Homem de Ferro

E aí Mochileiros! Estamos no mês de estreia do aguardado Homem de Ferro 3 que chegará às telonas no dia 26 de abril e por isso, nós aqui do Mochileiro Digital, preparamos uma matéria especial para todos que também estão aguardando esse que promete ser mais um grande sucesso. Iremos “dissecar” toda a história por trás do Homem de Ferro, suas origens nos quadrinhos, como Stan Lee chegou nesse conceito, sua aparição nos cinemas, animações e é claro, muito sobre o seu mais novo longa! Continue lendo a seguir o nosso Especial Homem de Ferro!

A verdadeira origem do Homem de Ferro

Errol Flynn

Errol Flynn

Em 1963, o editor e criador de quadrinhos da Marvel Stan Lee desfrutava um período de grande sucesso. As histórias e personagem que havia criado junto com seus parceiros, O Incrível Hulk, Quarteto Fantástico e O Espetacular Homem Aranha eram muito bem vendidas e atraiam muitos leitores. Os heróis eram adorados, pois cativavam um público muito grande. Com o intuito de se desenvolver ainda mais Lee quis apresentar um herói que teria pouca ou nenhuma chance de ser popular, para depois encontrar uma forma de torna-lo querido pelo público. Na década de 60 em meio a Guerra do Vietnã, com a tensão entre Rússia e Estados Unidos, muitos jovens não gostavam do complexo bélico-industrial. Pensando nisso, Stan Lee veio com a ideia de criar um herói que incorporava tudo o que os jovens não gostavam.

Em sua autobiografia (intitulada em inglês de Excelsior! The Amazing Life of Stan Lee de 2002) Stan Lee recorda que o herói seria um magnata que criava e vendia armas. O editor chefe da época Martin Goodman não gostou da ideia, mas Lee o assegurou que ia encontrar um jeito de torna-lo popular para os fãs. No processo de criação, Stan Lee criou o modelo do personagem, a quem chamou de Tony Stark baseando-se em um bilionário da vida real Howard Hughes (cuja vida é retratada no filme “O Aviador”). Acredita-se ainda que o rosto de Tony tenha sido baseado no ator Errol Flynn dando ao personagem uma característica mais vanguardista em sua vida amorosa. Nesse meio tempo, Jack Kirby foi quem fez o primeiro desenho da armadura do Homem de Ferro.

Primeira aparição nos quadrinhos

Tales of Suspense #39

Tales of Suspense #39

Sua primeira aparição foi na revista Tales of Suspense #39 de março de 1963. O enredo mostrava Tony Stark inspecionando o uso de suas armas na Guerra do Vietnã. Durante a batalha estilhaços de uma explosão se alojaram próximas do coração do milionário dando a ele uma semana de vida. Capturado por forças inimigas, Stark é coagido a fazer armas para os Vietcongues, mas se junta com seu amigo prisioneiro, Professor Yinsen, e constrói um traje armadura que o possibilita escapar e manter seu coração pulsando, usando posteriormente essa armadura para lutar contra super vilões. Apesar desse “novo poder”, Lee achou interessante que o personagem ainda tivesse que usar a placa no peito para se manter vivo. Algo como um “tendão de Aquiles”. Todavia, em Homem de Ferro #19 (1969) Tony recebe um transplante, mas os escritores encontraram outra forma de prejudica-lo o transformando em um alcoólatra em Homem de Ferro #120 (1979).

HQ’s notáveis

Aqui seguem alguns números considerados como alguns dos melhores quadrinhos do Homem de Ferro:

O Começo do Fim (The Beginning of The End) Vol. 1 #17-23

Na história, Tony Stark chega ao limite quando um robô manipulável se passa por ele, roubando sua companhia, fortuna e sua posição como super herói. Sendo assim Tony deve lutar desesperadamente para ganhar de volta tudo que é seu.

O Demônio na garrafa

O Demônio na garrafa

O Demônio na garrafa (Demon in a bottle) Vol.1 #120-128

Mais uma história explorando seu lado alcoólico. Nesse número icônico Tony se afunda em seu vício ao ver Justin Hammer golpeando as indústrias Stark e a S.H.I.E.L.D. ameaçando assumir o poder. Nessa trama vemos ser retratado o lado menos glamoroso do empresário, quando as Empresas Stark mais necessitam dele, Tony está muito embriagado para salvar o dia.

Homem de Ferro vs Monge de Ferro (Iron Man vs Iron Monger) Vol. 1 #160-200

Nessa HQ Tony enfrenta seu rival Obadiah Stane que destrói cada faceta de sua vida. Sem companhia, fortuna ou mesmo uma armadura de Homem de Ferro, Tony deve ir ainda mais longe e ter coragem como nunca para construir um traje ainda mais avançado que o Monge de Ferro de Stane e reclamar seu império.

A Guerra das Armaduras (The Armor Wars) Vol. 1 #215-232

Com o potencial para vasta destruição e quebrar o equilíbrio da guerra moderna, o projeto do Homem de Ferro deve ser mantido o segredo mais bem guardado de Tony. Em A Guerra das Armaduras seu pior medo se torna real. Seus projetos foram roubados e espalhados no mercado negro. Stark se vê sem escolha a não ser desafiar as leis internacionais e reclamar sua propriedade, alienando seus amigos e aliados no processo.

Guerra Civíl

Nesta, que se trata de uma saga mais recente, Tony Stark se coloca em rota de colisão com o Capitão América, seu grande amigo. Após uma tragédia provocada por vigilantes mascarados que resulta na morte de muitas crianças, Tony decide apoiar a lei do governo que determina o registro de todo os super heróis. Como Steve Rogers é contrário a tal ação ocorre um grande “racha”, formando duas frentes: aqueles que apóiam o Homem de Ferro e os que estão do lado do Capitão América. Sem dúvida podemos dizer que esta saga é um dos maiores clássicos de nossa época!

Guerra Civil - embate entre os líderes dos Vingadores

Guerra Civil – embate entre os líderes dos Vingadores

Animações

O Invencível Homem de Ferro

Em 2007 foi lançada direto para DVD a animação O Invencível Homem de Ferro (The Invincible Iron Man). Dirigido por Frank Paur o filme conta a origem do herói. Que durante escavações desencadeia a ressureição de Mandarim, um mal a muito tempo adormecido. Durante os acontecimentos Tony é ferido e preso, onde constrói sua primeira armadura para escapar de seu cativeiro.

Iron Man - anime

Iron Man – anime

Iron Man Anime

Em 2010 estreou no Japão uma adaptação em 12 episódios do Homem de Ferro, feita pela Madhouse, mesmo estúdio que também adaptou Sobrenatural, Wolverine, Blade e X-Men.

Homem de Ferro: A Batalha Contra Ezekiel Stane

A Batalha contra Ezekiel Stane (Rise of Technovore) é mais uma colaboração entre Marvel e o estúdio Madhoudse. A animação dá continuidade a série de anime do Homem de Ferro e também é um lançamento direto para DVD. O filme conta com participações dos personagens Gavião Arqueiro, Viúva Negra, Máquina de Batalha e Justiceiro, com data de lançamento para 16 de Abril. Na trama Homem de Ferro deve deter os ataques de um misterioso novo inimigo, porém no processo, inocentes são mortos, incluindo seu amigo James Rhodes. Fazendo assim com que Tony saia em busca dessa nova ameaça

As aventuras do Homem de Ferro

Em inglês Iron Man: Armored Adventures (algo como Homem de Ferro: Aventuras Blindadas) é uma série animada sobre o herói feita em parceria entre Marvel Animation e Method Animation. A série usa modelos em cel shade. Figuras tridimensionais com traços e aspectos de desenho. A série conta a história de um Tony Stark adolescente, ainda no colegial que deve enfrentar as ameaças daqueles que desejam tomar o legado deixado por seu pai Howard Stark.

O Herói nas telonas

Homem de Ferro (2008)

Homem de Ferro, dirigido por Jon Favreau foi o primeiro filme do herói lançado em 2008 pela Paramount Pictures em associação com a Marvel Studios. O longa estava sendo discutido desde os anos 1990.

Primeiramente os direitos para desenvolver um longa metragem baseado no Homem de Ferro foram comprados pela Universal Studios, depois em 1996 a 20th Century Fox os adquiriu. Nessa época um dos maiores interessados em viver o heróis nas telas era o ator Nicolas Cage. Outro astro que também mostrou interesse em estrelar e também produzir o filme foi Tom Cruise.

Por volta de 1999, a Fox, com o argumento de ter muitos personagens da Marvel em desenvolvimento e alegando estar impossibilitada de fazer filme de todos, acabou vendendo os direitos para a New Line Cinema. Um fato curioso é que foi durante a produção do roteiro feito para a New Line que surgiu a ideia da aparição especial de Nick Fury (vivido por Samuel L. Jackson).

Homem de Ferro (2008)

Homem de Ferro (2008)

Após muitos roteiros recusados, inclusive um em que Tony confrontaria seu pai Howard Stark, que posteriormente se tornaria Máquina de Batalha (meio absurdo, não?), a Marvel conseguiu de volta os direitos e anunciou que o filme sobre o Homem de Ferro seria sua primeira produção independente. Depois de algumas polidas no script e negociações com outros diretores, Jon Favreau foi, finalmente contratado para ficar a cargo do longa em abril de 2006.

Elenco

Robert Downey Jr. como Tony Stark

Robert Downey Jr. como Tony Stark

O personagem principal, o bilionário Tony Stark, é interpretado por Robert Downey Jr. (escolha do diretor por considerar muitos traços da trajetória da vida de Downey semelhantes as de Tony, além é claro de ser fã de quadrinhos). O diretor acreditava que ele traria uma profundidade maior ao personagem, “Algo que vai além de um personagem que tem problemas na escola ou que não consegue ficar com a garota”, comenta o diretor.

Terrence Howard interpreta o Coronel da força aérea James Rhodes e amigo de Tony. O diretor quis contratá-lo, pois sentiu que poderia usar Máquina de Combate em uma sequência. Outra personagem que faz parte do círculo “familiar” de Tony é Pepper Potts, vivida por Gwyneth Paltrow. Pepper é assistente do bilionário e também uma das poucas que conseguem segurar as rédeas do excêntrico herói.

O vilão Obadiah Stane que é também o Monge de Ferro é interpretado por Jeff Bridges. Um fato curioso é que tanto Bridges quanto Paltrow recorreram aos quadrinhos para entender um pouco mais sobre os personagens.

Bilheteria

Homem de Ferro que foi lançado em 2008 teve um total mundial de US$ 585.174,222, sendo a oitava maior bilheteria de 2008.

Homem de Ferro 2 (2010)

Na sequência, ainda sob a direção de Jon Favreau (que também está no filme sob o papel de Happy Hogan, motorista e segurança pessoal de Tony), o herói blindado, bilionário excêntrico e nas horas vagas presidente de uma gigantesca indústria, deve encarar uma ameaça que jamais imaginou. A duplicata de sua tecnologia nas mãos do russo Ivan Vanko e as investidas de seu concorrente industrial Justin Hammer que anseia a todo custo a sua humilhação.

O longa apresenta agora o vilão Chicote Negro que apenas quer vingança, pois sente que o legado de seu pai (co-criador do ARK) foi manchado. Chicote negro acaba se aliando a um rival em comum com Stark, o CEO das indústrias Hammer. E um fato notável sobre o personagem na sua versão para o cinema, é que o antagonista é uma mistura de dois vilões. Na verdade a nacionalidade russa e o nome Ivan Vanko são características do vilão Dínamo Vermelho.

O segundo longa sobre Tony Stark teve boa recepção pela mídia. O filme inclusive foi nomeado em algumas categorias do Oscar, e ganhou dois outros prêmios, o Hollywood Film Award de melhores efeitos visuais do ano e Teen Choice Award de melhor cena de ação. Creio que vocês já sabem de qual cena se trata. Aquela em que o Homem de Ferro e Máquina de Combate lutam contra o grupo de robôs de Justin Hammer. A cena com robôs sendo destruídos, massacrados e despedaçados foi projetada por um perito no assunto de chacina de máquinas. Genndy Tartakovsky conhecido por seus trabalhos em As Meninas Super Poderosas e Samurai Jack, que elaborou os story boards.

Elenco

O filme contou agora com novos nomes como Scarlett Johansson como Natasha Romanoff, Sam Rockwell como o industrial rival Justin Hammer, Mickey Rourke na pele de Ivan Vanko/Chicote Negro.

Também continuam Gwineth Paltrow (Pepper Pots), Samuel L. Jackson (Nick Fury) e Clark Gregg (Agente Coulson). A única mudança notável foi no personagem de James Rhodes, que no filme anterior foi interpretado por Terrence Howard, e que estava agora na pele de Don Cheadle. O ator não retornou por conta de certos desentendimentos. O diretor Jon Favreu não havia gostado de trabalhar com o ator, tendo com frequência que refilmar ou editar suas cenas.

Um fato curioso é que Al Pacino foi cogitado para interpretar Justin Hammer, porém no final, Sam Rockwell foi contratado.

Bilheteria

Homem de Ferro 2 fez mundialmente US$ 623.933,331 superando seu antecessor e se tornando o terceiro filme mais visto do ano, atrás somente de Alice no País das Maravilhas e Toy Story 3.

O aguardado Homem de Ferro 3

Sinopse do filme

Em Home de Ferro 3, os fãs do herói serão apresentados ao Extremis, um produto de nanotecnologia criado pelo geneticista Aldrich Killian, que no filme será vivido por Guy Pearce. O Extremis foi criado nos quadrinhos pelo escritor Warren Ellis no ano de 2005 e servia para explicar os “super poderes” do herói.

Já na trama das telas essa tecnologia cairá nas mãos do vilão Mandarim (Ben Kingsley) que a utilizará para criar uma legião de combatentes modificados e super poderoso. Homem de Ferro 3, estréia no em 26 de Abril no Brasil e em 3 de Maio nos EUA.

Elenco do filme

Robert Downey Jr., Gwyneth PaltrowDon Cheadle e Jon Favreau (como Happy Hogan) retornam para o terceiro folme da franquia. Rebecca HallBen KingsleyGuy PearceAshley HamiltonJames Badge Dale, Dale Dickey William Sadler também estão no elenco, entre outros. Shane Black (Beijos e Tiros) dirige o roteiro, escrito por ele e Drew Pearce, o criador britânico da série de TV No Heroics.

Fatos Curiosos

Homem de Ferro 3

Homem de Ferro 3

Há poucos dias para a sua estreia na telona a Disney recentemente revelou alguns fatos curiosos sobre a produção de Homem de Ferro 3. Confira:

Homem de Ferro 3 une dois enredos clássicos das revistas em quadrinhos do Homem de Ferro, trazendo o arqui-inimigo de Tony Stark, O Mandarin, de volta à cena e combinando esse elemento com o enredo de Extremis, que fala sobre o aprimoramento biológico de seres humanos.

A produção começou em 25 de maio de 2012, em Wilmington, Carolina de Norte, onde filmou em estúdios de som nos Estúdios Sony Screen Gems e em várias locações dentro e fora da cidade de Wilmington. Outras locações de filmagem incluem Raleigh, na Carolina do Norte e Miami, na Flórida.

Robert Downey Jr. volta a trabalhar com o diretor Shane Black, que o dirigiu anteriormente em Beijos e Tiros.

Homem de Ferro 3 terá uma edição especial feita para a audiência chinesa, incluindo uma atriz famosa e conhecida pelo público, Fan Bingbing.

Ben Kingsley interpreta o Mandarin, um vilão apavorante dos dias atuais determinado a destruir Tony Stark e tudo que ele representa. Para definir a personalidade do Mandarin, Kingsley criou a enigmática voz do personagem e a figurinista Louise Frogley colaborou com o chefe de desenvolvimento visual da Marvel, Ryan Meinerding, na criação de um visual bastante original para seu guarda-roupa.

O aderecista-chefe Russell Bobbit, que trabalhou em Homem de Ferro e Homem de Ferro 2, volta a trabalhar com os Estúdios Marvel em Homem de Ferro 3. Um dos adereços favoritos de Russell foi o conjunto de dez anéis do Mandarin. Bobbit colaborou com joalheiros em vários conceitos e fabricou pedras específicas para os anéis, dando a cada um deles uma pintura personalizada. O processo levou alguns meses para acertar os anéis e prepará-los para o primeiro dia de Ben Kingsley. Bobbit conseguiu usar as mesmas imagens dos “dez anéis” que desenhou para o primeiro filme do Homem de Ferro.

Pela primeira vez em um filme do Homem de Ferro, Pepper Potts, interpretada por Gwyneth Paltrow, vestirá um traje em Homem de Ferro 3. Paltrow não se importou em usar o traje e o achou leve e confortável — sem mencionar que seus filhos acharam que ela estava muito legal.

Os cineastas fizeram uma ampla e longa busca por um jovem ator para o papel Harley, um menino que Tony Stark encontra quando está preso em Tennessee. O papel ficou com Ty Simpkins, cuja interação natural e sincera com Robert Downey Jr. era o que os cineastas estavam buscando. Ty ficou muito surpreso e eufórico quando o próprio Robert Downey Jr. ligou para ele para contar que ele havia sido escolhido para o papel.

Quando visto pela última vez em Os Vingadores, Tony Stark estava usando o traje Mark 8. Quando inicia Homem de Ferro 3, nós o vemos usando o Mark 42, então Stark passou muito tempo trabalhando em sua oficina. O Mark 42 é chamado de um traje preênsil, que permite que as peças individuais do traje voem até Stark e se fixem nele ao seu comando; contudo, o traje ainda é um protótipo.

Homem de Ferro 3 traz a notável Mansão Stark ao lado de um penhasco. Este cenário foi construído em um estúdio de som em Wilmington, na Carolina de Norte e foram necessárias 16 semanas de construção e cenografia para concluí-lo. O cenário foi construído em uma impressionante plataforma móvel, que possibilitou que toda a estrutura fosse inclinada a 45 graus e voltasse ao normal bem rápido, contribuindo para o dramático trabalho de ação exigido na filmagem da sequência do ataque à casa.

O filme mostra uma das sequências de ação mais complicadas dos Estúdios Marvel até hoje. No filme, 13 pessoas caem de um avião e o Homem de Ferro tenta salvar todas elas — embora ele só possa levar quatro. Com a ajuda da equipe de paraquedistas Red Bull e com um planejamento rigoroso e minucioso do diretor de segunda unidade Brian Smrz e do coordenador de cenas de ação Jeff Habberstad, 630 saltos ao longo de 10 dias foram feitos sem qualquer dificuldade.

Na sexta-feira, dia 6 de julho de 2012, a produção mudou-se para um hospital local em Wilmington para filmar Tony Stark fazendo um discurso de improviso para a imprensa mundial. Embora a equipe tenha permanecido lá por apenas seis horas, por acaso isto aconteceu ao mesmo tempo em que o produtor executivo e sua esposa, Claire, estavam tendo seu primeiro filho no mesmo hospital. Assim que foi confirmado que sua esposa e o bebê, Rex Sebastian Broussard estavam saudáveis e felizes, Broussard pôde, então, visitar os amigos no set por alguns minutos. Ele descreve este dia como “ainda mais surreal e maravilhoso do que eu poderia ter imaginado. O trabalho me seguiu até o nascimento do meu filho”. Logo depois, durante uma festa da equipe, Robert Downey Jr. rifou itens para angariar fundos para a ala de Mulheres e Crianças do hospital.

Enfim, podemos dizer que Homem de Ferro, um herói pouco popular fora das HQs, caiu de vez nas graças do grande público e a expectativa com a chegada do filme, não poderia ser maior.

Mais uma prova de que quando o herói é tratado com respeito, o sucesso é garantido!

 

 

 

© 2017 Mochileiro Digital.

Compartilhe: