específico. A partir de 2007, a feira mudou novamente o formato e passou a ser mais “profissional”, estabelecendo critérios mais específicos para o atendimento do público em geral, e restringindo o evento apenas para pessoas da indústria e mídia especializada em games. Isso se deu principalmente porque a maioria das pessoas que visitava a feira não era ligada à indústria diretamente e isso começou a causar preocupação às principais empresas do mundo dos games. Essas mudanças, mesmo que tendo sido realizadas com o objetivo de beneficiar a os principais desenvolvedores e profissionais da indústria, não foi muito bem recebida e a transição não foi tão positiva quanto se esperava. Alguns até especularam se isso foi feito com o objetivo de excluir os desenvolvedoras independentes, mas a situação foi “contornada” que a criação de um estande específico para programadores “indie”.

O criados de The Sims e Spore, Will Wright, foi um dos que não apoiaram essa decisão, e até disse publicamente que se sentia um “zumbi”, e que para ele, a E3 que ele conhecia havia “morrido” anos atrás.

E3 2007

Para se ter uma ideia da mudança, a E3 de 2007 registrou apenas 10 mil visitantes, o que é uma queda absurda se comparada com E3 anteriores. O nome também mudou, para E3 Media and Business Summit, ou, E3 Convenção de Mídia e Negócios. As edições de 2007 e 2008 foram realizadas na cidade de Santa Mônica, Califórnia.

Os principais anúncios por desenvolvedora foram:

Microsoft

Filmes da Disney passaria, a estar disponíveis na Xbox Live Marketplace, Gear os Wars seria lançado para PC, novos trailers de Halo 3 e Halo Wars, um console personalizado com detalhes da série Halo, os principais títulos apresentados foram Civilization Revolution, Fallout 3, BioShock, Call of Duty 4: Modern Warfare e Assassin’s Creed for Xbox 360, e Crysis para PC.

e3 2007 xbox360 halo3

Xbox360 personalizado da série Halo

Nintendo

Três acessórios para o Wii foram apresentados no evento, o Wii Balance Board (o estepe que vinha junto com o Wii Fit), o Wii Zapper (o acessório que transformava o Wii Mote e o Nunchuck em um tipo de metralhadora) e o Wii Wheel (a direção para jogar Mario Kart). Os principais jogos foram Super Smash Bros. Brawl, Super Mario Galaxy, Blob, Contra 4, Metroid Prime 3: Corruption, Soulcalibur Legends, Nitrobike e Medal of Honor: Heroes 2 (este com multiplayer para 32 jogadores simultâneos).

e3 2007 wii fit

Wii Fit e o acessório Balance Board

Sony

Primeiro corte de preços do PS3 de 60gb (100 dólares a menos, porque o modelo seria descontinuado) e o anúncio do modelo de 80gb, o anúncio de um novo modelo de PSP menor e mais fino, e os games Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots, Gran Turismo 5, Resident Evil 5, Star Wars: The Force Unleashed, Heavenly Sword, Killzone 2, Ratchet & Clank Future: Tools of Destruction, Uncharted: Drake’s Fortune, Burnout Paradise e Silent Hill 5.

E3 2008

O número de pessoas que atenderam essa feia caiu para 5 mil, graças a outros cortes feitos pela organização da feira. O modelo foi semelhante ao da E3 2007, e assim como a quantidade de atendentes, os lançamentos foram fracos e poucos:

Microsoft

Anunciada primeira grande atualização do dashboard do Xbox 360, programas de televisão da NBC Universal estariam disponíveis na Xbox Live Marketplace juntamente com o acesso ao Netflix, e os jogos Fallout 3, Gears of War 2, Fable II, Resident Evil 5, Saints Row 2, Primetime (baseado em um programa de televisão chamado 1 vs. 100, e que chegou ao Brasil pelo empresário Roberto Justus – sim, 4 anos depois!), e o anúncio bombástico da vinda de Final Fantasy XIII para o Xbox 360. Esse anúncio foi surpreendente porque foi a primeira vez que uma franquia até então exclusiva da Sony estaria disponível também para a Microsoft (para quem assistiu a conferência ao vivo, vai lembrar que foi um “reboliço” total!).

Nintendo

O Wii Motion Plus, um acessório que aumentaria a precisão do Wii Mote foi anunciado, junto com o Wii Music (compatível com o Wii Balance Board) e o Wii Speak. Outros jogos importantes foram Animal Crossing: City Folk, The Conduit, Grand Theft Auto: Chinatown Wars, Guitar Hero: On Tour Decades, Spore Creatures (esses três últimos para Nintendo DS), a sequência de Wii Sports chamada Wii Sports Resort, um novo título da franquia Pikminum novo The Legend of Zelda e mais dos título do Mario.

Sony

A apresentação com um trailer de Resistance 2 sendo apresentado para a audiência em grande estilo (parecia que a sala ia vir a baixo!). Foi anunciado o lançamento da PSN, a Playstation Network e junto com ela um acordo com os estúdios Sony Pictures, Lionsgate, Warner Bros, Fox Home Entertainment, Disney e MGM, para disponibilizar os filmes na nova rede. Foram anunciados também os games Ratchet & Clank Future: Quest for Booty, God of War III e o lançamento da série “Greatest Hits” para os jogos que venderam mais de um milhão de cópias (os primeiros foram Assassin’s Creed, Fight Night e Resistance: Fall of Man), a um valor de 30 dólares). Outros jogos que ainda vale mencionar foram o Resistance: Retribution para o PSP e MAG (primeiro jogo multiplayer para 128 jogadores simultâneos) para o PS3. Falando de hardware, a Sony anunciou a venda de um pacote com o PSP Slim e os jogos  Ratchet & Clank: Size Matters e National Treasure: Book of Secrets em mídia física (os “queridos” UMDs!), um voucher para baixar o Echochrome e um Memory Stick Duo de um 1GB. E por fim, um novo modelo de PS3 de 80GB começaria a ser vendido em Agosto de 2008, pelo mesmo preço do de 40GB.

e3 2008 sony resistance 2

Resistance 2

E3 2009

Essa feira tornou-se outro marco na história dos eventos, porque voltou a assumir o mesmo formato das anteriores a 2007. Essa mudança foi aceita e muito aplaudida pelos desenvolvedores de jogos, e isso se refletiu nos 41 mil participantes, que corresponde a um aumento de 820% em relação à feira de 2008. A partir de 2009 também, todas as edições da feira foram realizadas no Los Angeles Convention Center, no centro de Los Angeles, Califórnia.

Microsoft

O Projeto Natal, codinome do atual Kinect, foi anunciado nesta feira, juntamente com o primeiro título da franquia Metal Gear Solid, até então exclusiva da Sony, o Metal Gear Solid: Rising (o jogo também sairia para o PS3 e PC). Outros jogos que foram anunciados foram o  The Beatles: Rock Band (com direito a apresentação dos Beatles Paul McCartney e Ringo Starr), Crysis 2, Crackdown 2, Tom Clancy’s Splinter Cell: Conviction, Dante’s Inferno, Mass Effect 2, Left 4 Dead 2, The Saboteur, Halo: Reach, Forza Motorsport 3, Call of Duty: Modern Warfare 2, Assassin’s Creed II, Alan Wake, Halo 3: ODST, Final Fantasy XIII e Shadow Complex. Além disso, a Microsoft também anunciou os aplicativos Facebook e Twitter para o Xbox360.

Nintendo

O jogo New Super Mario Bros. para o Wii foi mostrado com o diferencial de apresentar um modo cooperativo de até quatro jogadores simultâneos. Os títulos Golden Sun WarioWare foram anunciados para o portátil Nintendo DS. Super Mario Galaxy 2 foi também anunciado para o Wii, tornando este o segundo console, depois do Super Nintendo, a ter dois títulos diferentes do tipo plataforma para a franquia do Mário. Wii Fit Plus, com o lançamento do acessório Wii Vitality Sensor e o Wii Sports Resort também foram mostrados. Outros jogos que foram anunciados e que vale mencionar foram o Mario & Luigi: Bowser’s Inside Story, Kingdom Hearts 358/2 Days, Resident Evil: The Darkside Chronicles, Dead Space: Extraction e o The Conduit. E por fim, em uma reunião privada com o Shigeru Miyamoto, criador do jogo Zelda e do próprio Mario, foram apresentadas artes-conceito do próximo título do The Legend of Zelda, o Skyward Sword, que tinha data de lançamento prevista para 2010.

Sony

O ponto alto da Sony na E3 2009 foi o anúncio do PlayStation Move, onde foi mostrado também um protótipo que foi utilizado com a câmera PlayStation Eye. Na parte de hardware foi mostrado ainda o PSP Go, uma versão “simplificada” do PSP que permitia apenas a aquisição de jogos pela PSN. Os jogos que valem menção foram o Final Fantasy XIII, Final Fantasy XIV, Metal Gear Solid: Peace Walker, Uncharted 2: Among Thieves, God of War III, Assassin’s Creed II, ModNation Racers, Last Guardian e Gran Turismo 5.

E3 2010

O evento foi marcado pelo lançamento do Kinect que foi o foco da Microsoft em sua conferência, além do anuncio do Xbox360 Slim, e uma certa polêmica, porque todos os jornalistas que participaram do evento ganharam um “vale Xbox360 Slim” (vários artigos sobre ética e conflitos de interesse foram publicados após a feira!). A Sony também focou a sua apresentação no lançamento do Playstation Move e no investimento na tecnologia 3D para jogos, mostrando o títulos Killzone 3 todo em 3D (todos os participantes da conferência receberam um óculos 3D na entrada e o cenário foi meio que transformado em um grande cinema 3D). No caso da Nintendo, a sensação foi o jogo The Legend of Zelda: Skyward Sword, que foi mostrado pela primeira vez e apresentado como sendo o primeiro título a utilizar toda a capacidade do Wii MotionPlus (a apresentação só não foi perfeita porque o Wiimote sofreu com a interferência causada pelos dispositivos móveis das pessoas presentes na conferência. Além do título, o Nintendo 3DS também foi anunciado, reforçando ainda mais o foco em jogos 3D.

e3 2010 xbox360 slim

Xbox360 Slim

E3 2011

Tentando largar na frente, a Nintendo anunciou o seu próximo console, o Wii U, e apresentou todo o conceito por trás do novo aparelho. O Nintendo 3DS também recebeu vários títulos importantes, como um novo Super Mario em 3D, além de Mario Kart e Star Fox. Os destaque da Microsoft foram dois novos jogos da franquia Halo, o Halo 4 e Halo: Combat Evolved Anniversary Edition. A Sony aproveitou para revelar o que até então era chamado de NGP, que era o codinome do PS Vita, que seria lançado em fevereiro de 2012. Os jogos que no geral, foram destaque na E3 2011 foram BioShock Infinite, Mass Effect 3, Deus Ex: Human Revolution, Far Cry 3, Assassin’s Creed: Revelations, Gears of War 3, Forza Motorsport 4, Prototype 2, Tomb Raider, SSX, Tom Clancy’s Ghost Recon: Future Soldier, Prey 2, Uncharted 3: Drake’s Deception, Sonic Generations, Need for Speed: The Run, Rage, WWE ’12, e The Elder Scrolls V: Skyrim.

 

E3 2012

Sobre o evento de 2012, não deixe de ler nossos artigos sobre o que foi mais interessante no evento!

Destaques da Sony na E3 2012

Destaques da Nintendo na E3 2012

MochileiroCast 23: Debate sobre as novidades da E3 2012

© 2017 Mochileiro Digital.

Compartilhe: